Primeiramente, o veterinário é de extrema importância para a saúde do seu pet. Por isso, mostraremos como escolher o veterinário ideal para seu cão, os tutores devem analisar fatores como experiência, referência e tempo de trabalho e estudo. Através deste guia, você pode tomar a melhor decisão na hora de contratar um veterinário.
Em seguida, o veterinário é muito mais que um profissional para cuidar de doenças. Todavia, ele pode se tornar um parceiro para toda a vida.
7 dicas sobre como escolher o veterinário ideal para seu cão!
A escolha do veterinário requer cautela por parte dos tutores. Eles devem, por exemplo, conferir se este veterinário tem diploma de nível superior reconhecido pelo MEC. Se o profissional possui registro no órgão responsável e, assim por diante.
Agora, apresentaremos algumas dicas essenciais para quem quer contratar um veterinário para proteger a saúde do seu cão.
1.° Pesquise sobre as necessidades do seu cão
Alguns fatores podem auxiliar para escolher o veterinário ideal para seu cão, os tutores devem observar os seguintes fatores abaixo:
– Idade e raça: Os cães podem ter várias idades e raças, estes, por sua vez, apresentam necessidades distintas. Os filhotes, por exemplo, frequentemente devem ser acompanhados com vacinação e vermifugação. Por outro lado, os cães idosos precisam de cuidados geriátricos.
Existem raças que desenvolvem doenças específicas, nesse sentido, o acompanhamento será personalizado.
– Histórico de saúde: Os veterinários, através de exames, podem detectar muitas doenças, como: alergias ou processos cirúrgicos. Somente o veterinário tem capacidade de confirmar a presença de doenças, após o resultado o atendimento será personalizado e preventivo.
– Estilo de vida: Procure analisar como é o estilo de vida do cão, eles podem ser ativos ou sedentários, residem em apartamento ou casa com quintal, ou então, convivem com outros animais.
Alguns cuidados específicos que podem ocorrer são: controle de peso, medidas seguras para o ambiente e profilaxia contra doenças transmissíveis.
2.° Encontre boas indicações
O profissional que possui indicações, pode transmitir mais segurança para os tutores. As redes sociais ajudam a verificar se o veterinário já possui recomendações, também encontramos fóruns e grupos específicos para quem tem animais em casa.
Muitos veterinários possuem cadastros em portais, nestes portais podemos conferir como funciona o atendimento do veterinário. Ou então, conferimos a sua trajetória profissional.
3.° Credenciais e experiência – escolher o veterinário ideal para seu cão!
O profissional deve ser registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Além disso, ele deve ter graduação em Medicina Veterinária. O médico veterinário pode ser especializado nas seguintes áreas: clínica geral, cirurgia, odontologia, dermatologia.
Quando o veterinário recebe o diploma, ele deve comprovar que possui conhecimentos habilidades. Dessa forma, um curso completo deve ter as seguintes disciplinas:
- Microbiologia e Imunologia aplicadas à Medicina Veterinária;
- Bromatologia e Nutrição Animal;
- Zoonoses e Saúde Pública;
- Melhoramento Animal;
- Medicina Veterinária Preventiva.
4.° Conheça a clínica veterinária
De antemão, depois de escolher a clínica, você pode visitá-la, algumas informações podem ser encontradas nas redes sociais e no site. Todavia, para averiguar a organização, higiene e limpeza do local deve ser confirmada pessoalmente.
Somente com uma visita adequada, os tutores descobrem se a clínica é preparada. Ainda assim, conta com equipamentos modernos e profissionais devidamente capacitados. Uma clínica completa deve contar com um médico veterinário responsável, é necessário ter recepcionista, uma equipe de faxina e organização.
Para verificar a saúde do animal, é importante conter raio-x, ultrassom e laboratório próprio, o profissionalismo de todos os funcionários deve ser avaliado.
5.° Solicite a primeira consulta – escolher o veterinário ideal para seu cão!
Na primeira consulta, os tutores podem escolher o veterinário ideal para seu cão. Nesse sentido, é possível avaliar o grau de afinidade do médico com os animais. Se necessário, separe o histórico de saúde do seu pet, também tenha a carteira de vacinação. Além disso, não esqueça dos exames anteriores.
Nesta primeira consulta, avaliamos a interação do veterinário com o animal. Assim, percebemos que existe carinho, atenção e respeito. O profissional é considerado completo quando ele solicita um exame físico adequado no animal, para obter informações sobre hábitos e estilo de vida. Os tutores podem testar os veterinários sobre perguntas relacionadas à saúde do cão, com isso, eles verificam se a resposta é objetiva.
Durante a primeira consulta, o veterinário deve determinar um cronograma de consultas, com base na necessidade do cãozinho. Entretanto, o cronograma de vacinas está incluído neste processo.
6.° Estude alguns fatores que facilitam a tomada de decisão
Se você deseja escolher o veterinário ideal para seu cão, contudo, deve observar alguns detalhes relevantes que influenciam na sua escolha. Veja agora, quais detalhes são estes:
– Localização: De preferência, para facilitar a sua rotina, escolha uma clínica que seja de fácil acesso. O deslocamento com o cão para os tutores inexperientes pode gerar transtorno. Do mesmo modo, se a clínica é perto da sua residência, sua rotina será mais tranquila.
– Valores: As clínicas podem ter vários preços em bairros diferentes. Isso inclui exames e procedimentos disponíveis nestas clínicas, os tutores devem ter equilíbrio entre qualidade e custo-benefício.
– Horários de atendimento: Algumas clínicas podem ser 24 horas e oferecer horários flexíveis, os tutores devem analisar qual é mais compatível para a sua rotina.
7.° Como ter uma relação de confiança com o veterinário?
Os tutores devem manter uma relação segura com o médico que deve atender o seu pet. É necessário desenvolver uma comunicação eficiente, aberta e que transmita segurança para ambos os lados. O veterinário é o especialista que deve oferecer recomendações para medicação, alimentação e outros cuidados básicos.
Fique atento com as campanhas de vacinação que muitas clínicas disponibilizam, as vacinas são úteis para garantir boa saúde para os cães. Somente um veterinário bem qualificado pode prevenir, controlar e erradicar muitas doenças.
Os veterinários também protegem a saúde pública, afinal, sabemos que existem doenças que afetam homens e animais.
Conclusão
Portanto, para escolher o veterinário ideal para seu cão é necessário que haja muita pesquisa. Alguns profissionais também podem ter Currículo Lattes, já que possuem mestrado e dão aulas em universidades. No portal do CRMV, consultamos quais são os médicos com credenciais ativas.
Por fim, um profissional atualizado, deve realizar pós-graduação, participar de feiras e eventos. Além disso, deve frequentar programas de residência em hospitais e clínicas veterinárias.