Dicas de higiene para cães com pele sensível

Dicas de higiene para cães com pele sensível

Acima de tudo, a higiene para cães com pele sensível ajuda a evitar desconforto. Caso não seja tratado corretamente, pode apresentar sintomas como: coceira, vermelhidão, irritação e infecção. No entanto, estes desconfortos podem ocorrer devido a alergias, parasitas, estresse e banhos em excesso.

Em outras palavras, os tutores devem encaminhar os cães aos veterinários para que eles possam detectar qual o tipo de alergia e iniciar o tratamento adequado.

10 dicas para a higiene para cães com pele sensível!

Primeiramente, o cão que tem pele sensível pode sentir muitos desconfortos. Se este for o caso do seu pet, procure sempre utilizar produtos adequados para este tipo de pele. Abaixo, apresentaremos algumas dicas para ajudar a manter seu cão mais confortável.

1.° Escolha dos produtos adequados 

Somente produtos específicos devem ser aplicados em cães com pele sensível. Então, veja quais produtos podem ser aplicados sob orientação médica:

– Shampoo: O shampoo hipoalergênico e formulado é a opção mais segura para o seu cão. Por outro lado, não utilize shampoo que tenha perfume muito forte, que tenham corantes e qualquer ingrediente que agrida a pele do animal.

– Condicionador: Quando os tutores escolhem condicionadores para peles sensíveis, é possível minimizar a coceira. Estes produtos, por sua vez, também ajudam a hidratar a pele.

– Lenços umedecidos: Estes lenços são perfeitos para manter as patas higienizadas, podemos ainda, limpar o rosto e outras partes do corpo. 

2.° Controle a frequência do banho – Dicas de higiene para cães com pele sensível!

O banho pode causar irritação nos cães que possuem pele sensível. Entretanto, remove o óleo natural da pele, isso pode piorar a sensibilidade. Somente dê banho no animal se houver necessidade, por exemplo, se ele se sujar brincando ou comendo.

Cada raça de cães possui suas características. Por isso, pesquise sobre a frequência de banhos para a raça do seu pet. Todavia, também é necessário observar o tipo de pelagem e o estilo de vida do cão. 

3.° Utilize escovas para os pelos

A higiene para cães com pele sensível, deve ser realizada com escovas para garantir que os pelos estejam limpos. Dessa forma, a escova tem capacidade para eliminar os pelos soltos, sujeira e detritos. A escovação tem a capacidade de espalhar o óleo natural do corpo do animal, assim como o banho, a escovação pode variar conforme a raça, tipo de pelagem e rotina do pet e do tutor.

Contudo, para não machucar o animal, os veterinários recomendam utilizar escovas com cerdas de borracha e plástico. Porém, para a remoção dos pelos mortos, os tutores podem utilizar luvas removedoras. 

4.° O cão deve ser bem seco após o banho

Os cães que sentem a pele mais sensível, são prejudicados com a umidade. Por isso, quando terminar de dar banho no seu pet, certifique-se de secá-lo adequadamente. Do mesmo modo, tenha apoio de toalha macia, um secador de cabelo em temperatura baixa para facilitar este processo. 

Do contrário, o cão pode ficar seco ao ar livre quando o dia estiver mais quente. Tenha atenção ainda, com as dobras da pele.

5.° Deixe a casa higienizada – higiene para cães com pele sensível! 

A higienização da sua residência também contribui para a proteção da pele do seu pet, assim, conseguimos minimizar os alérgenos. Mantenha uma rotina de limpeza com aspiração dos móveis e do chão. Ainda assim, limpe as áreas que o cão está acostumado a permanecer.

6.° Observe a dieta do pet

É sempre necessário destacar que existem alimentos que causam alergias nos cães. No caso dos cães alérgicos e com pele extremamente sensível, devemos acrescentar na dieta ácidos graxos ômega-3 ou vitamina E, consulte o nutricionista animal se precisar. 

Dicas de higiene para cães com pele sensível

Estes suplementos podem acalmar a inflamação, trazendo assim, mais conforto para o cachorro. 

7.° Tenha cuidado com estresse

Da mesma maneira que os humanos, os animais apresentam situações de estresse, em situações mais graves eles devem ser acompanhados com especialistas. Ainda mais, é fundamental que os tutores analisem o comportamento dos animais. Com isso, eles devem incluir momentos para brincar e relaxar. 

Se o cão passou por algum momento traumático que ocasionou o estresse, com acompanhamento, há possibilidade de aplicar técnicas de redução de estresse. Por exemplo, massagem ou aromaterapia.

8.° Escolha rações para pele sensível – higiene para cães com pele sensível 

A ração também pode ser eficiente para equilibrar a sensibilidade da pele. Então, devemos apresentar algumas rações que o cão pode consumir para melhorar este quadro de alergia.

–  Ração Seca Cuidados com a Pele: Através desta ração é possível diminuir a sensação de sensibilidade da pele. Em seguida, os nutrientes da ração ajudam a manter saudável a pelagem da pele. Por outro lado, os pontos de irritação também são reduzidos.

– Ração seca Purina Pro Plan Pele Sensível Sabor Salmão: Esta é uma ração que deve ser utilizada apenas para cães adultos com pele sensível. Afinal, seu consumo pode proporcionar bem-estar. 

9.° Dermatite 

Esta é uma doença que pode desgastar a pele, é hereditária e crônica. Os demais fatores que surgem esta doença são: processos alérgicos, parasitas, ácaros, infecções bacterianas ou fúngicas, alterações hormonais. Os sintomas da dermatite mais comuns são: coceira, vermelhidão, descamação, feridas e perda de pelo. 

Um dos medicamentos recomendados por veterinários é o shampoo terapêutico, entretanto, apenas o veterinário deve receitar e fazer o acompanhamento. 

10.° Busque auxílio médico 

Primordialmente, apenas o veterinário é o profissional devidamente capacitado para tratar o pet e identificar qual problema de pele está ocorrendo. Para não gerar desconforto ao animal, verifique se ele está tendo reações ao medicamento que foi passado ou aos produtos que foram recomendados. 

Tenha cautela com a escolha dos produtos, dessa forma, é necessário ter cuidado com as características de cada raça, como tamanho, peso e rotina diária. 

Conclusão

Portanto, a higiene para cães com pele sensível deve ser realizada frequentemente com o uso de medicações na dosagem correta. Todavia, devemos controlar a quantidade de banhos que podem aumentar a sensibilidade da pele nos cães.

Para trazer ainda mais conforto ao animalzinho, no momento que adquirir algum produto para higienização leia as instruções e recomendações de acordo com a faixa etária. Então, tenha cuidado com os olhos dos animais na hora que for aplicar o produto.

Por fim, siga as instruções do veterinário sobre determinado produto, principalmente para aqueles produtos novos.