Como fazer o cachorro vomitar um corpo estranho?

Como fazer o cachorro vomitar um corpo estranho

Geralmente achamos engraçado quando nosso cão desfila pela casa com um objeto na boca. Uma situação engraçada, mas perigosa. Porque dependendo do tamanho e da forma do objeto, sua ingestão pode se transformar em uma tragédia. O que fazer se o seu cão engolir algo? Como fazer o cachorro vomitar um corpo estranho?

O que é um corpo estranho?

Chamamos de corpo estranho qualquer elemento que venha de fora e que esteja dentro do corpo do cão. Os objetos ingeridos incluem um osso, um pau, uma meia, peça de roupa, um brinquedo, uma pilha, uma pedrinha, uma bolinha, uma noz…. etc.

Ainda mais grave se o animal engoliu uma bateria, alimentos ou medicamentos de seu dono, plantas ou produtos tóxicos. Um pequeno corpo estranho pode evacuar naturalmente enquanto um objeto maior pode causar obstrução intestinal exigindo cirurgia veterinária.

Sintomas de um cão que engoliu um corpo estranho

Os sintomas variam dependendo de onde o objeto ficou preso:

• A presença de um corpo estranho no intestino delgado superior causará vômitos fétidos e diarreia frequentes;
  • Localizada no estômago ou no intestino grosso, a obstrução pode causar uma deterioração gradual ou muito rápida do estado geral do animal. Ele pode parar de comer (anorexia) e beber (desidratação). Se ele sofre de dor abdominal, provavelmente ficará apático ou, ao contrário, mais agitado que o normal… Alguns cães com corpos estranhos no trato gastrointestinal podem não vomitar;
  • Em caso de perfuração, o cão apresentará uma hemorragia interna que pode resultar no aparecimento de sangue nas fezes, na urina ou no vômito;
  • A presença de um objeto no esôfago se manifestará por tentativas de vômito ou salivação excessiva. O desconforto respiratório também pode ser observado se o corpo estranho for grande e exercer pressão sobre a traqueia do cão;
  • Um bloqueio na faringe, laringe ou traqueia pode levar ao colapso (colapso) ou à falta de oxigênio (anoxia). Seu cão irá então engasgar;
  • Se o item não for tóxico ou volumoso, não pode causar danos ao corpo do animal e sair por canais naturais. No entanto, tome cuidado com a obstrução intestinal parcial que permanece silenciosa porque o cão continua a se alimentar, mas que acaba causando uma infecção, uma perfuração ou uma oclusão completa.

Como fazer o cachorro vomitar um corpo estranho

Dicas para fazer o cachorro vomitar um corpo estranho

Não existe uma fórmula mágica de como fazer o cachorro vomitar corpo estranho, mas, várias ações imediatas devem ser tomadas:

1º Passo – Mantenha a calma. Agora tente abrir a boca do seu cão e ver o objeto engasgado, tente removê-lo. Tenha cuidado para não empurrá-lo ainda mais na garganta dele e fique alerta, pois ele pode mordê-lo.

2º Passo – Se você não conseguir agarrar o corpo estranho, pode praticar a manobra de Heimlich adaptado ao tamanho do cão (dependendo se for pequeno ou grande, a manobra será diferente). Esta ação de primeiros socorros visa liberar as vias aéreas.

Funciona assim…

• Primeiro, apoie o dorso de seu cachorro junto ao seu peito;
  • Abrace-o firmemente com os braços por baixo de suas costelas e pressione o seu abdômen para trás (cuidado para não usar força demais e machucar seu pet).

Se, apesar de seus esforços, o objeto permanecer preso, informe seu veterinário e aplique imediatamente as instruções que ele lhe dará.

De qualquer forma, não tente usar outros métodos para fazer o cachorro vomitar um corpo estranho porque a cura é pior que a doença. Existem meios médicos para induzir o vômito, mas são reservados exclusivamente aos profissionais.