Educação canina: Como ensinar o seu cachorro a latir!

Educação canina - Como ensinar o seu cachorro a latir

Quer ensinar o seu cachorro a latir? O processo é muito simples se você der ao seu amigo de 4 patas o tempo, atenção e paciência necessários. Por outro lado, se o animal for mais do tipo “silencioso”, você corre o risco de se cansar e pedir desnecessariamente.

Você pode pensar que todos os cães latem naturalmente e, portanto, não precisam ser encorajados. Na realidade, porém, alguns fazem isso de forma menos espontânea, enquanto outros às vezes são um pouco barulhentos demais.

No primeiro caso, como no outro, aprender a latir ao comando fornece uma solução muitas vezes eficaz. Mas como fazer? Aqui estão os passos a seguir.

Cachorros latindo mais do que outros

Alguns cães são muito mais ladradores do que outros. Esta característica está relacionada ao temperamento e à raça.

A maioria dos cães de cara chata (Pug, Japanese Spaniel, Cavalier King Charles Spaniel, Bulldog Inglês ) ou mesmo o Basenji , sem dúvida são mais “silenciosos”.

Alguns cães de maior porte é um pouco mais difícil ensiná-los a latir sob comando, para os demais, por outro lado, são necessárias apenas algumas sessões e um pouco de paciência para obter um resultado satisfatório.

Mas não se preocupe, você vai aprender o passo a passo e sempre que mandar, ele vai lhe obedecer!

Por que ensinar o seu cachorro a latir?

Claro, você pode optar por deixar seu cão se expressar livremente e latir quando sentir necessidade, desde que isso não afete sua coabitação e a tranquilidade da vizinhança. No entanto, você pode preferir ensinar o seu cachorro a latir sob comando por vários motivos.

Primeiro, é um aprendizado como os outros, que melhora a obediência e reforça as interações entre o dono e seu cão.

Então, ensinar seu companheiro a latir pode permitir que ele supere sua timidez se ele for do tipo reservado. Por fim, é um exercício que paradoxalmente ajuda a canalizar cães que tendem a latir demais.

Como ensinar o seu cachorro a latir – Passo a Passo

Primeiro, você precisará identificar um som ou ação que o faça latir naturalmente. Pode ser a campainha da casa ou a buzina do carro, por exemplo.

Como ensinar o seu cachorro a latir

Tudo o que você precisa fazer é tocar a campainha e, ao mesmo tempo, dar a ordem “latir”.

Repita várias vezes, e cada vez que ele latir com a campainha, dê-lhe um petisco e faça um elogio.

O objetivo é que o cão eventualmente estabeleça uma associação entre o comando vocal “latir” e o ato de latir. Você pode adicionar um gesto de mão à voz para ajudá-lo a entender melhor.

Nas sessões seguintes, retire gradualmente o uso da campainha, eventualmente, seu cão só deve latir quando você mandar.

Reduza gradualmente os petiscos, mas continue a elogiá-lo sempre que ele obedecer.

Ensinar o seu cachorro a latir pode ser bem útil, especialmente se ele for um cão de grande porte ou um cão de guarda. O latido pode intimidar possíveis ameaças e tornar o cão mais obediente e menos introvertido.

Agora é só treinar com seu amiguinho!