Como ensinar o seu cachorro a te proteger? Normalmente, o pet já se torna em um protetor de forma natural, reconhecendo o seu dono como seu confiante parceiro que pode necessitar de sua proteção.
Porém, é importante também aperfeiçoar esse tipo de habilidade no cão com o uso de treinamento e conjunto de ensinamentos diários.
É bastante comum que o dono decida que o cão proteja ele e sua família e também ajude a atuar como cão de guarda da casa. Geralmente, o cão é um animal territorialista, tanto que ele costuma latir demais quando estranhos se aproximam da casa, neste caso é fundamental que ele aprenda a identificar quem é ameaçador de fato.
Identificamos, no dia a dia, a existência de raças como o pastor alemão e o doberman que possuem perfil mais forte de protetores, sendo fundamental que o cão aprenda a proteger perante o sinal de seu dono de forma ordenada.
Ensinar o seu cachorro a te proteger
Tem sido cada vez mais comum que as pessoas se interessem em querer treinar o cão para atacar algum tipo de agressor ou invasor da casa como forma de ter mais proteção.
Mas, é importante que o treinamento seja correto para não comprometer a saúde e a integridade do animal, principalmente, para não sair por aí mordendo as pessoas por engano e ferindo pessoas inocentes.
A seguir apresentamos quatro dicas essenciais para treinar o cão da melhor forma possível:
1 – Latir quando o dono mandar
A primeira dica é treinar o cão para latir quando o dono mandar. O sinal pode ser gestual ou verbal para que ele aprenda o momento certo de latir, sendo que ao aprender a latir certo durante o treinamento, o dono pode oferecer recompensas como biscoitinhos.
2 – Treine a identificação de um intruso
O dono do cachorro pode convidar uma pessoa de confiança para fingir ser um intruso em casa para tocar a campainha ou pular o muro, nesse momento o cão precisa ser ensinado a latir e manter uma postura de combate para assustar a pessoa.
Ao acertar a postura, o dono do cão deve novamente oferecer recompensas como brinquedos e biscoitos.
3 – Barulhos estranhos
Use barulhos estranhos como buzinas, alarmes e entre outros para que ele aprenda a latir nessas situações e possa ajudar a farejar algum suspeito na porta.
4 – Mantenha as recompensas
Mesmo depois de treinado, todas as vezes que o cão latir de modo correto perante uma ameaça real, continue oferecendo recompensas, porém em caso de erros não dê recompensas, dessa forma o pet aprenderá com a prática a atuar da melhor forma.
Conclusão
Ressaltamos que é importante treinar o animal, porém evitar que ele se torne um agressor. Aplique treinamentos leves para que ele proteja a família e a casa, mas que não tenha a postura de atacar as outras pessoas com facilidade.
Portanto, ensinar o seu cachorro a te proteger pode ser uma boa ideia se você precisa de proteção pessoal, mas lembre-se, os cuidados com seu pet vem sempre em primeiro lugar.