Geralmente, o filhote de cachorro chora à noite, e isso tem a ver, entre outros fatores, com o fato de estar longe da mãe que o gerou há pouco tempo.
Nessa fase, é importante sempre ensinar o pet a fazer as necessidades sempre no banheirinho dele, a aprender a comer na hora certa e a se habituar com as suas coisinhas como a casinha, a tigela e outros apetrechos.
Não podemos afirmar que todos os filhotes passarão as primeiras noites de suas vidas sempre chorando, mas caso isso ocorra não precisa o dono do cãozinho se preocupar.
Quando o filhote de cachorro chora a noite
O ato de chorar é normal nos cães pequenos ou recém-nascidos, porém sempre sentimos a necessidade de entender o porquê dele nunca parar de chorar.
Segundo os veterinários, além da ausência da mãe natural, o choro pode ser explicado pelo fato do processo de adaptação do novo lar. Ao nascer, ele vivia com outros cachorros e outros filhotes.
Depois de ser retirado na ninhada natural, pode sentir um baque e se sentir mal e sozinho no novo ambiente até se adaptarem. Com o tempo eles começarão a se sentir mais seguros e mais tranquilos no novo lar.
As necessidades básicas
Nos primeiros dias, o dono pode sentir que o pet possui necessidades básicas a serem atendidas e, pelo fato de não poder latir ainda, o choro pode ser a primeira forma de comunicação.
O choro pode significar fome, frio, dor e outra sensação que o pet está sentindo.
O que fazer?
Quando o pet está chorando muito nessa fase, é importante verificar se o estranhamento do ambiente não está muito forte no processo de adaptação.
Nas primeiras semanas de vida é importante levar o pet até o veterinário para verificar detalhes como vacina, batimento cardíaco e entre outras questões a serem avaliadas.
O veterinário também ajudará a repassar orientações sobre alimentação, vacinação e outros cuidados ligados à higiene básica. Nas primeiras consultas será possível certificar se o filhote está doente, sentindo dor ou propenso a sentir algum mal.
E depois?
Depois de ir ao veterinário, procure verificar quais condições e situações podem estar causando mal estar para ele, como situações de frio, fome ou sede.
Caso ele continue chorando, lembre-se que ele é apenas um filhotinho indefeso, com saudades de sua mamãe, portanto, fazer carinhos é fundamental, assim, os problemas de adaptação com o ambiente poderão ser mais sérios.
Neste caso siga as seguintes orientações:
1 – Mantenha uma rotina na casa desde a chegada do filhote;
2 – Coloque brinquedinhos para o cãozinho morder e se divertir na casa e no local onde ele fica;
3 – Mantenha água fresca perto dele e sirva a ração sempre no mesmo horário;
4 – À noite pense em colocar toalhas secas ao redor da caminha dele, e até mesmo bichinhos de pelúcia para atenuar o sentimento de solidão no animal.
Conclusão
Consideramos que existem vários motivos que explicam o porquê do cãozinho chorar constantemente. Todos os casos precisam de atenção e podem ser tratados com a orientação do médico veterinário.
Geralmente, são situações ligadas ao fator adaptativo do pet na nova casa e o seu processo de desenvolvimento. Fique atento(a)!