Como ensinar cachorro a comer ração? Sabemos que eles não podem comer comida de panela como os seres humanos e não podem ficar perambulando pelo quintal ou pela rua para comerem restos de qualquer coisa.
É fundamental que o pet tenha a sua ração e sua aguinha para se manter alimentado e hidratado sempre. A ração oferece nutrientes e minerais essenciais para o pet.
Porém, é importante ensiná-lo a comer o seu alimento adequado, e oferecer ração especial no caso do pet ter algum tipo de alergia ou limitação alimentar.
Ensinar cachorro a comer ração
Em alguns casos, quando o cão rejeita a própria comidinha, ele pode estar sentindo algum problema no aparelho digestivo ou estar sentindo algum problema de saúde mais grave.
Mas, em certos casos esse tipo de comportamento poderá ser passageiro, podendo o tutor trocar a sua ração e adicionar outros tipos de alimentos como frutas frescas e vegetais.
Principalmente, nas primeiras semanas de vida, o animal pode também demonstrar estranheza ao receber esse tipo de alimento, porém vale a pena insistir e testar diferentes tipos de rações.
O que fazer?
Em qualquer idade, seja para começar a comer a ração ou para se adaptar, é indicado oferecer a ração aos poucos como petisco, mas sempre firmando um horário fixo para o animal acostumar a ter horário para suas refeições em casa.
É fundamental que o animal consiga assimilar o sabor de cada tipo de alimento com facilidade, e quando ele continua a comer certamente ele gostou do alimento dele.
Paciência
Ao ensiná-lo a comer é importante ter bastante paciência, em muitos casos o cão novo que chega em casa ou que começa a comer uma nova marca de rações poderá rejeitar o novo alimento, o que exigirá mais paciência de seu dono.
Mantenha o controle
É importante oferecer a ração de maneira controlada. Caso ele insista em não comer, uma hora a mais ou a menos ele sentirá fome e voltará a comer a sua comidinha que permanecerá em seu pratinho.
Mas, é importante manter o controle de quantidade e de horário para oferecer a ração, para que ele não se acostume a comer demais em um dia e fique faminto além da conta nos dias posteriores.
A alimentação certa
É importante selecionar rações ricas em vitaminas, carboidratos, proteínas e minerais, principalmente, para os cães que estão em fase de crescimento. Além da ração, o tutor ainda pode oferecer alimentos úmidos que são disponibilizados através de latas ou saquinhos de petiscos.
Procure um especialista
Caso o cão permaneça irredutível e não aceite qualquer tipo de ração, é importante levar o pet para fazer uma consulta com o médico veterinário para verificar se a não aceitação tem a ver com algum problema de saúde.
O médico poderá analisar o estômago, o aparelho digestivo e realizar alguns testes clínicos com o animal.
Conclusão
Portanto, atualmente, há diferentes opções para manter a alimentação do cão, seja através da ração, petiscos e de alimentos naturais que ele possa comer. Porém, ensiná-lo a comer pode ser uma atividade divertida e, ao mesmo tempo, que poderá exigir muita paciência e dedicação.