Filhote de cão com sangue nas fezes, devo me preocupar?

Filhote de cão com sangue nas fezes - tratamentos

Um filhote de cão com sangue nas fezes deve ser um sinal de alerta para seu dono, isso pode significar alguma alteração importante na sua saúde. Mas, não precisa entrar em pânico. Isso geralmente é tratável muito bem com medicação apropriada.

Fique atento as fezes do seu filhote

As fezes do seu filhote são de uma cor distintamente vermelha ou anormalmente escuras. Embora impressionante, esse distúrbio de origem complexa permanece relativamente comum. No entanto, é importante entender suas origens para melhor lidar com ela.

Tipos de sangramento e possíveis causas

Existem duas situações distintas: hematoquezia e melena.

Hematoquezia – refere-se a fezes misturadas com sangue vermelho puro, provenientes da parte inferior do sistema digestivo (intestino grosso ou reto). Este sintoma pode ser explicado por:

  • uma condição parasitária;
  • intolerância alimentar;
  • colite (inflamação do revestimento do cólon);
  • uma doença infecciosa: parvovirose, gastroenterite hemorrágica;
  • um tumor retal;
  • a presença de um corpo estranho no sistema digestivo;
  • distúrbio da glândula anal.

Melena – No caso da melena, é o sangue digerido da parte superior do sistema digestivo que acaba nas fezes. É muito escuro, tornando os excrementos pretos. Geralmente vem de:

  • Uma ferida, abcesso ou tumor na boca ou cavidade anal;
  • Gastrite grave, úlcera ou tumor estomacal;
  • Inflamação, úlcera ou tumor do intestino delgado proximal.

Filhote de cão com sangue nas fezes – Tratamentos

Infelizmente, é impossível determinar com precisão as causas que levam aos sintomas de um filhote de cão com sangue nas fezes. 

Portanto, é muito difícil remediá-lo sozinho… Acima de tudo, não dê nenhum medicamento ao seu animal, sob o risco de piorar as coisas. O único tratamento que você pode administrar sem medo é um curativo digestivo, caso o sangramento seja acompanhado de diarreia.

Devo consultar e quando?

Um filhote de cão com sangue nas fezes não esconde necessariamente uma doença grave, mas muitas vezes uma patologia que pode ser tratada muito bem com o tratamento adequado. 

Filhote de cão com sangue nas fezes, devo me preocupar

Esteja ciente também de que a hematoquezia é menos alarmante que a melena, com sangue vermelho geralmente proveniente de simples irritação do cólon ou ânus. 

No entanto, você deve consultar seu veterinário o mais rápido possível, especialmente se a perda de sangue estiver associada a vômitos e se o estado geral do cão piorar. 

Seu veterinário pode realizar uma análise de fezes, um ultrassom, bem como um exame radiológico ou uma endoscopia, se necessário.

E se for veneno de rato? A ingestão de veneno de rato anticoagulante também pode explicar a presença de sangue nas fezes de um cão.

Por serem bastante espertos e brincalhões, os filhotes costumam mexer em tudo, inclusive em produtos químicos e de limpeza, portanto, se o seu animal de estimação teve acesso a tal veneno, está letárgico e vomitando sangue, você deve consultar o seu veterinário imediatamente.

Conclusão

Um filhote de cão com sangue nas fezes pode representar muitas coisas, desde uma simples infecção até algo mais grave. Por serem pequenos e ainda com saúde bem frágil, seu filhote exige cuidados especiais. por isso, é preciso ficar atento aos primeiros sintomas e buscar ajuda especializada o mais breve possível.