Meu Cachorro não está conseguindo urinar, o que fazer?

Meu Cachorro não está conseguindo urinar, o que fazer

Na criação de cães e nos consultórios veterinários é comum os clientes afirmarem “meu cachorro não está conseguindo urinar” e ficarem preocupados com a saúde de seu pet. Sabemos que os cães eliminam substâncias tóxicas e demais resíduos através da urina, e essa atividade precisa ser equilibrada.

Caso o animal não esteja urinando corretamente e com a frequência certa, ele pode está sofrendo de problemas de saúde que podem estar atingindo o trato urinário ou até mesmo os rins.

Ao acumular as toxinas e não eliminá-las através da urina, o pet ainda pode sofrer com acúmulos de bactérias e outros resíduos orgânicos em seu organismo. Dessa forma, eliminar esses resíduos é fundamental para a saúde.

O meu cachorro não está conseguindo urinar

Meu Cachorro não está conseguindo urinar, o que fazer

Geralmente, quando essa situação se torna permanente é aconselhável procurar a ajuda de um médico veterinário. Em muitos casos, é indicado também levar o pet para fazer passeios curtos, pegar sol e manter o mesmo trajeto no qual ele costuma urinar.

Caso ele não urine, é importante ficar em alerta, pois pode ser consequência de diferentes tipos de doenças que podem ser curadas logo de início.

Preocupação

Caso o cão não tenha urinado o dia inteiro, é importante que você se preocupe. É indicado perguntar às outras pessoas da casa ou ao cuidador do pet se o cão já urinou antes ou quantas horas está sem urinar.

É importante observar se o pet tenta fazer xixi e não consegue de forma repetitiva. Nesse caso, o cão pode estar sofrendo de obstrução urinária.

Em situações de urinar pequenas quantidades durante o percurso do passeio ou no banheiro do pet, também é importante ficar atento. Quando ele urina de pouquinho em pouquinho, os tutores podem pensar que ele está marcando território, porém essa atividade intermitente pode significar problemas de saúde.

Situações mais graves

Dentre as situações mais graves, existe o quadro do animal sentir dor, gemer ou latir de forma invariável ao tentar fazer xixi. Nessas situações o quadro poderá ser mais grave.

As doenças

A seguir, apresentamos os principais tipos de doenças que podem estar relacionadas com esses quadros:

1 – Cálculos

Assim como acontece com os seres humanos, os cães podem sofrer de cálculos no sistema urinário, incluindo em órgãos como rins, ureteres, bexiga e uretra. Essa doença pode ocorrer por predisposição genética ou por outros fatores como falta de hidratação.

O cálculo pode impedir que o cão urine normalmente obstruindo a uretra causando dor e desconforto.

2 –  Infecção no trato urinário

A infecção no trato urinário também é muito comum em acontecer nos cachorros gerando dificuldades para urinar. Essa doença ocorre quando uma bactéria invade o organismo do cão por meio do canal urinário.

Essa infecção acessa o organismo quando o pet fica exposto nos parques e ruas para passear ou interagir com outros cães. Esse tipo de problema é observado pelo médico veterinário através do exame de urina. Geralmente, o tratamento é feito com ingestão de antibióticos e dieta.

3 – Traumas

Cães maltratados, pressionados e que sofrem algum tipo de limitação podem sofrer com traumas que poderão gerar disfunções e outros males no comportamento e no organismo do animal.

Meu Cachorro não está conseguindo urinar - Veterinario

É importante verificar com o médico veterinário se existem algum tratamento à base de tranquilizantes e exercícios que possam ajudar o pet a eliminar as pressões.

Meu cachorro não está conseguindo urinar, esta é uma das preocupações mais frequentes dos membros do Clube Cão, geralmente aconselhamos que você procure imediatamente um veterinário, desta forma você evita possíveis problemas renais e infecções.

Portanto, ao primeiro sinal de desconforto do seu cachorro, busque ajuda especializada!