O método positivo, em voga no treinamento de cães hoje, usa muitas recompensas para levar o cão ao comportamento desejado. Mas, como recompensar o cão? Como usar esta ferramenta e agradar seu cão, permitindo que ele aprenda?
Embora pareça um fundamento bobo, a recompensa é o motor de incentivo no treinamento, sem ele, será muito difícil que seu cão queira aprender algo. Assim, para motivá-lo, alguns macetes são necessários, é o que veremos a seguir.
Quando recompensar o seu cão?
As recompensas alimentares podem ser sistemáticas no início, depois espaçadas: dê-lhes uma vez após dois comandos, depois uma vez em quatro etc., caso contrário, o cão se acostuma e não fará mais a menos que o recompense.
A ideia aqui é mostrar ao cão que você fica feliz todas as vezes que ele obedece a um comando seu, desta forma, a busca pela alegria do seu dono será a motivação dele.
Por outro lado, deve haver sempre uma recompensa na chave durante os exercícios, mesmo vocais.
Atenção, um dos pontos mais importantes do método de recompensar o seu cão é a sincronização: diz-se que a memória do cão é “associativa”, ou seja, ele só pode vincular a recompensa ao seu comportamento se ele chutar no segundo em que correr.
Recompense de forma medida
Não tenha medo de ser ridículo. Uma recompensa deve ser vista: grandes carícias, explosões de alegria (sem assustá-lo). No entanto, não deve ser concedida pela execução incompleta de uma ordem.
Por exemplo, se o cachorro pediu para fazer xixi fora de casa e fez no tapete, ele não merece recompensa, mas uma chamada de atenção. Ele deve fazer o xixi lá fora para ser recompensado.
O ato de recompensar o seu cão deve ser de valor incomum e excepcional. É o equivalente a um presente. O cão deve sentir prazer. Só então ele fará o que você pedir a ele, na esperança de desencadear sua alegria ou obter um pouco dele mesmo. O comportamento, uma vez adquirido, não exigirá mais tais recompensas.
Que tipo de recompensa devo usar?
Para recompensar o seu cão pode ser uma guloseima se ele não estiver acostumado (biscoitos de cachorro são preferíveis). Tenha cuidado, não force a alimentação do seu cão. Um pequeno pedaço é suficiente; não lhe dê a caixa inteira, mesmo se você estiver eufórico porque ele fez cocô lá fora!
Também podem ser carícias abundantes acompanhadas de “palavras doces” ou simplesmente frases de elogio.
Depende da sua natureza e da idade do seu cão. Alguns cães são muito expansivos e preferem grandes abraços a petiscos. Acima de tudo, você não deve ter “vergonha” de parabenizar seu animal.
A maneira mais fácil é observar a reação do seu cão para medir o prazer que ele tem com sua recompensa. A motivação que ele terá em exercícios futuros permitirá que você saiba se sua recompensa é suficiente ou não.
Conclusão
Recompensar o seu cão deve funcionar como um treinamento sério, pois é de extrema importância educá-lo desde cedo, ainda mais se for um cão de grande porte como um Pit bull ou um Rottweiler que exige mais presença física para dominá-lo.
Aos poucos ele vai entender cada comando e vai amar sempre que ganhar uma recompensa de você!