Higiene durante o cio: Cuidados especiais para cadelas

Higiene durante o o cio

Primordialmente, para você que é tutor de fêmeas, deve aprender a lidar com a higiene durante o cio. Nesse sentido, é importante utilizar produtos apropriados neste período, assim podemos proteger a cachorra, e ainda, podemos evitar infecções. Também devemos aprender a detectar os sintomas, neste período, o corpo deve passar por mudanças.

No entanto, preparamos este guia, para orientar principalmente os tutores iniciantes. Com isso, eles poderão proporcionar mais conforto para as cadelas neste período.

Quais as principais fases do cio?

Para aprender sobre a higiene durante o cio, primeiramente, devemos conhecer quais são as suas fases. Assim, se houver sangramento na vulva, você já sabe se vai colocar a fralda ou calcinha para servir como absorvente. Então, veja agora quais são as fases do cio:

1.° Proestro

Trata-se da fase inicial da estimulação hormonal, nesta fase, ocorre a liberação de feromônios. Contudo, esta é uma substância que ajuda os machos a identificarem as fêmeas que estão no cio. No decorrer deste período, algumas mudanças no corpo acontecem. 

Por exemplo, a elevação da vulva e secreção levemente avermelhada, o período de permanência desta fase, acontece entre 5 a 10 dias. 

2.° Estro 

Sobretudo, na segunda fase, é o momento que acontece a ovulação. Dessa forma, é quando a cadela pode engravidar. Os tutores poderão ter alguns cuidados, caso não queiram uma gravidez indesejada. No entanto, as cadelas podem ter uma mudança significativa de comportamento neste período.

Em seguida, as características mais comuns para este período são: ter vontade de sair, estar mais carinhosa e inquieta. Seu período de duração geralmente é de 3 e 10 dias.

3.° Diestro 

É durante esta fase, que a fêmea consegue garantir a manutenção da gestação. Todavia, é um dos períodos mais longos, podendo estender-se até 90 dias, há uma variação se ocorrer a fecundação ou não. Entretanto, não podemos esquecer que, esta é uma fase que acontece independentemente de se as cadelas não cruzarem ou não fecundam.

4.° Anestro – Higiene durante o cio!

Nada mais é do que o intervalo entre as fases mais importantes do ciclo estral. Se as cadelas ficam grávidas, então, esta fase finaliza com o parto, é onde começa o anestro. Por outro lado, se as cadelas não chegaram a fecundar, esta é uma fase que não demonstra nenhum sinal evidente para começar outra fase. Contudo, possui um período de 3 a 10 meses. 

Quais são os cuidados para higiene durante o cio?

Antes de mais nada, para evitar que haja proliferação de doenças que são provocadas por vírus e bactérias, é necessário respeitar alguns cuidados específicos nesta fase. Veja agora, quais cuidados devem ser tomados.

1.° Mantenha a higiene da região genital

Nesta fase, a região genital pode ser mais sensível, por isso, a higiene pode trazer um certo conforto. Então, procure ter os cuidados abaixo:

– Frequência: É ideal manter uma frequência de higienização, procure observar se há um sangramento intenso. Nesse período, faça a limpeza ao menos duas vezes ao dia. 

– Método: Para a limpeza é indicado a água morna e um sabonete neutro recomendado para pets, não é indicado a utilização de produtos perfumados. Com uma bola de algodão ou gaze você deve limpar suavemente a vulva e a área ao redor. Assim, conseguimos remover sujeira e secreção. 

– Secagem: Depois disso, mantenha esta região bem seca, tenha o auxílio de uma toalha macia e limpa. Não deve ser utilizado secador de cabelo, para não irritar a pele. 

2.° Como prevenir infecções? 

A higienização do ambiente também pode contribuir para impedir a propagação de doenças, principalmente, no local onde o pet dorme e faz as suas refeições. Confira alguns procedimentos que podem ser tomados, para amenizar esta fase:

Higiene durante o o cio

– Lambedura excessiva: Este é um procedimento comum com relação ás cadelas que estão nesta fase. É importante ter atenção, pois pode provocar infecção. Em contrapartida, é um problema que pode ser impedido com o colar isabelino (cone), ela pode utilizar na etapa que não estiver sob seu controle. 

– Contato externo: Para não propagar infecções, evite deixar a cadela em locais extremamente sujos, dessa forma, mantenha higienizado os locais que ela costuma frequentar na sua residência.

– Observação: A infecção, entretanto, pode apresentar sinais como vermelhidão, inchaço, pus, odor fétido ou dor na região genital. Ainda assim, se a cadela estiver apresentando esses sinais, leve-a ao veterinário.

3.° Dicas para lidar com sangramento – Higiene durante o o cio

Nesta fase, também temos que ter atenção com sangramentos, sempre leve ao veterinário para evitar transtornos.

Fraldas caninas: Estas fraldas caninas descartáveis ou laváveis são a melhor opção para o sangramento, também ajuda a manter limpo o piso de sua residência. Todavia, temos que observar o tamanho, para não gerar desconforto. 

Tampões caninos: As cadelas podem utilizar os tampões caninos específicos. Nesse sentido, devem ser utilizados sob supervisão do veterinário. Para impedir o acúmulo de bactérias, estes tampões devem ser trocados em um período de 8 horas. 

Faça limpeza do ambiente: Durante esta fase, é primordial limpar tudo. Por exemplo, camas, tapetes e pisos, pois podemos remover resquícios de sujidade.  

4.° Outros cuidados que podemos ter – Higiene durante o cio

Para proporcionar mais segurança para a cadela, veja mais dicas sobre higiene abaixo:

Banhos: Não é aconselhável realizar banhos neste ciclo, porque podem remover a camada natural de oleosidade da pele, isso eleva o risco de infecção. Caso haja necessidade, somente use shampoo suave e específico para pets. Finalmente, seque bem para evitar o aparecimento de alergias.

Exercícios: Procure ter uma rotina de exercícios para esta fase, caso haja sinais de desconforto e cansaço, leve-a no veterinário. Também é recomendado diminuir a intensidade de exercícios, para não causar lesões.

Contato com outros cães: Se você não deseja que ocorra problemas como acasalamento indesejado e brigas, tenha o cuidado de vigiá-la e mantê-la fora do alcance de outros animais. 

Conclusão 

Portanto, a higiene durante o cio protege não apenas a cadela mas toda a sua família. Traz muito conforto e o bem-estar do animal. Então, siga nossas dicas acima e utilize somente produtos adequados para a fase do cio. Dessa forma, a vida da cadela pode ser prolongada e caso ela esteja grávida você ajuda o filhote também.

Por fim, se ainda está com dúvidas sobre algum produto ou procedimento, não deixe de consultar um veterinário de sua confiança.