Glândulas anais do cachorro – Saiba tudo!

Glândulas anais do cachorro - Saiba tudo

O cão tem duas glândulas anais também chamadas de sacos anais em cada lado do ânus. Para que servem as glândulas anais do cachorro? Como os cães esvaziam suas glândulas anais? Finalmente, quando o dono deve esvaziar as glândulas anais de seu cão e como esvaziá-las? Uma operação delicada que muitas vezes deve ser deixada para o veterinário.

Para que servem as glândulas anais do cachorro?

O cão possui glândulas circumanais, ou seja, localizadas ao redor do ânus.

Entre as glândulas presentes ao redor do ânus do cão, existem duas glândulas anais também chamadas de sacos anais. Essas glândulas parecem duas pequenas bolsas.

Essas glândulas contêm feromônios cujo cheiro muito desagradável e malcheiroso para nós é muito útil para o cão, pois permite que ele se comunique com seus congêneres. Estas glândulas são, portanto, essenciais para o cão.

Isso explica por que os cães quando se encontram cheiram o traseiro do outro. Isso nem sempre agrada aos donos que veem seu respectivo cão fazendo isso, mas é completamente natural e não deve ser evitado.

Por que os cães esvaziam suas glândulas anais?

O cão esvazia as glândulas anais por diferentes razões. O esvaziamento das glândulas anais também pode ser feito passivamente quando o cão defeca e o cocô exerce pressão ao passar pelo reto.

As secreções também podem ser expelidas de uma maneira chamada ativa:

• Após o estresse;
  • Por sentir um grande medo;
  • Quando está em pânico…

Nesses casos, o conteúdo das glândulas anais do cachorro pode ser projetado em até 1,20 m de comprimento, dependendo do cão!

Como os cães purgam suas glândulas anais?

Normalmente, o próprio cão realiza o esvaziamento dessas glândulas anais.

Para drenar suas glândulas anais, o cão pode esfregar as nádegas no chão. Isso é chamado de trenó.

Ele também pode esfregar as nádegas em uma superfície, como um tronco de árvore, por exemplo.

Isso deve desafiar o mestre para garantir que o cão não pareça insistir, repetir esse comportamento com frequência ou até mesmo sofrer. Porque isso seria um sinal de que suas glândulas anais estão bloqueadas.

Por que elas podem ficar obstruídas?

Na maioria das vezes, a falta de fluxo do líquido contido nas glândulas anais vem de fenômenos de obstrução. As causas são variadas. Poderia ser:

• O que é chamado de impactação no jargão veterinário, ou seja, quando um saco anal está cheio e o cão não consegue esvaziá-lo;
  • Um abscesso;
  • Um tumor localizado próximo ou nas glândulas anais pode obstruir parcialmente o canal de evacuação destas,
  • A presença de parasitas internos (vermes) alojados no canal de evacuação das glândulas.

Por que você deve esvaziar as glândulas anais do seu cão, se necessário?

Normalmente, as glândulas anais do cachorro não requerem nenhuma intervenção particular por parte do dono. Além disso, não é recomendado esvaziar as glândulas anais do seu cão, desde que isso não represente um problema para o animal.

Cães de raças pequenas como o Chihuahua, e Dachshund, o Poodle  Toy por exemplo, e entre outros, estão mais predispostos à obstrução das glândulas anais.

Se o cão não esvaziar suas glândulas anais por conta própria, é apenas por essa razão que o dono deve intervir.

Como esvaziar as glândulas anais do seu cão?

A técnica de esvaziar as glândulas anais do seu cão não é fácil nem agradável. Esta é a razão pela qual é melhor deixar isso para o veterinário que tem um bom domínio do assunto. Ele pode lhe mostrar o que fazer se você precisar esvaziar os sacos anais do seu cão depois.

1. Coloque o cão em pé na sua altura, como em uma mesa, por exemplo;
  2. Segure o cão para evitar que ele se mova;
  3. Levante a cauda do cão para limpar o ânus;
  4. Pegue papel absorvente ou um pano;
  5. Usando dois dedos, aperte cada lado do ânus;
  6. Exerça esta pressão de baixo para cima;
  7. Quando o líquido for expelido do ânus do cão, limpe-o;
  8. Dar banho no seu cão ajudará a livrá-lo de todos os vestígios do cheiro realmente fedorento.

Quando consultar o veterinário?

Se você mesmo esvaziar as glândulas anais do seu cão e perceber que as secreções estão esverdeadas, é melhor marcar uma consulta com seu veterinário

Glândulas anais do cachorro - Quando procurar um Veterinario

Se o cão está esfregando o rabo no chão – ele está de trenó – ou lambendo sua região anal repetidamente, é melhor consultar o veterinário.

O veterinário garantirá que não haja nódulos impedindo o esvaziamento das glândulas anais do cachorro.

Dependendo do caso, será necessário realizar exames complementares para estabelecer o diagnóstico.

Se houver infecção das glândulas, o tratamento com antibióticos  pode ser prescrito. E dependendo do caso, a cirurgia deve ser considerada.

As despesas veterinárias são cobertas pelo seguro de saúde do cão  e reembolsadas até à fórmula escolhida pelo dono.

Em caso de recorrência, uma saculectomia pode ser realizada. Este procedimento cirúrgico envolve a remoção dos sacos anais. Isso não afetará o bem-estar do cão mais tarde.