Quer viva na cidade ou no campo, é muito importante ensinar o cachorro a atravessar a rua corretamente, embora pareça algo fútil, todos os anos, milhares de cães morrem atropelados ao cruzar uma rua.
Por que ensinar seu cachorro a atravessar a rua?
- Por motivos óbvios de segurança;
- Para reforçar a obediência e as habilidades de escuta do seu animal de estimação em um ambiente estimulante;
- Para ensinar seu cão a esperar por seus comandos antes de agir;
- Para manter o controle sobre seu cão, mesmo em ambientes estimulantes;
- Para que os passeios na cidade ou pequenas cidades sejam mais tranquilos para você e seu cão.
Como ensinar o cachorro a atravessar a rua?
A partir de agora você verá algumas dicas dos melhores treinadores que ajudarão seu cão a escapar dos perigos das ruas brasileiras.
Etapa 1: aprender ordens estáticas
Para começar a ensinar o cachorro a atravessar a rua, deve primeiro ensiná-lo as indicações estáticas (parar, sentar, ficar parado) num ambiente calmo, sem demasiados estímulos.
Então, em seu jardim ou em um parque tranquilo, longe de barulhos que o distraem, comece uma aula de educação que eu chamaria de clássico:
- Use uma coleira curta (a mesma que você usará na cidade) e comece uma caminhada sem tensão. Assim que seu cão passar por você, vire-se, diminua a velocidade ou pare. Seu cão deve entender que não deve passar por você e ficar no calcanhar;
- Depois de aprender a andar na coleira, ensine seu cachorro a pegar carona. Seu cão deve parar automaticamente quando você bater no sinal de parada;
- Assim, em linha reta, dê alguns passos ao pé e depois pare expressando em voz firme “pare”. Pequena dica, se o seu cão encontrar dificuldades durante este processo de aprendizagem, não hesite em fazer uma inversão de marcha antes de lhe pedir para parar; De fato, durante sua inversão de marcha, seu cão acabará automaticamente atrás de você e, portanto, será mais fácil para você fazê-lo parar;
- Uma vez adquirida a paragem, pode então pedir ao seu cão para se sentar e esperar (com a indicação de não se mexer) e depois retomar a caminhada quando tiver decidido;
- Para aprender a mexer-se, não hesite em acompanhar a sua indicação com um gesto (palma aberta para o cão) para que assimile a ordem a um sinal.
Tenha cuidado, este passo não é feito em uma hora ou em um dia, principalmente se seu cão nunca trabalhou nesses exercícios. Não pule as etapas e peça ajuda a um treinador de cães se encontrar dificuldades.
Passo 2: Aprendendo o que é uma “calçada”
Para ensinar o cachorro a atravessar a rua de forma espontânea, ele não deve andar como quiser na estrada.
Você deve ensiná-lo a ficar sempre na calçada! Isso é muito importante para fazer o cão entender que a estrada é inacessível até que você permita.
E para que esse aprendizado seja coerente e claro para o seu cão, ele deve ser sistemático. Claramente, nunca permita ao seu cão uma ação espontânea que será proibida. É incoerente e dificulta o aprendizado.
Assim que o seu cão andar na estrada, expresse um “hehe” ou um “não” firme seguido de uma indicação de ação nomeadamente “calçada”.
Ajude seu cão, se necessário, guiando-o com um petisco, por exemplo, e assim que ele estiver na calçada diga “calçada” e recompense com um petisco.
Além disso, para este exercício, o acompanhamento é muito importante, se o seu cão ainda não sabe andar na coleira sem puxar, retome esse aprendizado em um ambiente menos estimulante e com a ajuda de um treinador de cães, se necessário.
Passo 3: Aprendendo a travessia de pedestres
Finalmente, uma vez adquiridos os passos anteriores, você pode, sem grande dificuldade, pedir ao seu cão que pare, sente-se e espere seu comando antes de atravessar.
Conclusão
Os cães são seres muito inteligentes, você também observará que quanto mais você implementar sistematicamente esse aprendizado, a cada passeio, mais seu cão saberá espontaneamente o que é uma parada ao avistar uma passagem de pedestres.
Você agora sabe como ensinar o cachorro a atravessar a rua, no início, é claro, você sempre terá que recompensar calorosamente seu cão por fazer a coisa certa, mas quando o aprendizado estiver completamente adquirido, as travessias serão finalmente uma coisa simples ao seu comando.
Um último ponto, para que esse aprendizado seja completamente compreendido pelo seu cão, você deve fazê-lo marcar paradas sistematicamente, mesmo que não haja trânsito. Caso contrário, seu cão não entenderá por que às vezes ele tem o direito de cruzar diretamente, enquanto às vezes não.