Meu cachorro pode comer chocolate normalmente?

Meu cachorro pode comer chocolate normalmente

Temos nossos cães como membros ativos da nossa família e muitas vezes compartilhamos objetos e até comida com eles. O chocolate é um deles. Mas afinal, meu cachorro pode comer chocolate? Haverá algum problema se eu der somente um pedacinho? O que dizem os especialistas sobre o consumo do chocolate por cães?

Estas e demais dúvidas, você terá todas as respostas agora!

Cachorro pode comer chocolate?

Embora seja bem saboroso, o chocolate é um dos alimentos que não deve ser dado a um cão. Por muito tempo se achou que cachorro pode comer chocolate sem problemas.

Mas, após algumas pesquisas, veterinários constataram que há dois períodos nos anos que aumentam o atendimento a cães por intoxicação: na Páscoa e durante as festas de fim de ano. 

Este mau hábito pode ser perigoso para o seu cão. Na verdade, ele corre o risco de intoxicação que pode se desenvolver rapidamente.

O problema com o chocolate é a teobromina que ele contém. Esta substância é muito prejudicial para o cão. Está mais presente no chocolate amargo, mas também é encontrado no chocolate ao leite e no chocolate branco (muito pouco, mas o risco com o chocolate branco é principalmente o açúcar que contém). 

Os cães têm dificuldade em eliminar a teobromina, razão pela qual este alcalóide é tóxico para eles.

Alguns cães parecem mais sensíveis à teobromina. É o caso de cães já doentes ou com focinho achatado, como o Buldogue Francês, o Boxer, o Buldogue Inglês ou até o Pug.

Sintomas de envenenamento

Os primeiros sinais de intoxicação costumam aparecer poucas horas após a ingestão do chocolate. Esteja ciente de que 25 gramas de chocolate amargo podem ser suficientes para envenenar um cachorro de 20 quilos.

Mas a intoxicação também pode ocorrer por um longo período de tempo. De fato, basta que você dê chocolate todos os dias ao seu cão para que um belo dia ele tenha uma intoxicação. 

A razão? A teobromina se acumula em seu corpo, leva muito tempo para ser eliminada.

Se você suspeitar que seu cão está sendo envenenado após ingerir chocolate, procure um veterinário o mais rápido possível. O animal deve ser monitorado de perto enquanto seu corpo elimina a teobromina.

Sintomas digestivos

A teobromina causa irritação no estômago devido à secreção maciça de sucos gástricos. Como resultado, o cão apresenta distúrbios digestivos, como diarréia e vômito. A longo prazo, pode até causar uma úlcera.

Meu cachorro pode comer chocolate - Intoxicação

Sintomas urinários

Durante o envenenamento, o cão bebe mais do que o normal e, portanto, urina mais.

Sintomas respiratórios

Um cão envenenado respira muito mais rápido e ofega mais alto do que o normal.

Sintomas nervosos

O cão torna-se particularmente inquieto. Ele pode sofrer de tremores. Em caso de envenenamento grave, o cão pode convulsionar, entrar em coma ou morrer em apenas algumas horas.

Sintomas cardíacos

A teobromina pode causar distúrbios do ritmo cardíaco em cães. A frequência cardíaca deste último pode acelerar (taquicardia) ou mostrar contrações anormais do coração chamadas extrassístoles.

Conclusão

Embora seja um doce bastante apreciado pelos humanos, o chocolate pode ser fatal para seu cachorro. Portanto, ao perguntar: meu cachorro pode comer chocolate normalmente?

A resposta é NUNCA, JAMAIS! 

O chocolate possui uma substância, a teobromina, que é altamente tóxica para cães e gatos!