Estima-se que a barriga do cão esteja inchada quando apresenta um volume anormalmente maior do que o normal. Além disso, é importande não confundir um filhote de cão com barriga inchada de um filhote obeso, cuja barriga é sempre muito volumosa.
Filhote de cão com barriga inchada, possíveis causas
Existem diferentes tipos de inchaço, que podem ser causados por diferentes fenômenos e localizados em diferentes níveis da barriga do animal.
O inchaço anormal pode, por exemplo, afetar o estômago, os intestinos, a bexiga, a parte inferior do abdome ou todo o abdomen do cão.
O inchaço da barriga em filhotes pode ser acompanhado por outros sinais, como o endurecimento do abdômen ou a presença de líquido dentro dele.
Deve-se notar que às vezes é essa mudança na textura do abdômen do cão à palpação que alertará o mestre em primeiro lugar, antes de notar o inchaço em uma segunda vez.
Essa situação geralmente ocorre quando o inchaço é leve, ou em cães obesos ou de pelo comprido, nos quais nem sempre é óbvio notar uma alteração anatômica.
Normalmente, um cão saudável nunca deve ter uma barriga inchada, dura ou distendida. Ao contrário, seu abdome é relativamente macio e flexível à palpação, não sendo possível sentir suas vísceras ou órgãos internos por meio de simples carícias, mesmo que um pouco pressionadas.
Por que meu cachorro está com o estômago inchado?
Vários fenômenos podem causar inchaço da barriga em cães. Em casos leves, encontramos a presença de vermes intestinais e inchaço, dois fenômenos sem perigo imediato, mas que podem se tornar seriamente complicados na ausência de tratamento.
Na categoria de distúrbios mais graves, encontramos Dilatação-Torção do Estômago, obstrução intestinal, ascite e hemorragia interna, emergências vitais.
Meu cachorro está com a barriga inchada, ele tem vermes?
Se o seu filhote não está vermifugado há muito tempo e não mostra sinais de dor, é possível que ele esteja com a barriga inchada devido a uma infestação de vermes intestinais.
Este sintoma é de fato típico de infestações parasitárias, mas pode revelar um problema completamente diferente, razão pela qual uma visita veterinária ainda é obrigatória.
O que devo fazer se meu cachorro estiver com o estômago inchado?
Se você tem um filhote de cão com a barriga inchada, o melhor a fazer é levá-lo a um veterinário que fará o diagnóstico da causa do problema.
Muitos fenômenos podem causar distensão abdominal, e alguns são particularmente graves. O seu cão pode sofrer em particular de uma obstrução intestinal, emergências veterinárias absolutas.
Uma barriga inchada em cães nem sempre é um sintoma de algo sério, mas infelizmente às vezes é o caso. Para descartar qualquer patologia grave, o melhor a fazer é levá-lo a um veterinário que fará um diagnóstico confiável.
Observe que, se o seu cão estiver sofrendo de um problema grave, o tratamento precoce sempre lhe dará um melhor prognóstico.
Um cão com estômago inchado pode preocupar seu dono, com razão, pois patologias graves podem ser a causa desse fenômeno.
Quando o inchaço ocorre repentinamente e é acompanhado por sinais visíveis de angústia, pode revelar hemorragia interna ou dilatação-torção do estômago, distúrbios que ameaçam a vida do seu cão a muito curto prazo.