Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua?

ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Para que o cão esteja sempre higienizado, então você deve ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua. Contudo, este procedimento também ajuda a evitar a propagação de doenças. Além disso, a sua casa estará limpa e livre de odores, as infecções urinárias e as doenças de pele também podem ser evitadas.

Em seguida, se você é um tutor de primeira viagem. Dessa forma, saiba que um adestrador pode ser muito útil neste processo. 

5 dicas sobre: Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua?

De antemão, ensinaremos dicas para que você possa levar seu pet para fazer xixi e coco em locais apropriados. Confira:

1.° Estude o comportamento do seu cão

Primeiramente, existem determinadas raças, por exemplo, Dachshund e Beagle, que podem ter mais dificuldade para controlar esfíncter urinário e intestinal. Veja aqui, quais fatores temos que considerar.

– Idade e raça: Cada raça tem características específicas. Então, além de ter paciência, é necessário respeitar o tempo de cada animal. O local das necessidades deve ser colocado longe do local de dormir e das refeições, tenha um tapete higiênico.

– Sinais para fazer as necessidades: Antes de tudo, se o cão apresentar sinais de agitação, andar em círculos. Ou ainda, cheirar o chão frequentemente, ele pode ter necessidade para se aliviar. 

– Rotina alimentar: Verifique quantas vezes por dia os cães fazem coco. Caso haja necessidade, desenvolva uma rotina de alimentação regular. Comumente, os cães fazem coco após as refeições, antes de dormir e ao acordar. 

2.° Como escolher o local adequado? Ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua!

Antes de mais nada, o local deve ser tranquilo e seguro. Evite locais com barulhos e distrações. Geralmente, é mais indicado um parque com áreas verdes. Os cães podem manter uma consistência, quando se acostumam com um determinado lugar. 

Do mesmo modo, os cães podem memorizar o cheiro com mais facilidade. Assim, é recomendado que você leve um pedaço de grama. Quando o animal cheirar, imediatamente ele reconhecerá o ambiente. 

3.° Mantenha uma rotina frequente de passeios e horários

A princípio, os cães filhotes e jovens necessitam ir ao banheiro com mais frequência. Constantemente, entre 2 a 3 horas, por outro lado, os cães adultos conseguem aguentar até 6 horas. Os tutores devem disponibilizar cerca de 3 a 4 passeios por dia. Ainda assim, para que o cão possa se acostumar. 

Sempre que o cão demonstrar sinais, leve-o para passear. É importante que os tutores tenham paciência e não apressem o tempo do pet, o processo deve ser feito com calma. Com isso, a caminhada do passeio precisa ser um momento tranquilo. 

4.° Recompensas e reforço positivo 

Estas técnicas atuais funcionam perfeitamente em diversos treinamentos. Afinal, os cães adoram petiscos e recebem carinhos toda vez que realizam corretamente uma determinada atividade. Entretanto, a associação positiva também é uma outra técnica que podemos aplicar durante os treinamentos. 

ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua

Se o cão faz suas necessidades e é recompensado, então, ele deve associar a algo positivo. Contudo, este procedimento pode motivar seu pet para que ele possa fazer as necessidades no horário combinado. 

5.° Persistência e consistência – Ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua!

Desde já, para manter a persistência, os tutores podem seguir os seguintes procedimentos:

 – Rotina diária: É importante que a rotina para passeios seja consistente e sempre ofereça recompensas para que o cão possa assimilar algo positivo.

– Paciência: Ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua é necessário que o tutor tenha tempo, paciência e persistência. No começo, entretanto, alguns cães podem cometer erros. Todavia, o treinamento deve continuar para que o cão possa desenvolver o comportamento esperado.

– Ajuda profissional: Sempre que houver necessidade, contrate um adestrador. Se o adestrador tem experiência, ele pode desenvolver um plano de treinamento personalizado, conforme às necessidades do seu cão. 

Qual a importância do tapete higiênico?

À primeira vista, este é um recurso muito útil em dias de chuvas, o tapete higiênico traz benefícios para os cães e aos tutores. Veja agora, quais são os pontos fundamentais sobre o uso do tapete. 

1. Praticidade e higiene

Com o auxílio do tapete higiênico, é possível que o cão consiga se adaptar. Esta é considerada uma solução prática para cães. Para fazer necessidades dentro de casa, deve ser utilizada com filhotes, cães idosos, dias chuvosos. No entanto, pode ser utilizada quando o tutor precisa se ausentar por mais tempo.

Além disso, outro benefício que merece destaque é a questão da higiene. A urina e as fezes, por sua vez, estão concentradas no tapete. Este procedimento auxilia no descarte, isso evita sujeira no chão e ainda. Todavia, garante a limpeza da residência por mais tempo.  

Por outro lado, pode reduzir o cheiro ruim. Já que, estes tapetes apresentam materiais que neutralizam o odor da urina e das fezes. Assim, a casa fica livre de cheiros desagradáveis.

Os tapetes também podem prolongar a saúde do pet. Afinal, se ele faz xixi em local limpo e seco, certamente estará livre de infecções.

2. Facilidade para adestrar

Para ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, é importante que os adestradores mostrem o local correto. Assim, os tapetes possuem uma textura que atrai os cães. Comece direcionando o pet mostrando-lhe o local adequado. Da mesma forma, esta atitude deve facilitar o adestrador. 

Em seguida, aplique a técnica do reforço positivo. Ou seja, se o cão está utilizando o tapete adequadamente. Então, ofereça elogios, petiscos ou brincadeiras. Dessa forma, isso reforça o comportamento desejado.

Em todo o momento tenha paciência. Além de reservar um tempo para o treino, a persistência também é uma grande aliada. Quando o adestrador começar a desenvolver um plano de treinamento. Entretanto, tenha cuidado para criar metas realistas.

3. Outras vantagens importantes – Ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua!

Podemos encontrar muitas opções disponíveis em pet shops. Por exemplo, diversos tamanhos, espessuras e materiais. Estes tapetes, no entanto, podem ser utilizados em cães de vários portes. 

– Portabilidade: São produtos fáceis de manter e manusear. Se necessário, podemos transportá-los em viagens.

– Sustentabilidade: Existem tapetes que são biodegradáveis ou compostáveis. Dessa maneira, conseguimos diminuir o impacto ambiental. 

– Consultoria veterinária: Caso haja necessidade, o veterinário pode ajudar na escolha do tapete. Oferecendo assim, orientação sobre o uso ideal do tapete higiênico. Contudo, pode esclarecer outras dúvidas que sejam relevantes. 

Conclusão 

Portanto, ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua não é uma tarefa fácil. Contudo, além de aplicar as técnicas que mostramos acima, os tutores podem pedir ajuda de um adestrador sempre que for importante. Toda vez que for ao veterinário, pergunte sobre a qualidade e marcas dos tapetes. 

Lembre-se, quando o cão está bem cuidado, seu tempo de vida útil pode aumentar. Por sua vez, o vínculo com o tutor também.