Faz mal dar comida de panela para cachorro?

Afinal faz mal dar comida de panela para cachorro

O hábito antigo de dar comida de panela para cachorro não pode ser mantido nos dias atuais considerando todo o conhecimento veterinário em relação à disposição física e o organismo do pet.

Geralmente, o dono não resiste ao fato do pet observar a mesa do almoço da casa como se tivesse vontade de comer as travessas do almoço de família. Porém, o dono precisa resistir a esse tipo de olhar “pidão” do pet e evitar oferecer as sobras da comida humana para os animais domésticos da casa

Com o passar do tempo esse péssimo hábito poderá gerar negativos impactos na saúde e, lentamente, gerar efeitos colaterais incluindo problemas gastrointestinais, alterações físicas, sociais e até no comportamento.

Dar comida de panela para cachorro é bom?

Afinal faz mal dar comida de panela para cachorroRessaltamos que os pets devem comer alimentos preparados e fabricados especialmente para o dia a dia deles. Normalmente, o acesso a comida comum dos seres humanos podem expor o cão a ingredientes que são tóxicos para eles.

A uva passa e o queijo ralado, por exemplo, podem gerar reações tóxicas como diarréias, úlceras, vômitos e desidratação. 

Evite a comida humana

O cachorro deve evitar comer a comida humana nas suas refeições. O ato de consumir a comida comum de cada pode aumentar demais a quantidade calorias no animal.

Esse quadro poderá elevar de forma demasiada o peso do animal. Em caso de obesidade, o animal poderá desenvolver males no coração além de doenças cardíacas. Para piorar, ao engordar demais poderá ter dificuldades de locomoção e fraqueza nos ossos.

Nunca mime o seu cão

Quando o dono oferece restos de comida para o cão ele começará a ficar mal acostumado e não vai mais aceitar, com o passar do tempo, a ração comum dele.

Sendo assim, ficará mais difícil o cão aceitar a sua própria comida criando o vício de somente comer a comida da mesa de seu dono. Muitos tutores ainda possuem o hábito de oferecer restos de salada, pedaço de bife e até arroz para o animal.

Riscos

Dentre os principais riscos temos ainda o fato da carne da mesa estar mal passada e por estar quase crua oferecer o risco de conter bactérias nocivas para o estômago do animal.

Com a oferta de rações cada vez mais especializadas, o sistema digestivo das raças caninas tem se adaptado a uma alimentação peculiar, diferente da alimentação bruta oferecida nos tempos antigos para os cães selvagens e para as primeiras gerações de cães domesticados.

Quantidade certa

Faz mal dar comida de panela para cachorroOutro fator é a quantidade. Se o dono do animal come um prato cheio, isso não significa que o pet também deverá comer uma tigela cheia de ração de uma só vez. Em média, dependendo da raça, o cão deve comer no máximo até cinco quilos de alimento em forma de ração e petisco.

Existem técnicas de comida orgânica que ensinam a treinar o cão a aprender a comer comida caseira, porém existe um grande risco do pet engordar e se tornar obeso.

Conclusão

Portanto, caso o cão já tenha o hábito de comer ração de qualidade, mantenha esse hábito para evitar problemas de saúde no pet.