Quem nunca viu seu cachorro balançar as patas, abanar os lábios ou até mesmo fazer pequenos sons especiais quando dorme? Devemos, portanto, deduzir que os cães sonham? E se sim, o que ele poderia estar pensando? O que diz a ciência sobre o assunto?
Abordaremos agora sobre estas e demais curiosidades relacionadas ao sono dos cães e o seu comportamento durante as horas de repouso, confira!
Afinal, como nós, os cães sonham?
O sono do cão consiste em fases semelhantes às do sono humano e dizer que o cão é capaz de sonhar é bastante correto. Tal como acontece com os humanos, o sono do cão é dividido em duas fases: o sono profundo e sono paradoxal.
Sono profundo
O sono profundo é uma fase de verdadeiro descanso, relativamente calmo. É desprovido de atividade e agitação física e psíquica. Esta fase é a mais longa com quase 80% do tempo de sono, a mais restauradora e a mais essencial em termos de equilíbrio.
Não é recomendado incomodar o seu animal durante esta fase, pois isso pode levar a distúrbios do sono.
Sono REM
Esta fase mais curta é uma espécie de vigília onde a atividade cerebral desperta. Contribui para o bem-estar do metabolismo do animal atuando em um grande número de fatores (cura, adaptação, cognição, etc.). É durante o sono REM que o cão sonha.
O assunto sobre se os os cães sonham, foi estudado muitas vezes por cientistas renomados, como o professor Stanley Colen, especialista em comportamento canino da Universidade de British Columbia, e a Dra. Deirdre Barrett, professora da Universidade de Harvard. Seus estudos provaram notavelmente através do uso de eletroencefalogramas (ECG) que os cães têm atividade cerebral semelhante à dos humanos quando dormem.
Os sonhos do seu cachorro
Como seres humanos, temos valores, símbolos e conceitos que associamos à realidade e em relação aos quais desenvolvemos sentimentos.
O bem e o mal não existem no cão, quem goza ou não de vantagem, quem recebe o que pede, não. No entanto, o sonho não é necessariamente a expressão de um símbolo, mas muitas vezes de uma espécie de realidade relativamente clássica.
Podemos desta forma, afirmar que os cães sonham. Podemos distinguir duas formas de sonhos: sonhos biológicos e sonhos somáticos.
O sonho biológico
Diz-se que o sonho biológico é ilustrativo, porque diz respeito a fenômenos causados pela atividade cerebral que se desenvolve durante o sono paradoxal.
O cérebro do cão reorganiza e regula suas funções naturais, que podem desencadear certos movimentos ou emissões sonoras.
Por exemplo, quando o cérebro do cão regula a função relacionada à lambida de uma ferida ou irritação, o animal pode começar a realizar movimentos da língua no vácuo.
O sonho somático
Os sonhos somáticos são aqueles que provocam movimentos do animal. Ele pode então acenar com as patas, franzir os lábios, etc.
Este tipo de movimento pode estar ligado à memória do cão (origem cognitiva) ou a um relaxamento da tensão muscular (origem nervosa).
Alguns cachorrinhos podem ficar agitados durante o sono após uma sessão de brincadeira ou atividade física, ou mexer os lábios quando você cozinha e eles percebem o cheiro.
E os pesadelos?
Se os cães sonham, o que dizer sobre os pesadelos? Quanto à ideia de pesadelos, é ainda mais difícil de estudar. Se os cães estão agitados durante o sono REM, se respiram irregularmente, se agitam as patas, se têm movimentos rápidos dos olhos, não há evidência de que estejam tendo um pesadelo que os apavore.
Eles podem simplesmente sonhar que estão reproduzindo a brincadeira no início do dia ou que estão perseguindo o gato do vizinho que ousou se aventurar em seu jardim.
Portanto, agora que você sabe que os os cães sonham, basta torcer para que possa incluí-lo(à) nestes sonhos!