Como ensinar seu cachorro a não morder?

Dicas de Como ensinar seu cachorro a não morder

Na convivência e para uma boa criação de cães, ensinar o seu cachorro a não morder é fundamental. Essa busca tem sido frequente entre os tutores de cães, afinal todos buscam ter uma boa convivência com o seu cão sem correr o risco de levar uma mordida gratuita.

Geralmente, quando o pet está estressado, agitado ou até mesmo quando estranha determinada pessoa ou ambiente ele ainda pode morder as pessoas e até mesmo o próprio dono. A seguir aprofundaremos o assunto oferecendo dicas para saber como superar essa situação.

Como ensinar o seu cachorro a não morder?

Dicas de Como ensinar seu cachorro a não morder

Esse hábito pode ainda aparecer na fase de filhote. Quando o cão é muito pequeno as mordidinhas podem parecer brincadeirinhas por não doerem. Porém, ao estimular esse hábito desde filhote, o cão poderá se desenvolver e crescer com a mania de morder o próprio dono e outras pessoas.

No decorrer da vida, os cães podem morder por diferentes motivos, seja ele filhote, adulto ou idoso. No caso de cães mais velhos, é interessante procurar auxílio de um veterinário. Faz parte do instinto do animal, seja por defesa, ataque ou problema de comportamento.

Alguns pets ainda gostam de roer móveis e tecidos como forma de limpar os dentes e por mania.

Você deve estar se perguntando o que fazer nesta situação? É possível ensinar o cão a não viciar no comportamento negativo de sair mordendo todo mundo. Veja a seguir algumas dicas fáceis e fundamentais para educar o pet:

1 – Diga um “Não” bem firme

Se o filhote morder o dono, é indicado dizer “Não” com muita força e, logo depois, oferecer ao filhote algum utensílio para ele mastigar como um brinquedo ou osso.

2 – Evite tirar as mãos fora

Inicialmente, ao começar a brincar com ele, não tire as mãos quando o filhote estiver mordendo. É natural retirar as mãos de perto, porém o ato de retirar a mão rapidamente torna-se um jogo divertido de “pegar a mão”, e isso pode incentivar ainda mais o pet a querer morder.

3 – Pare de brincar

Começou a morder, logo pare de brincar com ele. Se ele insistir em brincar, continue parado sem querer brincar e pare com todas as brincadeiras sem dar broncas pesadas.

4 – Demonstre dor

Alguns pets quando ouvem um som de dor proferido pela pessoa começam a parar de morder. Embora seja uma técnica bem simples e pareça boba, em alguns casos de fato funcionam, e tentar pode trazer bons resultados.

5 – Elogie o que não envolva mordida

É importante também elogiar o comportamento do cão que não envolve mordida, assim ele compreenderá qual é o melhor comportamento para conviver com as pessoas.

6 – Separe-se do cão

Como ensinar seu cachorro a não morder

Em caso de perda de controle, é importante se distanciar do cão mudando de cômodo ou de lugar na casa. Procure dar mais espaço ao seu cachorro e o observe na sua rotina, as vezes, o estresse de viver em lugar fechado pode torná-lo mais arredio.

Portanto, o pet pode morder por causa de diferentes motivos, porém é importante educá-lo e demonstrar limites para evitar que ele morda o dono e outras pessoas.

O comportamento do pet poderá variar conforme a idade, a raça e o porte. Porém, o comportamento e a postura do dono é fundamental para educar o cão.