Listas das doenças comuns em filhotes de cachorro

Certas doenças não poupam nem mesmo os nossos animais de estimação, os filhotes correm mais riscos devido à sua morfologia e/ou às suas defesas imunitárias reduzidas. Vejamos em detalhes, quais as doenças comuns em filhotes de cachorro e como evitá-las!

5 doenças comuns em filhotes de cachorro

Entre as as doenças que mais afetam nossos filhotes podemos destacar:

Cinomose

A Cinomose é uma doença viral muito grave. Pode ser transmitida pelo ar de um cão para outro. É extremamente contagioso e nenhum tratamento pode combatê-la.

Por isso, é de extrema importância que seu filhote seja vacinado contra essa enfermidade.

Sintomas: febre, coriza, respiração ofegante, perda de apetite, diarreia,  olhos vermelhos e nos casos mais graves é comum aparecer vômitos.

Se você perceber em seu filhote alguns destes sintomas, fale com o seu veterinário imediatamente.

Antes de levá-lo ao veterinário,  você precisa comunicar a secretaria de saúde do seu município, você corre o risco de infectar outros cães.

Traqueobronquite infecciosa

A traqueobronquite infecciosa canina é caracterizada pela presença de sintomas respiratórios agudos e incômodos para o cão.

O início súbito de uma tosse rouca, seca e persistente na forma de ataques recorrentes e coriza associada são os principais sintomas da doença. Um cão tossindo pode ficar rapidamente cansado.

Também pode desencadear regurgitação. Outros sintomas respiratórios como espirros ou dificuldades respiratórias podem ser observados.

Felizmente existem vários tipos de vacinas contra a traqueobronquite infecciosa canina.

Hepatite infecciosa

O vírus da hepatite infecciosa é um adenovírus tipo 1 (CAV-1) encontrado em quase todos os lugares.

Afetando principalmente os caninos, esse vírus é mais frequentemente contraído por filhotes não vacinados, que possuem um sistema de defesa mais fraco.

O vírus é transmitido principalmente através da urina, saliva e fezes de cães infectados. Estes produzirão urina contendo o vírus por quase seis meses depois de voltarem a ficar de pé.

Este vírus é resistente à maioria dos nossos desinfetantes e pode permanecer no ambiente por várias semanas ou até meses.

Existem 3 formas da doença:

• Forma aguda: o prognóstico é ruim e o animal morre em poucas horas;
  • Forma aguda: o cão apresenta diarreia, vômitos , apatia, perda de apetite, febre e dor abdominal. Ele também terá uma anormalidade de coagulação com sangramento. O prognóstico é então reservado e o animal pode reter doença hepática (hepatite crônica) e doença renal.
  • Forma tardia: representa aproximadamente 20% dos casos após sua remissão. Estes terão inflamação ocular chamada uveíte anterior e edema das córneas após 4-6 dias.

Graças à vacinação de rotina utilizada nos últimos anos, esta doença tornou-se incomum. Daí a importância da prevenção vacinal em nossos pets.

Parvovirose: gastroenterite hemorrágica

A parvovirose é uma doença gastrointestinal grave e, infelizmente, é uma das doenças comuns em filhotes de cachorro.

Doenças comuns em filhotes de cachorro

Em filhotes, muitas vezes pode ter consequências dramáticas, que podem levar à morte do animal em poucos dias.

É por isso que é importante estar particularmente vigilante durante as primeiras semanas de vida do animal e de onde vem. A parvovirose é um dos defeitos incapacitantes em cães.

Os primeiros sintomas aparecem após um período de incubação de 3 a 5 dias. Vários sintomas são sugestivos de parvovirose:

• Perda de forma do animal e perda de apetite;
  • Desidratação significativa;
  • Diarréia hemorrágica ou não;
  • Vômito.

Esses sintomas são devidos ao modo de ação do vírus. Em cães, o vírus tem uma forte afinidade por órgãos em desenvolvimento.

Assim, num cachorro com menos de 6 meses, terá como alvo principal os enterócitos, ou seja, as células do intestino nas quais poderá penetrar e depois replicar.

Infelizmente, não existe um tratamento verdadeiramente eficaz para este vírus.

Seu veterinário então colocará em prática um tratamento sintomático, para apoiar o animal enquanto espera que seu sistema imunológico elimine o vírus.

Felizmente as doenças comuns em filhotes de cachorro contam com vacinas eficazes, que para alguns também são obrigatórias.

Como o sistema imunológico geralmente é afetado, os filhotes que já estejam fracos terão maiores dificuldades em combater a doença.

Por isso, é importante consultar um veterinário e obter o melhor tratamento para seu querido filhote, ele é a pessoa mais indicada para diagnosticar caso a caso levando em consideração as condições de saúde do seu cachorrinho.

Cuide bem do seu novo amiguinho(a)!