Como dizer não a um cachorro e ele obedecer!

Dizer não a um cachorro e fazer ele obedecer

Não existe uma fórmula de como dizer não a um cachorro, pois geralmente eles fazem cara de pidão, ficam desconfiados e você acaba cedendo. Mas, é preciso impor certos limites, assim, você evitará problemas maiores.

Como dizer não a um cachorro

Muitas vezes, a primeira vontade do dono quando diz um NÃO é dizer ao seu cão que ele deve parar uma ação ou que ele está fazendo algo de errado no momento.

Primeiro, você precisa entender quando dizer não, para isso, evitar pronunciar esta palavra várias vezes na frente do seu cão, assim, quando você gritar NÃO, seu cachorro vai entender que algo é proibido.

Dê uma alternativa a ele

Dizer não a um cachorro, como você deve ter entendido, não é suficiente. Você tem que fazê-lo entender o que você espera dele e, portanto, mostrar a ele uma alternativa ao seu comportamento irritante. 

Comece com um treinamento básico:

Você não o quer no sofá? – Atraia-o para o sua cama/cesta e recompense-o.

Você não quer que ele coma as pernas da sua cadeira? – Dê a ele algo para cuidar.

Você não quer que ele lata com você? – Não ceda a esse pedido de atenção e só se aproxime dele quando ele estiver em silêncio. Para ensiná-lo que latir não faz as coisas acontecerem.

Você não quer que ele faça xixi na sala? – Elimine-o na hora certa e recompense-o assim que ele atingir o ponto certo.

Conheça seus limites

Como em qualquer sessão de adestramento, você deve conhecer seus limites e os de seu aluno para não piorar a situação. Com isso, quero dizer que é preciso ser tolerante, principalmente quando se convive com outra espécie.

Os cães são geralmente muito tolerantes. Um cão que está com fome e não aprendeu a frustração terá menos probabilidade de aceitar uma proibição.

Da mesma forma, às vezes somos nós que estamos cansados ​​ou irritados. Seu cão pode não entender que às vezes ele tem direito a alguma coisa, mas sob certas circunstâncias.

Cuidado com o “não” errado

Embora aprender a palavra “não” possa ser útil, não deve ser uma fonte de estresse para o cão, há limites em dizer não a um cachorro. Repetir essa palavra para ele várias vezes pode ter consequências prejudiciais em seu aprendizado.

Por exemplo, quando você quer ensinar algo novo ao seu cão. Você quer que ele se deite, mas ele não chega lá automaticamente, então assim que ele lhe oferece coisas que já aprendeu você diz “não”.

Você absolutamente não deve fazer isso. Você cortaria o desejo do seu cão de aprender, e ele sempre será impedido de lhe oferecer um comportamento por medo de ser pego! Seu cão acabará abandonando o aprendizado e, portanto, a obediência.

Conclusão

Ao dizer não a um cachorro, aconteça o que acontecer, você tem que permanecer tolerante e paciente. 

Como dizer não a um cachorro e fazer ele obedecer

Não é fácil viver em um mundo feito de proibições ou cortesias que não conhecemos. Nunca se esqueça de dar uma alternativa (não cave no meu jardim, mas pode fazê-lo do lado de fora). 

Se você seguir as regras dele, será mais eficaz mudar o comportamento dele a longo prazo, preservando o relacionamento entre você e ele!