De antemão, ensinar o cachorro a beber água na bilha não é uma tarefa fácil para muitos tutores, mesmo aqueles que já possuem uma certa experiência. Contudo, para não gerar traumas no animal, é importante desenvolver a paciência e a persistência.
Em seguida, para ajudá-los, mostraremos um pequeno passo a passo para incentivar o cão a utilizar a bilha.
7 passos para ensinar o cachorro a beber água na bilha!
Se você deseja ensinar seu pet a utilizar a bilha para se refrescar, é importante saber que este é um processo trabalhoso e que requer paciência. Então, apresentaremos alguns passos que poderão facilitar a sua rotina, confira:
1.° Como escolher a bilha adequada?
Sobretudo, para a escolha correta de uma bilha, os tutores devem ter atenção com os fatores abaixo:
- Tamanho: É fundamental que seja grande o suficiente. Pois, o cachorro pode beber água tranquilamente, não há necessidade de baixar a cabeça.
- Material: Os tutores também devem conferir os materiais. Por exemplo, plástico, cerâmica e metal. Todavia, o material precisa ser resistente e de fácil manutenção.
- Altura: Tenha bom senso para escolher a altura da bilha, já que esta tem que ser compatível com a altura do cachorro. Para ficar mais confortável para os filhotes, podemos utilizar um suporte. Assim, será mais fácil para o filhote alcançar.
2.° Definindo um local para posicionamento
Antes de tudo, devemos posicionar a bilha corretamente. Entretanto, é necessário que os tutores fiquem atentos aos seguintes detalhes:
– Local tranquilo: É imprescindível disponibilizar em um local que proporcione paz e tranquilidade, de preferência longe do local de refeição.
– Fácil acesso: No entanto, para que o cachorro aprenda sobre o hábito de beber água, é fundamental manter a bilha ao seu alcance.
– Longe da comida: Não é indicado deixar a bilha próxima ao local de refeição. Pois, os cachorros podem ficar confusos e atrapalhar seu ciclo de refeição.
Se o pet apresenta um comportamento muito difícil, então busque ajuda de um adestrador para treiná-lo.
3.° É importante que os cachorros tenham o incentivo dos tutores! Ensinar o cachorro a beber água na bilha!
Acima de tudo, quando o responsável pelo cão também tem o hábito de consumir água, este processo torna-se mais simples. Ainda assim, podemos considerar os seguintes fatos:
– Mostre a bilha: Primeiramente, quando já estiver com a bilha, mostre ao cachorro para que ele comece a se acostumar.
– Faça barulho com a água: Contudo, o barulho da água também pode ajudar neste processo, já que este tipo de barulho costuma prender a atenção dos cães.
– Use petiscos: Os petiscos são recursos de extrema importância para o adestramento dos cães. Sempre que for ensinar algo novo, tenha um petisco à disposição.
– Elogie e recompense: A prática da recompensa também é um outro recurso que pode ser aplicado, nunca dê bronca no seu cão. Afinal, os cães podem ficar traumatizados com atitudes que são muito violentas.
4.° Aprenda a desenvolver a paciência
Desde já, o processo de ensinar o cachorro a beber água na bilha demanda tempo, mesmo para os responsáveis que já possuem alguma experiência. Caso haja necessidade, peça ajuda de um adestrador e do veterinário.
A água é muito útil e deve ser inserida na dieta do seu pet, no organismo dos cães este líquido pode prevenir muitas doenças. Quando o cachorro não tem o hábito de beber água, é possível que ele esteja com algum problema de saúde, sua pele pode ficar ressecada.
O consumo de água deve ser disponibilizado aos animais, já que ajuda a manter as funções vitais funcionando. Por exemplo:
- Contribui para o transporte de substâncias e produtos do metabolismo;
- Ajuda a manter as atividades metabólicas;
- Compõe a maior parte dos órgãos e tecidos;
- Garante a proteção dos órgãos e demais partes do corpo;
- Termorregulação.
5.° Benefícios de beber água na bilha – ensinar o cachorro a beber água na bilha!
À primeira vista, devido aos benefícios da água nos organismos dos cães, temos que incentivar o consumo frequentemente. Veja agora, quais benefícios a bilha pode oferecer aos pets.
– Aumenta a ingestão de água: O design que a bilha possui, possibilita o acesso à água. Assim, o cachorro pode se acostumar e consequentemente consome mais água. Nos dias de calor extremo, este procedimento passa a ser diário.
– Mantém a saúde da boca: Quando a água está em movimento, por sua vez, pode remover restos de comida e placa bacteriana dos dentes. Com isso, os cães estão prevenidos de problemas bucais.
– Diversão e interação: Os tutores devem criar um momento de diversão e interação. Dessa forma, os cães podem associar este momento a uma ação positiva.
– Evita respingos: Graças ao design que a bilha possui, não há como cair respingos de água na sua residência.
6.° Problemas de saúde provocados pela falta de consumo de água – ensinar o cachorro a beber água na bilha!
Antecipadamente, sabemos que a desidratação é um problema silencioso que pode gerar muitos transtornos aos pets. A água é de extrema necessidade ao organismo dos animais e dos humanos. Afinal, ela compõe cerca de 60% do nosso organismo. A desidratação em cães, pode provocar sintomas como:
– Diminuição da produção de urina: A ausência de água pode afetar a produção da urina, tornando-a escura e em menor quantidade.
– Deixa a gengiva e boca secas: A falta de consumo de água, deixará a gengiva seca e pegajosa.
– Perda de apetite: Se o cão não tem costume de tomar água, todavia, é provável que ele não tenha vontade de se alimentar.
– Letargia e apatia: Pode ter falta de interesse em atividades do cotidiano, como passear e brincar.
– Vômito e diarreia: Nos casos crônicos, os sintomas mais graves podem ser vômito e diarreia.
7.° Dicas para manter o seu cachorro hidratado durante o verão
Em primeiro lugar, depois de ensinar o cachorro a beber água na bilha, esta pode ser uma grande aliada para mantê-lo hidratado no verão. Com o apoio da bilha, os cães podem ter água fresca e em abundância. Também podemos colocar a ração úmida, além disso, incluímos frutas e legumes para ajudar na hidratação.
Conclusão
Portanto, ensinar o cachorro a beber água na bilha é difícil, mas não é impossível. Com algumas medidas, os tutores podem incluir a água como um hábito saudável na vida do pet. Entretanto, os responsáveis pelos animais devem considerar a raça, tamanho, idade e estilo de vida, para definir a quantidade ideal de água.
Enfim, caso haja necessidade peça auxílio de uma consultoria nutricional especializada em cães e gatos.