Como recompensar o seu cão? Dicas de Adestramento!

Como recompensar o seu cão - dicas de adestramento

O método positivo, em voga no treinamento de cães hoje, usa muitas recompensas para levar o cão ao comportamento desejado. Mas, como recompensar o cão? Como usar esta ferramenta e agradar seu cão, permitindo que ele aprenda?

Embora pareça um fundamento bobo, a recompensa é o motor de incentivo no treinamento, sem ele, será muito difícil que seu cão queira aprender algo. Assim, para motivá-lo, alguns macetes são necessários, é o que veremos a seguir.

Quando recompensar o seu cão?

As recompensas alimentares podem ser sistemáticas no início, depois espaçadas: dê-lhes uma vez após dois comandos, depois uma vez em quatro etc., caso contrário, o cão se acostuma e não fará mais a menos que o recompense.

A ideia aqui é mostrar ao cão que você fica feliz todas as vezes que ele obedece a um comando seu, desta forma, a busca pela alegria do seu dono será a motivação dele.

Por outro lado, deve haver sempre uma recompensa na chave durante os exercícios, mesmo vocais.

Atenção, um dos pontos mais importantes do método de recompensar o seu cão é a sincronização: diz-se que a memória do cão é “associativa”, ou seja, ele só pode vincular a recompensa ao seu comportamento se ele chutar no segundo em que correr.

Recompense de forma medida

Não tenha medo de ser ridículo. Uma recompensa deve ser vista: grandes carícias, explosões de alegria (sem assustá-lo). No entanto, não deve ser concedida pela execução incompleta de uma ordem.

Por exemplo, se o cachorro pediu para fazer xixi fora de casa e fez no tapete, ele não merece recompensa, mas uma chamada de atenção. Ele deve fazer o xixi lá fora para ser recompensado.

O ato de recompensar o seu cão deve ser de valor incomum e excepcional. É o equivalente a um presente. O cão deve sentir prazer. Só então ele fará o que você pedir a ele, na esperança de desencadear sua alegria ou obter um pouco dele mesmo. O comportamento, uma vez adquirido, não exigirá mais tais recompensas.

Que tipo de recompensa devo usar?

Para recompensar o seu cão pode ser uma guloseima se ele não estiver acostumado (biscoitos de cachorro são preferíveis). Tenha cuidado, não force a alimentação do seu cão. Um pequeno pedaço é suficiente; não lhe dê a caixa inteira, mesmo se você estiver eufórico porque ele fez cocô lá fora!

Como recompensar o seu cão - Petiscos

Também podem ser carícias abundantes acompanhadas de “palavras doces” ou simplesmente frases de elogio.

Depende da sua natureza e da idade do seu cão. Alguns cães são muito expansivos e preferem grandes abraços a petiscos. Acima de tudo, você não deve ter “vergonha” de parabenizar seu animal.

A maneira mais fácil é observar a reação do seu cão para medir o prazer que ele tem com sua recompensa. A motivação que ele terá em exercícios futuros permitirá que você saiba se sua recompensa é suficiente ou não.

Recompensar o seu cão deve funcionar como um treinamento sério, pois é de extrema importância educá-lo desde cedo, ainda mais se for um cão de grande porte como um Pit bull ou um Rottweiler que exige mais presença física para dominá-lo.

Aos poucos ele vai entender cada comando e vai amar sempre que ganhar uma recompensa de você!