Como fazer o adestramento de cães para competições?

Como fazer o adestramento de cães para competições?

Se você deseja contratar o adestramento de cães para competições, então é importante saber que, trata-se de uma atividade gratificante, que pode ajudar a manter o vínculo entre o cão e o tutor. O adestramento para a prática de esportes, também pode melhorar a saúde do seu cão.

O treino é um processo importante, pois pode melhorar a obediência do cão. Dessa forma, isso favorece o convívio com outros humanos e cães.

Adestramento de cães para competições! 10 dicas sobre como fazer.

Este treinamento é também conhecido como Agility. Os cães das raças Pastor Alemão e o Border Collie, podem ter maior desempenho. Por outro lado, os cães sejam filhotes ou adultos devem ser treinados para que possam ser educados para que consigam enfrentar obstáculos com facilidade.

Frequentemente, este tipo de treino pode proporcionar muitos benefícios para os cães. Veja a seguir, quais são os benefícios mais relevantes:

  • Pode estimular o esforço físico e mental;
  • Os cães possuem oportunidade para gastar energia acumulada;
  • Há possibilidade de diminuir tédio, ansiedade e estresse;
  • Com estes treinos, os maus comportamentos são evitados;
  • O treinamento também promove a socialização entre os cães. 

Abaixo, mostraremos algumas dicas sobre como realizar este treino com segurança, confira. 

1.° Aprenda a escolher a modalidade adequada 

Existem várias modalidades de esportes, você deve escolher aquela que seu cão se sente mais confortável. Confira a seguir, as modalidades mais comuns:

– Obediência: Através desta modalidade, é possível testar a capacidade do cão para cumprir os comandos básicos e avançados, por exemplo sentar, ficar, vir e se deitar;

– Agility: Aqui, o cão e o condutor podem percorrer um circuito que possua diversos obstáculos, em um menor período. Isso pode trazer trabalho em equipe, confiança e agilidade;

– Conformação: Nesta modalidade, a aparência física do cão deve ser avaliada, conferindo o padrão da raça. Para que o cão tenha sucesso com o esporte, ele deve ter um corpo bem cuidado e porte elegante.

– Freestyle: Para este esporte a criatividade não possui limites, já que o cão e o condutor desenvolvem uma coreografia com música e movimentos muito bem sincronizados.

2.°Conte com adestrador qualificado

Primeiramente, o adestrador para o adestramento de cães para competições, deve ter um histórico extremamente confiável. Assim, é necessário que este adestrador tenha entendimento de todos os esportes que os cães podem treinar.

Algumas características de forma geral, podem ajudar a escolher um adestrador, veja quais são elas:

  • Formas de atendimento;
  • Ferramentas de trabalho;
  • Metodologia.

Para não sobrecarregar a saúde do seu cão, os adestradores devem estipular metas que sejam realistas. Entretanto, também é primordial aplicar a técnica de reforço positivo e ter consistência. 

3.° É necessário começar quando os cães são filhotes 

Acima de tudo, os adestradores profissionais recomendam que os treinos começam quando os cães ainda são bem pequenos. Geralmente, entre 4 a 6 meses de idade. O desenvolvimento dos cães também pode melhorar. Principalmente, com a ajuda de atividades que trazem diversão.

Além das competições, os cães também são treinados para a segurança de uma residência ou ainda, para a caça de javalis. Se os cães são treinados quando são filhotes, há uma facilidade para se adaptar para diversas técnicas de adestramento. 

4.° Desenvolva uma rotina de treinos – adestramento de cães para competições

Se você é tutor de cães e deseja que os mesmos tenham bom desempenho nos treinos, então, é necessário que eles tenham uma rotina adequada para treinos e alimentação. Também é primordial que os cães tenham horário para brincar e dormir, sem se sobrecarregar. 

Para iniciar uma jornada de exercícios, os tutores devem estabelecer os horários fixos, quando houver compromissos e mudanças climáticas é importante buscar alternativas para que os exercícios sejam realizados. Os tutores e adestradores devem observar as necessidades que cada pet apresenta. Os cachorros filhotes e os cães de pequeno porte, devem ter passeios curtos e brincadeiras. 

5.° Aprenda a utilizar as técnicas de reforço positivo  – adestramento de cães para competições

Constantemente, ao escolher o adestramento de cães para competições, é importante que o adestrador conheça o reforço positivo, pois ele é a base para o sucesso deste treinamento. Dessa forma, se o cão apresenta bom comportamento e desempenho, com isso, ele pode ser recompensado com petiscos, elogios e carinho.

Como fazer o adestramento de cães para competições?

Afinal, o reforço positivo é utilizado justamente para melhorar a frequência com que os cães realizam um determinado comportamento. As recompensas que são oferecidas podem gerar estímulos que recebem sensações através das recompensas. 

6.° Desenvolva paciência e persistência 

Para que a competição traga o resultado desejado, os tutores e adestradores devem ter muita paciência. Ainda assim, os treinos precisam ser realizados sempre com consistência e positividade. Dessa maneira, os resultados serão satisfatórios. 

7.° Mantenha o cão socializado – adestramento de cães para competições

Em primeiro lugar, somente com a ajuda da socialização os cães desenvolvem um comportamento adequado. Do mesmo modo, os tutores podem ajudar a evitar situações como: latidos excessivos, destruição de objetos e ansiedade de separação.

8.° Proteja a saúde dos cães

Se um cão não está tendo bom desempenho nos treinos, ele provavelmente está sobrecarregado. Todavia, os tutores devem garantir que os cães tenham saúde física e mental. Ainda assim, mesmo diante de um processo de treino.

Além disso, as modalidades de agility e freestyle, podem manter a boa forma e desempenho dos cães. Para incentivar as realizações de atividades físicas, é necessário que as corridas, brincadeiras e passeios sejam momentos agradáveis.

9.° Como funciona o Agility?

Este é um dos desportos caninos mais conhecidos, é muito popular na Europa e EUA. Nesta modalidade, os cães devem percorrer uma distância de 100 a 200 metros. Neste percurso, é importante disponibilizar pelo menos 20 obstáculos diferentes.

Entretanto, para ajudar a melhorar o desempenho dos cães, os obstáculos mais comuns são: parede, pneus, túneis, baloiços, obstáculos de salto longo, slalom, mesa, parede inclinada.

10.° Promova a diversão 

Os adestradores devem proporcionar um momento de diversão para que os cães se sintam bem durante os exercícios. Da mesma maneira, esta será uma experiência divertida. Este deve ser um momento para aprendizado, inclusive pode aumentar o vínculo entre os cães e tutores.

Conclusão

Portanto, para obter sucesso com o adestramento de cães para competições, não basta apenas contratar um bom adestrador, há um conjunto de fatores. Mantenha uma rotina regular com o veterinário para que a imunidade dos cães seja fortalecida.

Dessa maneira, é fundamental evitar o excesso de exercício, pois como acontece com os humanos, os cães também podem ter problemas com músculos e ossos.