Como lidar com a hiperatividade em filhotes de cães?

Como lidar com a hiperatividade em filhotes de cães?

Primeiramente, se você está tendo dificuldades para lidar com a hiperatividade em filhotes de cães, mostraremos algumas dicas para manter os pets mais calmos. Apresentaremos também, quais são as causas e como os tutores podem identificar a hiperatividade. 

Contudo, os responsáveis pelos animais poderão, ainda, contar com a ajuda de um especialista em comportamento animal, quando for necessário. 

Podemos encontrar cães com hiperatividade?

Assim como pode ocorrer com humanos, encontramos cães que não param quietos. Entretanto, uma das causas para a hiperatividade canina se refere aos baixos níveis de fosfolipídeos no sangue, principalmente ao triptofano.  

Este é um aminoácido, localizado no cérebro, é o responsável pela produção de serotonina. Todavia, é o famoso hormônio neurotransmissor que está relacionado com o bem-estar. Esta descoberta foi divulgada pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, em parceria com o Centro de Pesquisa Folkhälsan. 

Como descobrir se a hiperatividade em filhotes de cães?

Comumente, a hiperatividade pode ser associada com a ansiedade e a distração. Os cães com esta característica não terminam nem a sua refeição direito, quando ouvem algum barulho podem sair correndo. Além disso, muitos cães não permanecem relaxados por um longo período. 

Estes cães, por sua vez, podem se levantar todas as vezes, para realizar alguma atividade. Se este for o caso, os tutores devem ter atenção com os seguintes sintomas abaixo:

  • Latido em excesso;
  • Chama a atenção o tempo todo;
  • Lambedura excessiva;
  • Facilidade para destruir objetos;
  • Girar em círculos;
  • Querer dominar outros cães. 

Em seguida, para algumas situações, os cães podem ser somente agitados mesmo. Este quadro é associado a muitos fatores. Por exemplo, hereditariedade, raça, ambiente e estilo de vida. 

Diferenças entre hiperatividade e agitação! Hiperatividade em filhotes de cães!

Os cães agitados são considerados quase hiperativos, pois se comportam assim devido a algumas condições. Por outro lado, a hiperatividade canina apresenta causas fisiológicas. Para definir qual a situação correta para o cachorro, é fundamental conhecer bem a personalidade e a rotina. Assim, o veterinário consegue detectar quais as causas para a energia excessiva.

Quais são as causas possíveis?

A hiperatividade em filhotes de cães tem algumas causas já detectadas pelos veterinários, veja quais são elas:

– Características da raça: Determinadas raças podem ter uma agitação maior que outras. Nesse sentido, os tutores devem estabelecer uma rotina com passeios, exercícios e brincadeiras. 

– Idade: Os cães filhotes, por natureza própria, possuem mais energia do que os cães adultos e idosos. Dessa forma, esta é uma fase da vida reservada justamente para brincar, correr e fazer muita bagunça.

– Problema hormonais: Cachorros também podem desenvolver problemas hormonais, os hormônios que proporcionam a sensação de bem-estar provavelmente podem estar desregulados. Ainda assim, o comportamento atípico pode ser corrigido.

– Falta de estímulos físicos e mentais: A ausência de passeios frequentes, pode deixar o pet agitado e com excesso de energia para gastar.

– Rotina desregulada: Quando o cão não tem uma rotina definida, isso pode prejudicar seu comportamento. É importante que os cães tenham horários para brincar, dormir, passear e comer. Com isso, eles não desenvolvem a ansiedade e o estresse. 

5 dicas para acalmar a hiperatividade em filhotes de cães!

Antes de tudo, se o cão está muito agitado ou é hiperativo, estes demandam uma quantidade maior de atividades físicas e mentais. Por isso, é interessante que os tutores de cães reservem um tempo para passear e brincar com estes cães. No entanto, além da paciência os responsáveis podem aplicar as dicas abaixo:

1.° Passeios 

A melhor maneira de lidar com a hiperatividade em filhotes de cães, é estabelecer uma rotina regular de passeios. Também é recomendado alternar os caminhos dos passeios, assim, os cães podem farejar. Os tutores podem, ainda, elaborar roteiros rápidos e lentos, de modo alternado. 

2.° Brincadeiras – hiperatividade em filhotes de cães!

As brincadeiras são importantes para os cães, inclusive para os filhotes. Afinal, eles podem extravasar a sua energia. Além disso, através das brincadeiras é possível estimular a mente, impedir problemas de  comportamento, trabalhar o laço entre tutor e o cão.

Como lidar com a hiperatividade em filhotes de cães?

Abaixo, exibimos uma pequena sugestão de brincadeiras, que você pode fazer com seu pet em casa.

– Esconde-esconde: Trata-se de uma das brincadeiras favoritas dos cães, pois quando procuram pelos donos, eles podem explorar a casa inteira. Sempre que o pet conseguir te encontrar, ofereça um petisco como recompensa. 

– Caça ao tesouro: Escolha determinados lugares estratégicos, para colocar brinquedos e petiscos. Nesta brincadeira, o cão deve ser estimulado para caçar através dos comandos “pega”, “procura” e “acha”. 

– Pega-pega: Nesta brincadeira, os cães geralmente estão em uma posição de ataque. Para proporcionar conforto, faça esta brincadeira em ambientes mais espaçosos. Por exemplo, corredor, sala e quintal. 

3.° Ensinando comandos 

O aprendizado de comandos é importantíssimo para o estímulo da mente, além disso, pode contribuir para o bem-estar do pet. Estes comandos também podem ajudar os cães a melhorarem seu comportamento, principalmente quando estiver próximo de pessoas estranhas. 

4.° Musicoterapia – hiperatividade em filhotes de cães!

A música pode acalmar pessoas extremamente agitadas, o mesmo processo ocorre com os cães. Com o auxílio desta técnica, os cães podem permanecer relaxados por mais tempo. Na musicoterapia, os sons de reggae, música clássica e rock leve são perfeitamente indicadas para acalmar os cães. 

No caso dos cães, a musicoterapia pode ser um fator anti-estresse, entretanto, contribui para o desenvolvimento de uma audição eficiente. 

5.° Creches 

Algumas creches possuem recursos para trabalhar com hiperatividade em filhotes de cães, se o tutor trabalha o dia todo e não tem com quem deixar o companheiro de 4 patas, esta é uma ótima opção para evitar a ansiedade da separação. Na creche, os pets podem continuar mantendo a sua rotina. Pois, eles realizam atividades e ainda podem se socializar com outros animais. 

Antes de contratar um serviço de creche, procure fazer uma visita e confira quais são os serviços disponíveis. 

Conclusão 

Portanto, a hiperatividade em filhotes de cães não pode ser confundida com agitação, já que possuem algumas diferenças. Apenas o veterinário é que pode conceder um diagnóstico preciso, com base nas informações fornecidas pelo tutor. O veterinário também pode considerar o estilo de vida do pet, para escolher o tratamento mais adequado.

Cabe ao veterinário tratar o estresse e ansiedade em cães, em certos casos eles também podem tomar remédios para manter o equilíbrio hormonal, melhorando com isso, o hormônio do bem-estar.