Posso lavar meu cachorro com shampoo de bebê?

Posso lavar meu cachorro com shampoo de bebê

Existem milhares de produtos desenvolvidos especialmente para nossos cães, mas, quando o shampoo acaba, posso lavar o cachorro com shampoo de bebê? Existe algum risco de utilizar este tipo de produto?

Qual shampoo é melhor para usar em cães?

Sempre que possível, é melhor que os donos de cães usem um shampoo que não cause irritação na pele. Quando um cão sofre de pele frágil, é imperativo escolher o shampoo certo para o seu tipo de pele.

Existem muitos produtos químicos no shampoo humano que simplesmente pode irritar a pele do seu cão em poucos minutos.

O equilíbrio do pH da pele do cão deve ser considerado na hora de escolher o melhor shampoo. É importante ter um pH entre 5,5 e 7,5, o que o torna significativamente mais básico do que a pele humana, que tem um pH entre 5,2 e 6,2.

Os shampoos projetados para uso humano podem não ter o pH correto e, portanto, serem muito ácidos para a pele do cão, afetando seu equilíbrio. Isso implica que as bactérias se espalham mais facilmente pela pele do animal, há maior ressecamento e pequenas lesões se desenvolvem devido a arranhões frequentes.

É melhor usar um shampoo que seja suave para a pele do cachorro do que arriscar usar um produto que possa machucá-lo.

Por outro lado, o shampoo humano para cabelos secos jamais pode ser usado em cães, pois causam ressecamento da pele, o que gera coceira, fadiga e em alguns casos feridas.

A maioria dos shampoos para humanos possuem óleos e compostos químicos que podem provocar alergias e problemas respiratórios em seu cachorro.

E lavar o cachorro com shampoo de bebê? Pode?

A maioria dos shampoos para bebês pode ser um ótimo substituto para o shampoo de cães quando o pelo do seu cão precisa de proteção extra sem os produtos químicos adicionados.

O shampoo para bebês, como o Johnson’s Baby, é frequentemente usado na pele e no cabelo de um bebê devido ao seu excelente equilíbrio de pH. Você pode até comprar um shampoo específico para bebês com equilíbrio de pH para peles delicadas.

Os cães são criaturas muito limpas e cuidarão de sua própria higiene, portanto, o recomendado é dar banho se possível apenas uma vez por mês, ou a cada vez que este estiver particularmente.

Se você precisar lavar seu cão com mais frequência, evite shampoo humano, mas é possível sim lavar o cachorro com shampoo de bebê.

Por que usar shampoo de bebê para cães?

Lavar o cachorro com shampoo de bebê

Os shampoos com baixo pH podem ser boas opções se você está com pouca grana para enviá-lo ao pet shop, ou gosta de lavá-lo pessoalmente, a maioria das marcas de shampoos para bebês são:

• Suave o suficiente para ser usado até em filhotes;
  • Acalma a pele irritada;
  • É facilmente absorvido pela pele;
  • Possui uma fórmula inofensiva;
  • Baixo pH que não ofende a pele e a pelagem do seu cão;
  • Pouco ou nenhum risco de alergia.

A acidez da pele do cão é diferente da da pele humana. É por isso que se você banhá-lo com shampoo comum, sua pele será seriamente danificada e o seu pelo pode cair consideravelmente.

No entanto, é possível lavar o cachorro com shampoo de bebê, desde que não seja banhos com muita frequência. Mas, sempre que possível, reserve um orçamento para garantir que o shampoo correto para seu cachorro nunca falte, afinal, eles foram desenvolvidos pensando na saúde e no bem estar dele!