Meu cachorro não quer comer e está fraco? O que fazer?

Meu cachorro não quer comer e está fraco - O que fazer

Nossos cãezinhos são seres cheios de amor, que estão a todo tempo demonstrando seu afeto por nós, tutores, que também os adoramos. Como seres dependentes de cuidados que são, às vezes podem ficar indispostos, inclusive sem se alimentar direito. E é aí que vem a pergunta: “o que fazer quando meu cachorro não quer comer?”

Só quem é pai ou mãe de pet sabe a alegria que é ter esses animaizinhos em nossos lares. Quando se tem um cachorrinho em casa, não há lugar para tristeza, pois eles estão sempre nos deixando felizes com seus carinhos e atitudes engraçadinhas quando estão saudáveis e de bom humor.

Entretanto, assim como acontece com nós, seres humanos, algo pode estar errado com a saúde deles, fazendo com que fiquem fracos e indispostos, sem se alimentar da forma como deveriam para que se mantenham fortes e felizes.

Nesses casos, a ação do tutor é fundamental para uma rápida recuperação da disposição do bichinho, que, em momentos como esses, precisa de nossa ajuda mais do que nunca.

Pensando nisso, trouxemos até você algumas dicas fundamentais que podem te ajudar nessa situação.

O que fazer quando meu cachorro não quer comer?

Várias podem ser as razões que levam um cãozinho a não se alimentar da forma como deveria para manter-se forte e saudável e, claro, existem muitas soluções para tal problema também. Confira abaixo.

01 – Ração nova

As rações caninas disponíveis no mercado atualmente possuem cores e sabores diferentes umas das outras. Se seu filho de quatro patas está acostumado a uma determinada marca, pode ser que, em um período de troca de ração, ele estranhe o novo alimento que lhe está sendo dado.

É recomendável trocar de ração às vezes, pois elas possuem valores nutritivos diferentes entre si, o que pode ser muito benéfico para o seu cachorro.

Entretanto, se a má alimentação coincidir com um período da troca de comida, tente voltar para a ração anterior imediatamente e tente mantê-la por mais tempo, até que consiga encontrar outra com a qual seu cão consiga adaptar-se facilmente.

02 – Comedouro sujo

Cá entre nós, ninguém gosta de comer e tomar líquidos com pratos, talheres e copos sujos, não é mesmo? Com o seu cãozinho não haveria de ser diferente, afinal, ele também tem vontades e desejos, inclusive se percebe que você lava a casa toda e esquece de higienizar seus locais de alimentação.

Limpe sempre seus potinhos e o ambiente onde ele come geralmente, passe pano no chão, mantenha tudo sempre muito agradável para ele, assim como ele ama te agradar.

03 – Estresse ou depressão

Infelizmente, além de atingir os humanos, desajustes de saúde mental podem ocorrer com frequência em cachorros, o que é de cortar o coração e pode fazer com que ele simplesmente perca a vontade de se alimentar, assim como acontece com a gente.

Evite a tristeza e o estresse de seu cãozinho! Leve-o para passear regularmente, dê novos brinquedos a ele, ou seja, providencie mais estímulos a quem tanto estimula seus sentimentos mais lindos.

Uma ótima ideia também é tentar não deixá-lo sozinho por tanto tempo, pois isso também pode fazer com que fique triste e estressado.

Outra dica importantíssima em casos como este é arrumar um outro animal para fazê-lo companhia e com o qual possa brincar, se divertir e ser muito feliz.

04 – Questões de saúde física

Além dos problemas relativos ao ambiente em que o cão se alimenta, dorme e faz suas necessidades fisiológicas, e do estado emocional de seu animalzinho, desajustes na saúde física de seu filho de quatro patas também podem contribuir para que ele deixe de comer.

Um caso muito comum é em relação à saúde bucal do cachorro, pois eles podem ter muita dificuldade de mastigar e engolir quando estão com dor de dente. Aliás, se para nós, a dor de dente já é algo terrível, imaginem como isso é para eles.

Outro caso comum em consultórios veterinários são vermes e parasitas que incomodam o funcionamento do sistema digestório, mesmo quando já estão vermifugados, pois pode ocorrer de agentes patogênicos resistentes estarem na água e na comida do animal, daí a importância da higienização que falamos acima.

O que é bom para abrir o apetite do cachorro?

Primeiramente, leve-o a um veterinário, que terá todo o cuidado e conhecimento para verificar as causas da falta de apetite de seu bichinho e, caso necessário, vai recomendar tratamento com remédios que o farão sentir melhor.

Cachorro não quer comer - Como abrir o apetite

Entretanto, se o problema não for de saúde, algumas alterações na forma como você se relaciona com seu cãozinho podem ser muito úteis para ajudá-lo a comer novamente.

Uma ideia interessante é brincar com ele. Esconda um pouquinho de ração dentro de um brinquedo que ele gosta e faça-o encontrá-la. Se ele conseguir, dê um petisco como recompensa. Assim, ele vai retomar o prazer em se alimentar.

Outra dica importante é tentar implementar algumas comidas novas e saborosas para eles, como rações enlatadas juntamente com a comida regular oferecida. Existem também caldos de carne para cachorro em lojas especializadas que eles amam, vale a pena experimentar.

Não deixe também a ração de seu cãozinho ficar ali mofando por dias e dias, juntando formigas e outros insetos que adoram um alimento dando sopa por aí. Ninguém gosta de comer comida velha, não é mesmo?

Se o cachorro não quer comer, outra opção interessantíssima é tentar algum tipo de exercício físico, pedindo indicações para o veterinário responsável, para que ele queime calorias e sinta fome. Atividades físicas são importantes para seu bichinho, tanto por deixá-los mais felizes quanto por melhorar muito sua saúde.

Conclusão

Precisamos estar atentos a todos os sinais que nossos pets nos passam a todo momento, já que eles não conseguem se comunicar como humanos, mas, se você conhece seu bichinho bem, é certo que há uma intimidade entre vocês, onde que um sabe exatamente como o outro está se sentindo, não é mesmo?

Como amamos nossos cãezinhos comilões e fortinhos, perguntas como “por que meu cachorro não quer comer” podem surgir se a quantidade de comida consumida diminui. Como você percebe a frequência com que seu cachorro se alimenta? Conta pra gente aqui nos comentários!