Acima de tudo, algumas dicas para viagens de carro com seu cachorro trazem conforto ao tutor e ao cão, tornando a viagem um momento realmente agradável. Entretanto, os tutores devem ter atenção com alguns cuidados. Assim, a viagem traz realmente uma experiência única.
Atualmente, encontramos diversos equipamentos que podem deixar os pets mais confortáveis e protegidos durante o trajeto. Para aprender mais sobre o tema, acompanhe o artigo abaixo.
10 Dicas para viagens de carro com seu cachorro para garantir segurança!
Frequentemente, percebemos um aumento de locais que são pet friendly. Por exemplo, restaurantes, shoppings, hotéis e pousadas. Assim, estes locais são adaptados para receber animais. Veja então, algumas dicas para tornar a sua viagem mais segura.
1.° Verifique se existem acessórios de segurança suficientes
Para que os tutores não tenham preocupações, é necessário analisar a segurança do carro. Além disso, não é somente o cinto de segurança que protege o animal, também há a caixa de transporte. Geralmente, estes são dispositivos recomendados para quem vai se deslocar com os cães.
Por sua vez, os cintos são muito importantes, já que eles impedem que os cães façam movimentos excessivos. Afinal, as distrações também colocam em risco a vida do tutor enquanto ele está dirigindo.
As caixas de transporte, contudo, oferecem uma proteção ainda mais eficiente. Principalmente, contra colisões e paradas abruptas.
2.° O cão deve ser treinado
Para não gerar desconforto, o treinamento pode ajudar o pet e o tutor. Esta etapa, também minimiza o estresse, é uma prática recomendada para aquelas viagens mais longas. É importante que o cachorro se acostume de maneira gradual. Você pode, por exemplo, realizar trajetos mais curtos.
Dessa forma, o cão deve se familiarizar com os sons que o carro possui. O reforço positivo é uma técnica que costuma ajudar os tutores, inclusive em situações complexas como esta. Sempre que um cão apresenta bom comportamento, devemos elogiar, oferecer petisco ou carinho como recompensa.
O treinamento, entretanto, é uma das dicas para viagens de carro com seu cachorro extremamente relevantes que ajuda a manter o animal mais calmo.
3.° Tenha em mãos um documento de identificação – Dicas para viagens de carro com seu cachorro!
De antemão, além do documento de identificação, os tutores devem ter a carteira de vacinação. Pois, sabemos que alguns locais podem ter doenças específicas. É possível colocar uma plaquinha na coleira do animalzinho. Nesse sentido, as informações básicas são: nome, número de telefone.
Outra dica que pode facilitar a identificação é utilizar o microchip. Contudo, esta é uma numeração que é associada ao tutor, através de um banco de dados. No momento de partir, é de suma importância revisar as suas informações.
Constantemente, os dados devem estar corretos. Caso haja alguma emergência, os policiais conseguem identificar o seu pet.
4.° Faça pequenas paradas para descanso
Estas paradas são necessárias para evitar que o cão fique irritado, os pequenos intervalos ajudam a realizar as necessidades físicas e fisiológicas. Com estas paradas, os cães possuem um tempo para esticar as pernas. Os tutores devem escolher locais que trazem segurança, conforto e praticidade.
Para os cães, é fundamental que eles estejam em gramados e longe de locais onde percorrem pessoas. Independentemente do perfil do trajeto, não esqueça de levar água. Assim, o cão pode ser hidratado sempre que possível.
Mesmo que saia do veículo, mantenha o cão na coleira para impedir que ocorra situações perigosas.
5.° Alimentação e hidratação – Dicas para viagens de carro com seu cachorro
O nosso amigo de 4 patas deve ser sempre hidratado e alimentado, com isso, seu sistema imunológico estará protegido. Algumas horas antes da sua viagem, não é recomendado dar comida ao cão. Este é um procedimento necessário, afinal, ajuda a prevenir enjoos.
Alguns cachorros apresentam desconfortos gastrointestinais com mais facilidade. Podem sentir sintomas como náuseas, por exemplo. Todavia, entre as paradas, os cães devem ser incentivados a beber água. Tenha cuidado em observar a temperatura do ambiente, para os locais mais quentes há a necessidade de aumentar a quantidade de água.
6.° Condições climáticas
Quando estiver programando sua viagem, esteja atento com as temperaturas. Caso os dias estejam mais quentes, não deixe o cão permanecer por muito tempo no veículo. Todavia, esta é uma das dicas para viagens de carro com seu cachorro mais úteis.
Para não ter superaquecimento, os tutores devem disponibilizar atividades moderadas. Se os dias estiverem frios, tenha em mãos acessórios apropriados. Por exemplo, cobertores e acessórios.
7.° Não esqueça dos brinquedos e outros acessórios que trazem confortos
Para manter o cão entretido, é recomendável separar os brinquedos que ele mais gosta. Assim, conseguimos criar um ambiente mais familiar mesmo estando longe de casa. Isso também é eficaz, pois proporciona uma segurança emocional.
Se os tutores querem criar uma experiência mais agradável, então eles podem deixar estes brinquedos acessíveis aos pets. No período das paradas, procure manter uma interação com o seu cachorro, sempre em locais seguros.
8.° Escolha destinos que sejam pet friendly
Já existem muitos locais como estes em todo mundo, eles são preparados especificamente para receber cães e gatos. Dessa forma, é possível oferecer uma experiência totalmente harmoniosa. Mesmo aquelas hospedagens que não são pet friendly, podem oferecer uma certa comodidade aos animais.
Constantemente, os hotéis mais modernos contam com estruturas com parques, trilhas, praias privativas, em determinados locais. Isso garante mais segurança aos animais. Antes de comprar um pacote de viagens, confira todas essas informações.
9.° Verifique as janelas do veículo – Dicas para viagens de carro com seu cachorro!
Antes de mais nada, as janelas podem representar perigo ao seu cão. Por isso, é necessário evitar que as mesmas estejam 100% abertas. Por outro lado, se as janelas estão totalmente abertas, o cão pode sofrer algum tipo de ferimento. Se for necessário, tenha telas de proteção. Elas funcionam como uma barreira, impedindo que haja acidentes.
Estas telas também são importantes para evitar que entrem detritos no carro, analise o comportamento do seu cão, veja se ele está ansioso ou muito excitado. Da mesma maneira, você pode optar por manter a janela parcialmente ou integralmente fechada.
10.° Observe os enjoos
Para evitar que o animal tenha desconfortos, os tutores devem encaminhá-lo ao veterinário. Este profissional pode disponibilizar orientações personalizadas, com o objetivo de tornar a viagem um momento mais agradável.
Também podemos aplicar medidas preventivas, evitando que o cão tenha desconfortos. Atualmente, encontramos vários medicamentos disponíveis para combater enjoos nos cães.
Conclusão
Portanto, com algumas dicas para viagens de carro com seu cachorro este será um momento divertido e exclusivo. Dessa forma, os tutores devem ficar atentos com os fatores mais importantes que são: identificação, saúde, conforto e alimentação. Também temos que manter as consultas e vacinas em dia, para evitar a propagação de doenças.
Quando for escolher um ambiente que seja pet friendly, pesquise sobre referências e reclamações, em sites como Reclame Aqui e Procon. Faça uma ótima viagem!