Os diferentes tipos de latidos e seus significados

Os diferentes tipos de latidos e seus significados

Os tutores devem ter atenção aos tipos de latidos e seus significados, assim, eles podem aprender a se comunicar de maneira eficiente com seus cães. Através dos latidos, também podemos descobrir quais os sentimentos dos cães. 

Em seguida, aqueles cachorros que são mais comunicativos, eles se comunicam frequentemente. Entretanto, os cães de guarda e caçadores, desenvolvem o dom da comunicação com facilidade. 

9 tipos de latidos e seus significados que todos devemos identificar!

Os latidos podem apresentar várias causas, por exemplo, fatores externos. Estes, por sua vez, podem ser divididos em dois grupos que são: latidos por emoção e comportamento. É através dos latidos que os cães podem necessidades, desejos, sentimentos e percepções do mundo ao seu redor.

Abaixo, mostraremos alguns latidos mais comuns, para os tutores começarem a prestar a atenção. 

1.° Latido de alerta 

Antecipadamente, este é um latido mais curto e alegre. Também pode ser alto, se o cão perceber que há algo perigoso, ele avisa com o latido. Então, é importante que os tutores fiquem atentos. 

2.° Latido de empolgação

É parecido com o anterior, pois é curto e alegre, em tom alto. Todavia, os cães também podem abanar o rabo e pular. No entanto, nas situações mais extremas, os cães geralmente demonstram empolgação quando os tutores chegam em casa. No momento da brincadeira, eles reagem com este latido.

3.° Latido de ansiedade – tipos de latidos e seus significados

As características deste latido são: longo e contínuo, em tom médio. Se o cão está latindo desta maneira, então, isso pode significar sintomas de ansiedade, frustração ou medo. Comumente, quando o cachorro passa a maior parte do tempo em casa, ele pode desenvolver a ansiedade de separação.

4.° Latido de dor 

Desde já, este é um latido que pode ser agudo e choroso, em tom alto. Entretanto, também vem acompanhado de gemidos e outros desconfortos. Os responsáveis devem observar, afinal, este é um sério sinal de dor física. Se este for o caso, encaminhe o seu pet para o veterinário.

5.° Latido de atenção – tipos de latidos e seus significados 

De antemão, pode ser um latido mais curto e repetitivo, em tom médio. Os cães podem usar este latido para pedir atenção, pedir comida, brincadeira. Ou simplesmente, interagir com o tutor. 

 Os diferentes tipos de latidos e seus significados

6.° Latido de saudação 

Este, no entanto, é mais fácil de perceber, já que é um latido curto e alegre, em tom alto e pode abanar o rabo. Os cães demonstram felicidade com alguém, ou alguma situação que eles gostam, como passear, por exemplo. 

7.° Latido de tédio 

À primeira vista, apresenta as características longo e contínuo, em tom baixo, é um forte indicador de tédio e ausência de estímulos mentais. Nesse sentido, estes estímulos geralmente são: exercícios e convívio com outros animais.

8.° Latido de busca – tipos de latidos e seus significados

Este é curto e repetitivo, também tem um tom mais alto. Os cães podem usar este latido para procurar alguém, ou então, algum objeto. Ao aprender a identificar os tipos de latidos e seus significados, podemos nos livrar de muitas situações embaraçosas.

9.° Agressividade 

Tem como principal característica um rosnado profundo e baixo, os latidos são curtos e intensos e em tom alto. A agressividade, todavia, pode ocorrer se o cão se sente ameaçado ou está protegendo o território. 

Quais fatores devemos considerar?

São diversos os motivos que os cães podem ter para latir, os principais fatores que temos que ter atenção são:

– Tom: O latido pode oscilar entre agudo e grave. Assim, é possível demonstrar diversas emoções. Por outro lado, os latidos agudos podem indicar excitação ou alerta. Sempre que um latido for grave, devemos ter cuidado, pois indica medo ou agressividade. 

– Duração: Os tutores também precisam detectar a duração do latido. Ainda mais, os latidos curtos e rápidos demonstram sinais de excitação ou alerta. Em outras palavras, os latidos longos e contínuos são um poderoso sinal de ansiedade ou tédio.

– Frequência: Este é um outro alerta informativo. Quando há latidos frequentes e repetitivos é sentimento de frustração, ansiedade ou tédio. Dessa forma, os latidos ocasionais representam uma forma de saudação.

– Linguagem Corporal: A linguagem corporal juntamente com latidos, ajuda os tutores a compreenderem completamente as emoções dos cachorros. Também temos que analisar a cauda, as orelhas e o corpo. Do mesmo modo, podemos obter recursos adicionais.

Para que serve o latido para os cachorros?

Antes de mais nada, se você quer ser tutor de cães, é necessário aprender sobre os tipos de latidos e seus significados. Afinal, esta é a sua principal forma de comunicação e expressão de emoções. Com os latidos, os cães podem demonstrar sentimentos de alegria, medo, ansiedade, dor, tédio e, assim por diante.

O latido também tem a função de aliviar o estresse, entretanto, os cães liberam a energia que está acumulada. Devido ao latido, os tutores podem perceber o que deixa os cães mais tranquilos. As situações que podemos detectar com os latidos, comumente são:

– Cenário: Agora que você conhece as situações, aprenda a analisar os latidos do seu cachorro, para identificar as emoções. Por exemplo, se um cachorro parar de latir quando a casa fica vazia, é um grande sinal de que ele está sofrendo de ansiedade de separação. 

– Expressão: Os movimentos da face podem traduzir muitas emoções. No entanto, se ele está com o rabo erguido, este é um sinal de alegria. Em contrapartida, quando o rabo estiver baixo, é um sinal de medo. 

– Características do barulho: A intensidade do latido pode ser alta, baixa, rápida, devagar, todas essas intensidades querem dizer algum sentimento. Para atrair a atenção dos tutores, os cães podem ter um latido mais prolongado.  

Com os latidos, os cães também demonstram algum problema de saúde. Por isso, é importante que os tutores aprendam a observar estes sinais, que podem estar acompanhados de algum sintoma. Por exemplo, vômito e diarreia. 

Conclusão

Portanto, os tutores devem memorizar os tipos de latidos e seus significados. Assim, eles podem salvar os cães de algum transtorno ou alertar as demais pessoas que convivem na casa. Através dos latidos dos cães eles se comunicam, expressão diversas emoções boas e ruins.

Em seguida, se o seu cão está tendo latidos muito fortes e repetitivos e você não consegue detectar do que se trata, busque ajuda de um adestrador.