Como ensinar o cão a dar a pata [Passo a Passo]

Como ensinar o cão a dar a pata - Passo a Passo

Ensinar o cão a dar a pata é um dos exercícios mais fáceis de fazer com seu amiguinho. Se sonha em ver seu cachorro dando a pata quando você pede, leia este artigo. Você verá que com um pouco de prática, seu cão responderá muito rapidamente ao comando de “dar a pata”.

Porque ensinar o cão a dar a pata

À primeira vista, dar a pata é um exercício que não parece necessariamente essencial no treinamento do seu cão e, no entanto, você verá que pode ser muito útil para você em determinadas situações.

De fato, se você tiver que cuidar das garras do seu cachorro, por exemplo, tenho certeza que vai gostar do fato de ele estender a pata para você quando pedir.

Além do fato de que este exercício pode ser útil, também é um prazer. Treinar o seu cão deve ser visto como um jogo e um momento de partilha com o seu animal.

Nada é mais fofo do que um cachorro chegando até você, certo? Adestramento também é feito para isso! E convenhamos, é um truque que vai causar alvoroço entre os seus amigos!

Como ensinar o cão a dar a pata

Agora vamos ao cerne da questão. Para ensinar o cão a dar a pata, você precisará fornecer pequenos petiscos para recompensá-lo cada vez que ele tiver sucesso no exercício.

Pegue um punhado de petiscos e sente-se com seu cão em um lugar tranquilo. De preferência, escolha um lugar onde seu cão não se distraia a cada dois minutos. E se possível, um lugar que seu cão goste, no qual se sinta bem.

Peça ao seu cão para se sentar. Pegue um petisco em sua mão e passe por cima da sua cabeça. Em seguida, aproxime sua mão do focinho do cão.

Seu cão deve cheirar rapidamente o petisco. Ele então tentará recuperá-lo de sua mão. É provável que ele tente pegar o petisco com a boca. Se sim, mantenha a mão fechada. Seu cão, então, naturalmente estenderá a mão e tocará sua mão para tentar soltá-la.

Quando a pata do seu cão tocar a sua mão, dê o comando “dê a pata” enquanto o deixa pegar o petisco que ele ganhou. Claro que pode escolher outra expressão, mas aconselho que use sempre a mesma para que o seu cão assimile esta ordem mais rapidamente.

Para que seu cão registre esse comando, você terá que repeti-lo muitas vezes. Você pode então fazer este exercício estendendo a mão vazia para o seu cão. Se tocar sua mão, pronuncie como antes da ordem “dá a pata! ” e oferecer-lhe um petisco.

E se o cachorro não quiser dar a pata?

Agora você sabe como ensinar o cão a dar a pata, mas, se o seu cão se recusar a estender a pata para você, apesar de seus petiscos, talvez seja necessário adicionar uma etapa no processo de aprendizado dessa ordem.

Ensinar o cão a dar a pata - Comandos

Para superar esse problema, tente colocar a mão um pouco mais alta para que seu cão seja forçado a levantar uma pata do chão e aproximar o focinho da sua mão.

Recompense-o e diga a frase “ dar a pata ” quando a pata dele sair do chão. Ao repetir este exercício, seu cão entenderá rapidamente que quando ele se aproxima de você com a pata ele é recompensado.

Agora é com você!