Como limpar o olho do cachorro [Passo a Passo]

Assim como em nós humanos, os olhos dos cães são órgãos frágeis e sensíveis. Portanto, uma atenção especial deve ser dada a eles, para evitar problemas mais graves que podem surgir se a manutenção preventiva não for realizada. Mas, como limpar o olho do cachorro corretamente?

Embora a limpeza nos olhos dos cães seja comum, existe um momento certo para fazer isso. Veremos, portanto, em quais casos limpar os olhos de um cão, com quais produtos e de que maneira.

Quando limpar os olhos do seu cão?

Como dito acima, você não deve limpar os olhos do seu cão em nenhum momento. Se você notar corrimento anormal, secreções ou crostas ao nível da parte interna do olho, é necessário planejar uma limpeza.

Se notar um problema que lhe pareça mais importante do que simples impurezas a remover, não hesite em consultar um veterinário.

Alguns até se especializam em oftalmologia canina. Algumas clínicas até oferecem tratamentos para os olhos dos cães, se isso representar um custo financeiro para você pode ser uma boa ideia.

No entanto, deve-se notar que algumas raças de cães requerem uma limpeza mais regular.

De fato, alguns cães têm olhos mais salientes do que a média, como buldogues franceses, chihuahuas, pugs ou pequineses, estes são mais propensos a acumular sujeira ao redor dos olhos e exigem mais atenção.

Raças com faces enrugadas como Chow Chows, Shar Pei ou Buldogues Ingleses, assim como raças com muito pelo ao redor dos olhos como Bichons, Yorkies, Cocker Spaniels ou Bobtails também requerem atenção mais detalhada nos olhos pois acumulam mais impurezas nos pelos.

Com que produtos limpar os olhos do seu cão?

Antes de tudo, você deve saber que nunca deve limpar os olhos do seu cão com algodão, pois pode deixar fibras na membrana mucosa e, assim, infectá-la. Prefira usar uma toalha de papel, um pano limpo, ou melhor, uma gaze estéril.

Quanto ao produto, você pode usar soro fisiológico em cápsulas, além de produtos específicos para os olhos de cães.

Se você usar um produto específico, preste atenção no prazo de validade, pois se estiver fora do prazo de validade, ele simplesmente se tornará ineficaz, mas também pode desenvolver bactérias suscetíveis que podem infectar os olhos do cão.

Como limpar o olho do cachorro?

Para começar, coloque uma mão na testa do cão e, com a outra, levante suavemente o queixo, para que a cabeça fique no ar.

Como limpar o olho do cachorro - Produtos

Se o cachorro se debater demais ou você não tiver certeza de si mesmo, não hesite em pedir a alguém que o segure durante a limpeza.

O importante é realizar todo o processo sem movimentos bruscos, tudo deve ser feito com cuidado para não estressar o cão e evitar que ele tenha um sobressalto durante a limpeza.

Com uma mão, segure as pálpebras do primeiro olho e despeje algumas gotas do produto ali, depois deixe seu cão fechar as pálpebras (o que ele fará instintivamente) e massageie o olho.

Remova as impurezas com o papel toalha ou uma compressa. Basta repetir o procedimento no outro olho.

Se você notar que seu cão tem crostas e sujeira regularmente nos cantos dos olhos, limpe-o no máximo uma vez por dia.

Manter o olho do seu amiguinho sempre limpo vai melhorar a sua qualidade de vida e proporcionar mais alegria e menos doenças no futuro. Se o seu cão se comportou durante este procedimento, não se esqueça de o recompensar!