A Fantástica história do cão mais velho que já existiu!

A Fantástica história do cão mais velho que já existiu!
Imagem de divulgação

O cão mais velho que já existiu viveu tranquilamente em um pequeno vilarejo em Portugal, onde era encontrado oliveiras e casas de pedras. Bobi teve uma história marcada por muito amor e cuidado. Devido a sua lealdade e longevidade, o cão tornou-se o melhor membro da família.

Atualmente, ele também é conhecido no mundo todo como o cão mais idoso. Conquistando assim, o prêmio de Guinnes Book na categoria de cão mais velho. Para conhecer um pouco mais sobre sua trajetória, leia o artigo a seguir. 

Um pouco sobre a trajetória apaixonante de Bobi –  cão mais velho que já existiu

Bobi era um verdadeiro Rafeiro do Alentejo, sua raça tem rusticidade e resistência, este cão teve uma vida curta e impressionante. Afinal, quando ainda estava na sua tenra idade, o cãozinho se perdeu de sua família. No entanto, ele foi encontrado por um jovem conhecido como Leonel Costa. 

Então, este rapaz o acolheu em sua casa, oferecendo ao cão todo o conforto necessário. Todavia, sua data de nascimento é de 11 de maio de 1992. A amizade entre Bobi e Leonel é um verdadeiro laço de amizade. Permaneceu viva por toda a sua vida, encantando a todos.

Durante a sua vivência, Bobi presenciou as mudanças de clima e da rotina dos moradores da aldeia. Mesmo após presenciar muitas mudanças, este cão conseguiu manter a sua essência. Depois de muitos anos, Bobi começou a apresentar problemas de saúde.

Em contrapartida, estes problemas nunca barraram sua força de vontade e espírito aventureiro. Constantemente, ele passeava pelos campos para apreciar o sol. Assim, sempre na companhia de seu tutor Leonel. 

Finalmente, no ano de 2023, com 30 anos e 266 dias, conquistou o Guinness World Records. Esta notícia se espalhou pelo mundo e este cão é hoje, um dos mais famosos do globo terrestre. Sua história, comoveu milhares de pessoas em diversos países. 

Este cão é, atualmente, reconhecido como símbolo de esperança e resiliência, pois ele mostrou que o amor e o cuidado possuem capacidade de superar qualquer obstáculo. 

Seu falecimento ocorreu em 2023 no mês de fevereiro, deixando assim, um legado de amor, lealdade e superação. A jornada inspiradora de Bobi nos mostra que o amor incondicional é uma realidade possível, contudo, percebemos que ele viveu com muito amor e gratidão. 

Curiosidades sobre Bobi que devemos conhecer 

O cão mais velho que já existiu tem curiosidades impressionantes, que chamam a atenção de todos. Então, confira algumas dessas curiosidades a seguir:

  • Este cão não consumiu nenhum tipo de ração comercial, a dieta era composta de carne, arroz e legumes frescos;
  • Durante a sua trajetória, ele nunca apresentou nenhum problema de saúde;
  • O que atraia a atenção dos moradores do vilarejo, era a inteligência e gentileza que o cão apresentava com as pessoas e outros animais; 
  • Podemos encontrar informações sobre sua história em livros e artigos, estes fatos podem ser inspiradores para todos.

Principais frases inspiradoras sobre Bobi, o cão mais velho que já existiu! 

De antemão, mostraremos algumas frases que podem ajudá-lo (a) em tempos de crise emocional, veja agora:

  • “A idade é apenas um número. O que realmente importa é o amor que você tem no coração.”
  • “Viva cada dia como se fosse o último.”
  • “Nunca desista dos seus sonhos.”
  • “O amor é a força mais poderosa do mundo.”
  • “Seja grato pelas coisas simples da vida.”

O aniversário de Bobi 

Quando Bobi fez 31 anos, ele ganhou uma festa com 100 pessoas. Então, esta festa ocorreu na vila dos Coqueiros em Portugal. Esta festa foi uma festa considerada tradicional para os portugueses, Contudo, para os convidados foi oferecido carnes e peixes locais.

A Fantástica história do cão mais velho que já existiu!
Imagem de divulgação

Um extra foi disponibilizado ao cão, já que este só comia comida de humanos, na festa também houve uma apresentação de dança. De acordo com Costa, que é o tutor de Bobi, ele viveu em um ambiente agradável e tranquilo, isso proporcionou a sua longevidade. 

Seu tutor também lembra que Bobi nunca foi acorrentado, sua idade foi confirmada por um órgão conhecido como SIAC, esta é uma base de dados português que é licenciada pelo Governo e controlada pelo Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários

Costa tem 38 anos, quando Bobi entrou na sua vida ele tinha 8 anos, veja o que o tutor disse sobre o cão:

“O Bobi é especial porque vê-lo é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e que infelizmente não estão mais aqui. Como meu pai, meu irmão e meus avós, que já partiram deste mundo”

Características da raça do cão mais velho que já existiu

A raça de Bobi é a Rafeiro do Alentejo puro-sangue, esta raça é reservada para guardar gado, com o passar do tempo, o cão teve dificuldades para andar e ainda, apresentou problemas de visão. Dessa maneira, sua raça de cães é utilizada pelos portugueses desde o século XIX, este é um cão comum para esta região de Portugal. 

Este cão tinha uma estrutura bem parecida com a de São Bernardo, suas principais características são: 74 centímetros e pesar 60 quilos. Também pode ser chamado de Mastim Português ou Mastim do Alentejo, estima-se que a sua origem é do Tibete.

Pelagem

Tem uma pelagem de tamanho médio, por outro lado, pode ser curta. Da mesma forma, não há necessidade de cuidados especiais, somente uma escovação é o suficiente para manter a aparência do cão, pois ela pode remover os pelos mortos, isso ajuda a manter a boa forma. Os cães desta raça, geralmente possuem as cores: preta, lobeira, fulva ou amarela.

Certificação do Guinness 

Bobi chegou a conquistar o prêmio de cão mais velho que já existiu. Por outro lado, o Guinness precisou fazer uma investigação. Por falta de provas e conflitos de informações. Mesmo com a premiação suspensa, este cão conseguiu superar Blue que era o cão mais velho até o momento.

Houve um grande conflito de informações. Pois, o membro do Royal College of Veterinary Surgeons, com 18 mil veterinários, afirmou que:  “Nenhum dos meus colegas veterinários acreditam que Bobi tinha realmente 31 anos”. 

Conclusão 

Portanto, independentemente de a premiação ter sido cancelada. A história do cão mais velho que já existiu, impressiona a muitos em todo o mundo. Entretanto, esta é uma história de amor e fidelidade.  Esta, por sua vez, destacam-se pela longevidade do cão e da amizade do seu tutor.

Se você deseja que o seu cão tenha a mesma longevidade de Bobi, não deixe de cuidar da saúde do seu pet. Dessa forma, leve-o ao veterinário e cuide da sua alimentação.