Existem alguns alimentos tóxicos para cães que os tutores devem evitar, o organismo dos cães é mais sensível que os seres humanos. Contudo, alguns alimentos podem causar alergias e problemas de saúde. Após a propagação da humanização de pets, é necessário que os tutores evitem alimentos com substâncias tóxicas.
Abaixo, mostraremos uma pequena lista de alimentos que precisam ser evitados, para manter o sistema imunológico dos cães funcionando.
10 alimentos tóxicos para cães para mantê-los fora do alcance!
Os cães possuem paladar aventureiro, por isso, os tutores devem ter muito cuidado e não deixar certos alimentos por perto. Dessa forma, preparamos um pequeno guia explicativo para mostrar quais alimentos devem ser evitados, confira:
1.° Uvas e passas
Nos cães, a insuficiência renal aguda pode surgir por conta do consumo deste alimento. Todavia, esta doença provoca os seguintes sintomas: vômito, diarréia, letargia. Esta é uma doença que ocorre com frequência nos cães, entretanto, possui tratamento e a nutrição ajuda a retardar os sintomas.
Os rins são órgãos importantes para os cães e para os seres humanos, afinal, eles são responsáveis por regular: pressão arterial, funções endócrinas, desintoxicação do organismo. Assim, a perda da função renal ocorre de modo repentino.
Porém, os tutores devem observar já que esta é uma doença silenciosa e súbita, que facilita o acúmulo de substâncias nitrogenadas, como a creatina e a uréia.
2.° Chocolate – alimentos tóxicos para cães!
As substâncias teobromina e cafeína são extremamente tóxicas para os cães, por outro lado, se o chocolate é muito escuro, maior será a quantidade destas substâncias. Estas substâncias, por sua vez, causam intoxicação, os principais sintomas são: vômito, diarréia, tremores musculares.
Estas substâncias presentes no cacau, não são absorvidas pelo fígado, então, elas são absorvidas pelo estômago e intestino.
3.° Abacate
É um dos principais alimentos tóxicos para cães, a persina é uma toxina que está presente nas folhas deste fruto. No entanto, esta substância provoca problemas cardíacos e gastrointestinais. Ainda assim, os sintomas mais relevantes são: vômito, diarreia e dificuldade respiratória.
4.° Cebola e alho
A substância conhecida como tiossulfato, esta substância é extremamente perigosa, já que pode prejudicar o funcionamento dos glóbulos vermelhos em cães. Além disso, provoca quadros de anemia e sintomas como irritação gastrointestinal com vômito e diarreia.
5.° Ossos
Acima de tudo, se os ossos estão cozidos, estes podem espalhar facilmente pelo organismo. Da mesma maneira, isso causa perfurações em esôfago, estômago e intestinos. Ainda mais, quando há gordura na medula óssea, pode gerar a pancreatite.
Em contrapartida, a pancreatite pode causar dor e desconforto, o processo inflamatório agudo afeta também outros órgãos. Existem diversos fatores que contribuem para a formação da pancreatite, sendo que as principais causas são obesidade e diabetes Mellitus.
6.° Macadâmia – alimentos tóxicos para cães!
Há uma substância presente nas nozes de macadâmia, que podem trazer os sintomas de muscular, tremores, vômito e hipertermia. Contudo, outras castanhas, por exemplo, castanha do Pará, Nozes, Avelãs também são nocivas aos cães.
A macadâmia pode levar ao óbito, já que prejudica o funcionamento dos sistemas digestivo e nervoso.
7.° Xilitol
Este é um adoçante que comumente encontramos em chicletes, balas e produtos dietéticos, nos cães provoca a queda imediata de açúcar no sangue, ocasionando com isso, a insuficiência hepática que pode levar ao óbito. Quando os cães desenvolvem insuficiência hepática, com o passar do tempo, o fígado deixa de funcionar corretamente.
Entretanto, se o animal não tem as suas funções vitais, ele pode ficar seriamente doente. Assim, os veterinários devem iniciar um tratamento em poucas horas ou dias. As causas mais relevantes para o surgimento desta doença são: ingestão de toxinas, reações medicamentosas, neoplasias, lipidose hepática em cães e gatos.
8.° Laticínios
Os cães também podem ser intolerantes à lactose, por isso, os tutores devem ter cuidado e ficar atentos a possíveis desconfortos. O açúcar que tem no leite e seus derivados, originam os seguintes sintomas: diarréia, vômito e dor abdominal.
Este desconforto ocorre por conta de uma enzima que quebra a lactose, a lactose, porém, causa reações gastrointestinais. Os tutores devem aprender a identificar os sintomas, nesse sentido, os mais comuns são: diarreia ou fezes pastosas, inchaço no abdômen ou gases após a ingestão de leite.
9.° Café, Chá e Refrigerantes – Alimentos tóxicos para cães
As substâncias cafeína e a teobromina são as principais causadoras da hiperatividade, também pode ocasionar outros sintomas como: tremores musculares, taquicardia e convulsão. Do mesmo modo, a estimulação excessiva também provoca problemas cardíacos.
10.° Álcool
O álcool é prejudicial ao ser humano e aos felinos, pode causar sintomas como vômito, diarréia, tremores, coma. Independentemente da quantidade, o álcool causa uma intoxicação grave e pode levar ao óbito.
Quais são os principais sinais de intoxicação em cães?
De antemão, para saber o momento certo de levar os cães no veterinário por conta dos alimentos tóxicos para cães, é importante aprender como detectar os sintomas de intoxicação alimentar, abaixo separamos alguns:
- Vômito;
- Diarreia;
- Letargia;
- Perda de apetite;
- Dor abdominal;
- Tremores musculares;
- Convulsões;
- Dificuldade respiratória.
O que devemos fazer quando o cão é intoxicado?
Os cães podem ingerir algum alimento prejudicial para a sua saúde, caso isso aconteça siga os procedimentos a seguir:
- Encaminhe o pet ao veterinário;
- Mostre ao veterinário a embalagem do alimento ou qualquer outra informação para facilitar a identificação de toxina;
- Evite induzir o vômito, este é um procedimento que deve ser acompanhado pelo veterinário.
Prevenção
Os tutores podem ter alguns cuidados, para preservar a saúde do seu pet, por exemplo:
- Deixe esses alimentos longe do alcance do seu cão;
- É recomendado mantê-los em locais altos e fechados;
- Nunca alimente os cães com restos de alimentos;
- Frequentemente, procure ensinar o comando “deixar”;
- Caso o cão esteja perto de alimentos, os tutores devem supervisioná-lo para que o pet não consuma estes alimentos.
Remédios – Alimentos tóxicos para cães
Além dos alimentos, alguns medicamentos também afetam a saúde dos cães, veja quais são eles e mantenha longe dos cachorros:
- Ácido acetilsalicílico (Aspirina);
- Paracetamol (Tylenol®);
- Piroxican (Feldene®, Inflamene®);
- Diclofenaco sódico (Voltaren®);
- Diclofenaco potássico (Cataflam®);
- Piridium®;
- Ibuprofeno.
Caso o cão tenha consumido algum destes medicamentos, leve-o imediatamente ao veterinário.
Conclusão
Portanto, os alimentos tóxicos para cães causam vários desconfortos para a saúde dos pets. Dessa maneira, os tutores devem analisar a sua cozinha e evitar que estes alimentos estejam longe do alcance dos animais. Em contrapartida, se o cão consumir algum destes alimentos não deixe de levar ao veterinário.
Por fim, somente com medidas preventivas os cães podem ter uma vida mais longa e saudável.