Se você pretende ser dono de um filhote de cachorro, saiba que antes da adoção é necessário realizar um planejamento e ter cuidados especiais. Ter este tipo de preparação, ajuda a evitar problemas de comportamento e de relacionamento no futuro.
Para saber mais sobre os cuidados que deverão ser tomados, para que você possa ter um cãozinho em casa, acompanhe as informações a seguir.
5 dicas para adotar um filhote de cachorro com segurança!
Prepare o ambiente de sua casa, para receber com segurança um filhote, siga as dicas abaixo:
1º Cada filhote tem seu tempo de adaptação
Geralmente, a socialização deverá ocorrer em até 45 dias, para que o pet possa se acostumar ao novo lar, é necessário aplicar a educação psicológica, se você adquiriu um filhote que estava com a ninhada, é indicado que você separe um objeto que o filhote já está acostumado.
2º Você poderá levar o cachorro por um determinado período
Se você tem um cãozinho, que foi comprado no berçário de cães, até que este se acostume com você e o ambiente de sua casa, você poderá levá-lo durante o dia, para que o pequeno possa conhecer seus familiares e seu ambiente.
Para que o pet possa se sentir à vontade no ambiente onde irá dormir, fique com ele até que pegue no sono, assim, ele não vai chorar e nem se sentir abandonado.
3º Adapte a sua rotina
Na criação de cães é importante saber que um filhote de cachorro é um ser vivo, que requer os mesmos cuidados de uma criança pequena, os futuros tutores devem ficar atentos com as datas das consultas ao veterinário, marcar exames de rotina, etc. Através das consultas ao especialista, os cães poderão se acostumar com outros tipos de sons e de vozes.
4º Existem raças que são apropriadas para residências
Independente se você mora em casa ou apartamento, é importante saber que nem todas as raças de cães são indicadas para estes ambientes, há raças que são utilizadas para guardas e caças. Um Fila Brasileiro, por exemplo, não poderá conviver bem em residências.
Os especialistas e adestradores poderão ajudá-lo a escolher a melhor opção, principalmente se você tem crianças e idosos em casa.
5º Proporcione entretenimento
Na casinha do cachorro, você poderá colocar uma caixa de brinquedos, esta é a melhor maneira de interagir com os cães, ofereça aos filhotes brinquedos lúdicos e educativos, os brinquedos são a melhor forma de o cão reconhecer os objetos e o ambiente que vive.
Se o filhote for recém-nascido, não esqueça de cuidar da alimentação, para que ele possa crescer forte, saudável e livre de doenças. Existem alguns brinquedos feitos de borracha, que são uma excelente opção para ajudar a estimular a mastigação, e fortalecer os dentes do filhote.
Onde conseguir mais dicas para cuidar de filhotes?
Temos um blog de cães 100% completo, com todos os assuntos importantes para você que cuida ou deseja cuidar do filhote de cachorro, você aprende desde técnicas de comportamento, até dicas para melhorar a alimentação.
Portanto, aproveite para aplicar nossas dicas em seu dia a dia, e desenvolva uma rotina saudável para o filhote que vai chegar em sua casa.