O que fazer quando meu cachorro não quer comer ração? Na criação de cães essa pergunta sempre preocupa os tutores que não sabem qual solução buscar para manter o seu pet bem alimentado.
Atualmente, os tutores podem escolher entre várias rações secas, úmidas e alimentos que são destinados para cada tipo de momento. Sabemos que, no caso da ração seca, ela é crocante, possui forte aroma e costuma agradar a maioria dos cães.
Porém, pode acontecer do cão parar de comer a ração devido a diferentes fatores, perdendo o interesse pela comida.
O meu cachorro não quer comer ração
Muitas vezes faz parte do hábito diário o tutor abrir o saco ou pote de ração e encher a tigela para alimentar o seu cãozinho sempre no mesmo horário, mas, repentinamente, ele para de comer a sua ração preferida causando preocupação no seu dono.
Segundo os veterinários não é aconselhável alterar a marca ou o tipo de ração na mesma hora, pois uma troca radical poderá causar problemas gastrointestinais no pet e, com o passar do tempo, comprometer o apetite do animal.
Mesmo que seja necessário trocar a ração, é importante fazer a troca aos poucos. Veja mais dicas a seguir.
Analise o pote da ração
Alguns tipos de alimentos são vendidos em pote ou, em certos casos, os próprios donos colocam a ração em potes caseiros perto da cozinha ou na área de serviço.
No caso de utilização de potes de plásticos ou de metal, é indicado verificar se a conservação está certa, observar o cheiro, a textura e a disposição do alimento. Pois, geralmente, quando a ração está mal armazenada ela perde o aroma natural podendo causar ojeriza por parte do pet.
O ambiente do pet
É muito importante que o pet tenha o seu lugar, principalmente, para comer. Quando os ambientes onde o pet costuma comer estão tumultuados, sujos e sem organização, será maior a possibilidade dele não querer comer ou não aceitar a tigelinha.
O tempo certo
É importante verificar o tempo certo para dar comida ao animal, procurando oferecer as refeições dele sempre nos mesmos horários e evitar deixar a ração sempre disponível.
Temperatura ambiente
A temperatura da casa e do quintal, por exemplo, podem influenciar o aumento ou perda do apetite. Geralmente, em dias mais quentes é comum os animais dispensarem a comida.
Não deixe a ração disponível
É fundamental não deixar a ração disponível o tempo todo, além do alimento perder o perder aroma e textura, ao permanecer no comedouro por tempo prolongado pode atrair poeira, insetos e perder a qualidade.
Reduza os petiscos
Também devemos reduzir os petiscos oferecidos em horários extras, o excesso de biscoitinhos e bolinhos para cães pode reduzir o apetite nos horários de refeição fixa.
Procure um veterinário
Em casos mais urgentes é indicado procurar a ajuda de um médico veterinário para avaliar se este comportamento está atrelado a um quadro de doença ou fadiga no organismo do animal.
Portanto
Se seu seu amiguinho está com dificuldades em comer, vários fatores podem ser a causa, desde alimentação, problemas de dentição, inflamações na boca, ou até a falta de sono, se seu cão se encaixa em alguma dica acima é bom verificar a sua rotina. Se ainda assim, permanecer os sintomas, procure um Veterinário imediatamente.