10 Super Dicas para viajar com cachorro

Existem boas dicas para viajar com cachorro e fazer ótimas viagens com ele. Atualmente, é cada vez mais comum planejar as viagens e levar o pet junto para passear.

Mas é importante estar atento a vários detalhes para viajar com o animal em segurança e mantê-lo sempre protegido no trajeto e no dia a dia no hotel e nos pontos turísticos a serem visitados.

É natural pessoas solteiras e famílias inteiras tratarem o cãozinho como membro da casa. Os donos se esforçam para manter um dia a dia agradável com o pet e o levam até para viajar junto.

Dicas para viajar com cachorro

10 Super Dicas para viajar com cachorro

É importante seguir dicas de segurança e de bom comportamento com o cachorro:

1 – Plaquinha de identificação

Confeccione ou compre uma plaquinha de identificação para colocar o nome do pet, o nome do dono e telefone de contato. Essa placa precisa permanecer presa a uma coleira de forma que ele nunca a perca.

Em casos de fuga ou do cachorro ficar perdido, quem o encontrar e tiver boa índole poderá contatar o verdadeiro dono.

2 – Ponha os pets menores no banco de trás

O que vale para as crianças também vale para os cães. Ao viajar no banco de trás do carro o cão estará mais seguro, principalmente se existir um cinto de segurança para segurar o assento do cão ou a sua casinha.

3 – Carteira de vacina em dia

Viajar com a carteira de vacinação em dia é importante, principalmente, para apresentar durante uma blitz ou se a fiscalização da rodoviária e aeroporto pedirem.

4 – Procure o veterinário antes de viajar

É indicado procurar marcar uma consulta com o veterinário para verificar as condições físicas e mentais do cão. Além da vacinação, o médico veterinário verificará se existe a necessidade de realização de exames ou de troca de ração para a viagem.

5 – Pare para o pet fazer xixi

Muitas vezes o cão possui hábitos pontuais como precisar urinar sempre no mesmo horário, principalmente quando já está treinado.

Fazer uma parada em algum ponto seguro para o cachorro urinar é importante para evitar sujeira no interior do carro e para o pet não sofrer.

6 – Faça mais pausas

Além da pausa do xixi, é importante fazer algumas pausas para o cão esticar o corpo e logo depois continuar a viagem, essas pausas somente são possíveis em casos do dono estar viajando no próprio carro, sendo impossível realizá-las em uma viagem de ônibus ou de avião.

7 – Arrume a mala do pet

É indicado arrumar a mala do pet com todos os itens e brinquedos que ele precisará para o percurso para usar no destino final.

8 – Tenha atenção com a alimentação

O pet sentirá fome durante a viagem, sendo indicado carregar alimentos em sacolas bem fechadinhas para ele consumir com facilidade. Em certos casos, a boa dica é levar sachê com petiscos para o cão.

9 – Temperatura do veículo

No caso de utilizar veículo próprio ou alugado, é importante manter o veículo bem refrigerado, evitando manter o carro quente ou frio demais.

10 – Curtir a viagem

Aproveitar a viagem com seu cachorro

O grande foco da viagem é curtir a viagem, evitar o estresse e melhorar o estado de espírito. Evite situações de estresse com o animal e jamais prenda o cão ao banheiro do hotel, atualmente, existem hotéis que oferecem áreas internas para cuidar do pet enquanto os donos saem para passear pela cidade ou utilizar áreas privadas como saunas e áreas abertas como praias e piscinas.

Portanto, viajar com o pet é muito bom para renovar a relação com o animal e com a família. Em casos de dúvidas mais específicas converse com o veterinário.