Como socializar o cachorro com outros animais?

Como socializar o cachorro com outros animais?

O ato de socializar o cachorro com outros animais é uma atitude de extrema importância para os cães, os tutores devem zelar em promover esta socialização. Ela pode garantir uma boa saúde mental, promovendo assim, a longevidade para o cão.

No entanto, não podemos nos esquecer que a socialização deve ser um momento agradável para o tutor e ao cão. 

Entenda a importância da socialização com outros animais!

Este é um processo primordial para a vida do cão, pois pode adiantar o seu desenvolvimento, saiba por que a socialização é necessária para os cães: 

– Inibe o desenvolvimento de comportamentos agressivos: Se o cão é acostumado a conviver com outras pessoas e animais, então ele é menos propenso a demonstrar comportamentos agressivos com outros animais. Dentre os comportamentos mais comuns, destacamos: latidos excessivos, mordidas ou brigas.

– Controla o estresse e ansiedade: A convivência no ambiente tem capacidade de combater o estresse e a ansiedade do pet. Garantindo dessa forma, o  bem-estar físico e mental.

– Proporciona a qualidade de vida: Quando o cão já é sociável, ele consegue se adaptar a diversos ambientes e situações, assim, é possível obter uma vida plena. 

– Desenvolver um laço afetivo: Através da socialização, o vínculo com o tutor é mantido. Contudo, graças ao convívio os cães percebem a presença dos seus tutores. 

Quando a socialização deve ser iniciada?

É necessário socializar o cachorro com outros animais quando ainda são filhotes, do mesmo modo, os filhotes podem receber novas experiências com mais facilidade. A creche para cachorros pode auxiliar neste processo, inclusive para os tutores que trabalham o dia todo.

Em seguida, para garantir segurança para todos, mantenha a vacinação dos seus filhotes em dia, a socialização pode ser iniciada quando o cão tem entre 3 a 16 semanas. 

Passo a passo para socializar de forma segura

Algumas medidas podem ajudar os tutores de cães, veja agora, como socializar o cachorro com outros animais: 

  • Respeite o tempo dos animais: Comece com animais que sejam calmos e dóceis, esteja supervisionando qualquer comportamento inadequado;
  • Os ambientes devem ser apropriados: Os melhores locais podem ser: Parques caninos, aulas de adestramento e creches estes ambientes incentivam o convívio com outros animais;
  • Cada animal tem um limite: Se houver sinais de desconforto, os tutores devem ter atenção, estes sinais podem ser latidos, rosnados ou permanecer encolhidos. Caso haja necessidade, coloque o cão em um ambiente mais tranquilo;
  • Se o comportamento é positivo, deve ser recompensado: Quando o comportamento é adequado, então é necessário elogiar. Assim, a interação precisa acontecer de forma amigável;
  • Tenha paciência e persistência: Lembre-se que este é um processo que é gradual, por isso demanda tempo e dedicação. Os cães podem demorar para demonstrar a socialização, assim, os tutores necessitam de paciência. 

Dicas para socializar o cachorro com outros animais

Para proporcionar conforto aos tutores, mostraremos algumas dicas para que este momento seja o mais perfeito possível, veja abaixo estas dicas:

Como socializar o cachorro com outros animais?

  • Estipule uma rotina de passeio: Um bom passeio é aquele que proporciona diversos ambientes, sons e pessoas, com este procedimento, os cães desenvolvem seus sentidos;
  • Aprenda a brincar com o cão: Os tutores podem escolher brincadeiras interativas, que também é compartilhada com outros cães, as brincadeiras contribuem para desenvolver suas habilidades sociais;
  • Neste momento, os comandos básicos serão ensinados: Ensine, por exemplo, “senta” e “fica” estes comandos controlam o comportamento. Dessa forma, as interações sociais tornam-se mais seguras;
  • Peça ajuda especializada: Os adestradores possuem técnicas para socializar o cachorro com outros animais. Entretanto, você pode contratar um adestrador ou veterinário comportamental para facilitar esta etapa. 

Benefícios da socialização para cães 

Quando decidimos socializar o cachorro com outros animais, os cães podem obter os seguintes benefícios a seguir:

1.° Proporciona mais adaptabilidade e confiança – socializar o cachorro com outros animais

Quando o cão está exposto a situações diferentes, então, ele será cada vez mais confiante e adaptável em muitos momentos. Do mesmo modo, caso haja mudanças na rotina, viagens, visitas ao veterinário isso ajuda a impedir sentimentos de estresse e ansiedade.

2.° Desenvolve comunicação e linguagem corporal

Através da interação social, os cães podem melhorar a interpretação de sinais. Por outro lado, sua comunicação é eficiente, os cães aprendem a utilizar a linguagem corporal correta. Contudo, os tutores evitam mal-entendidos e conflitos. Todavia, o relacionamento com os demais será mais positivo. 

3.° Desenvolvimento cognitivo e mental

Somente com uma socialização saudável, é possível contribuir para o desenvolvimento cognitivo e mental do cão, ele também pode experimentar as experiências e desafios. Ainda assim, com este desenvolvimento, os cães tornam-se mais inteligentes, curiosos e engajados, para realizar atividades de aprendizado e adestramento.

4. ° Garantia da felicidade e bem-estar – socializar o cachorro com outros animais

No momento que os cães possuem a socialização, eles são mais saudáveis e não desenvolvem os problemas comportamentais com facilidade. Com a socialização, os cães podem experimentar a diversão, assim, a sua energia será gasta na medida do possível, melhorando com isso, os laços de amizade entre os cães, isso também aumenta a sensação de bem-estar. 

Momento ideal para pedir ajuda do adestrador para socializar cães

O adestrador ou o veterinário especialista em comportamento podem melhorar o comportamento e por consequência, o convívio com outros cães. Em contrapartida, alguns sinais podem ajudar a identificar o momento de pedir ajuda, confira: 

1.° Quando ainda são filhotes – socializar o cachorro com outros animais

A socialização deve começar ainda nas primeiras 14 semanas, este procedimento é recomendado, pois os filhotes possuem facilidade de aprendizagem. Dessa maneira, se houver necessidade, peça ajuda para um adestrador especialista em filhotes.

2.° Para a superação de traumas

O adestramento pode melhorar sintomas de alguma experiência negativa, os exercícios que foram propostos pelo adestrador ajudam na reintrodução para combater a ansiedade com técnicas específicas.

3.° Combate o comportamento indesejável 

Os cães que são muito agressivos tornam-se mais calmos com estes treinamentos. Contudo, muitos cães podem ser agressivos. Por causa de barulhos, timidez excessiva. Nesse sentido, os adestradores elaboram um plano de treinamento para esta finalidade.

Conclusão 

Portanto, socializar o cachorro com outros animais é um investimento para manter o bem-estar e a qualidade de vida. Para isso, os tutores devem apresentar amor, paciência e as dicas que mostramos neste guia. Com algumas adaptações, os cães são socializados com segurança e sem agredir os demais seres humanos e animais.

Em seguida, pesquise sempre sobre a credibilidade do adestrador e verifique se ele tem experiência com o porte ou raça do seu cãozinho.