Como escovar o pelo do cachorro sem maltratá-lo?

Como escovar o pelo do cachorro sem maltratá-lo

A escovação do pelo do seu cachorro deve começar desde a primeira idade, ainda filhote é importante tratar o pelo para evitar doenças. Mas, como escovar o pelo do cachorro corretamente? Que instrumentos utilizar? Com que frequência deve escová-lo?

Como escovar o pelo do cachorro corretamente

A escovação é um momento de partilha e prazer para o cão e para o homem, e a regularidade permite lançar um bom alicerce para evitar que este momento gere estresse entre você e seu cão.

Embora a escovação ajude a manter a casa limpa, ela tem muitos outros benefícios que iremos detalhar. Para que seja eficaz, ainda é necessário o uso de ferramentas adequadas, veremos como usar esses instrumentos corretamente para escovar seu cão com sucesso.

Escolhendo as ferramentas certas para escovar seu cachorro

As ferramentas para uma boa escovação dependem da natureza e do comprimento dos pelos:

Para pelos curtos – utiliza-se uma escova ou luva de massagem com protuberâncias de borracha, para remover os pelos mortos e ao mesmo tempo estimular a pele;

Para pelos médios – é preferível um pente de metal para remover a maioria dos pelos mortos e uma escova com pontas para ventilar bem os pelos e massagear a pele;

Para pelos mais longos – o ideal é utilizar um pente de metal para remover os nós, também é importante ter uma escova com cerdas mais finas para remover os pelos mortos e, finalmente, uma escova com pontas maiores e mais firmes para ventilar a pele;

Para pelos grossos – pode-se usar uma escova macia para polir os pelos.

Existem também ferramentas para desembaraçar (pentes com dentes rotativos, aparadores com lâminas compridas e afiadas) para peles muito emaranhadas.

Por fim, no seu pet shop você encontrará pentes e escovas para todos os tipos de pelos, um pente especial tem a vantagem de tirar mais pelos mortos e ventilar a pele, sem machucar o animal e sem causar irritação durante a escovação.

Veja os passos a seguir para uma boa escovação

Para cães de pelo curto, a manutenção é muito simples. Escovar uma ou duas vezes por semana ajuda a remover os pelos mortos e a arejar e estimular a pele. Finalizamos com a passagem de uma escova macia (sintética) na direção dos pelos para estirar e tirar os resíduos da escovação.

Passo a paso para escovar o pelo do cachorro sem maltratá-lo

Para cães de pelo curto, escovar em dias alternados é o melhor. Comece passando a escova no sentido contrário dos pelos, para retirar os cabelos mortos e possíveis resíduos, depois repita na direção contrária até o final do corpo de seu amiguinho(a).

Finalmente, para pelos médios e longos, é necessária uma escovação diária. Começamos por desembaraçar na direção do pelo, com um pente adequado. Não deixe nós, desembarace-os com cuidado.

A seguir ventilamos e estimulamos a pele com uma escova de metal com pontas tipo alfinetes (sempre na direção do crescimento dos pelos). No caso de uma raça com pelos muito abundantes, o recomendado é molhar os pelos para desembaraçar mais rápido e desmanchar os nós.

Agora você sabe como escovar o pelo do cachorro corretamente sem maltratá-lo(a) ou deixá-lo(a) estressado. Crie uma rotina de escovação para manter seu pelo sempre bonito e saudável, isso ajuda a evitar parasitas e possíveis doenças de pele.