Saber cuidar de cães idosos é uma responsabilidade, que prolongará a vida do cão, se o tutor agir corretamente, seu cão terá uma melhor qualidade de vida. De acordo com a raça, e o porte do cão, alguns demoram entre 7 a 10 anos para atingir esta idade.
Alguns sinais podem indicar que o cão já atingiu a terceira idade, o embranquecimento dos pelos é um dos sinais mais comuns que você poderá perceber.
5 truques para cuidar de cães idosos que os tutores de cães devem aplicar!
Os cães idosos merecem cuidados especiais, veja abaixo, algumas dicas relevantes que os tutores devem utilizar no dia a dia:
1º O veterinário deverá ser confiável
Os médicos veterinários deverão ter experiência com cães idosos, dessa forma, é possível investir em tratamento precoce e preventivo, é indicado levar um cão idoso a cada seis meses, pelo menos, ao veterinário.
Você deve observar a procedência da clínica veterinária, e também se o médico é registrado no conselho regional competente.
2º Tenha cautela com a alimentação
Através da alimentação, é possível evitar doenças, e deixar o cão mais disposto, com o passar dos anos, há uma mudança no ritmo da digestão e há uma certa dificuldade de absorver os nutrientes. Nesta idade, é recomendável substituir a ração comum, por petiscos funcionais que possuem probióticos, prebióticos.
A escolha dos alimentos que serão oferecidos ao pet, são de extrema importância para ajudar na manutenção dos sistemas vitais.
3º Mantenha o cão socializado
Para cuidar de cães idosos é necessário observar o grau de socialização de seu cão, quando o cão atinge a terceira idade, é necessário não forçar amizades com outros animais, afinal, cada raça tem seu ritmo, e os tutores deverão respeitar o tempo de cada um.
4º Deixe os ambientes devidamente adaptados
O processo que acontece com os seres humanos, também acontece com os animais quando são idosos, eles ficam mais debilitados e mais propensos a acidentes. Para evitar transtornos, você deverá deixar disponível água, comida, e a cama longe de obstáculos.
Evite deixar tapetes, e objetos no meio do caminho, pois alguns cães também poderão ter dificuldades de enxergar quando chegam na terceira idade.
5º Tenha dedicação
Ter carinho e dedicação ao cuidar de cães idosos é primordial, pois os cães percebem quando temos atenção para com eles. Alguns animais tendem a ser geniosos, e os tutores deverão investir em novas rotas de passeio e brincadeiras para que seu cão se sinta mais confortável.
Se necessário, peça auxílio de um adestrador, para que este possa fornecer novos treinamentos de comportamento, para adaptar seu cão e criar uma nova rotina. Procure um adestrador confiável, e que tenha experiência em treinar cães idosos.
Obtenha mais dicas para cuidar de seu cão!
Nosso blog tem muitas dicas para quem deseja cuidar de cães idosos, e também de cães de todas as idades, é necessário que você não deixe de levar seu cão no veterinário, a saúde dos pets é essencial para que este consiga chegar até a terceira idade.
Portanto, venha conferir as demais dicas para que seu cão possa ter uma vida ativa, e saudável.