A surdez parcial ou completa, afetando uma ou ambas as orelhas, pode ocorrer em cães por vários motivos. A prevenção e o tratamento são possíveis na maioria dos casos. Mas, o que fazer ao primeiro sinal de perda auditiva em cães? Como ajudar seu cachorro a ter mais qualidade de vida?
A Perda auditiva em cães
As habilidades auditivas do cão são claramente superiores às dos humanos. Nossos amigos de 4 patas são, de fato, capazes de perceber sons que variam de 67 (sons baixos) a 45.000 Hertz (agudos), enquanto os humanos só podem ouvir entre 20 e 20.000 Hertz.
Juntamente com o talento, a audição é, portanto, um dos sentidos mais desenvolvidos nos cães. Preservar suas faculdades é vital para ele, pois muitas ações dependem disso no dia a dia.
Prevenir possíveis condições examinando e limpando regularmente seus ouvidos pode reduzir o risco de perda auditiva. Existem também medidas curativas cuja eficácia é aumentada precisamente quando são aplicadas rapidamente e após a detecção precoce.
Várias causas
A perda auditiva em cães pode ser parcial, total, unilateral (afetando apenas uma orelha) ou bilateral (afetando ambas as orelhas). A origem da disfunção é congênita ou devido a doença ou envelhecimento.
O filhote pode, portanto, nascer com surdez parcial ou completa. Ele também pode vir ao mundo e crescer com habilidades auditivas decentes, mas verá isso declinar ao longo dos anos.
Algumas raças têm uma predisposição à surdez. Bull Terriers, Dogo Argentinos, Pastores Australianos e Dálmatas estão entre eles. Estima-se, por exemplo, que entre os dálmatas, 5% sofram de surdez bilateral e 15% tenham surdez unilateral.
Quanto às doenças responsáveis pela perda auditiva, as infecções crônicas de ouvido estão entre as condições colocadas no índice. Eles podem ser tratados com medicação ou cirurgia.
Detectando a perda auditiva em filhotes…
A perda auditiva em cães, principalmente em filhotes, é, na maioria dos casos, uma anomalia hereditária. Pode ser detectado muito cedo, mas não antes de 3 semanas, porque o animal jovem não percebe claramente todos os sons até essa idade.
Após esse tempo, é possível avaliar suas habilidades auditivas examinando sua reação a estímulos sonoros, como bater palmas ou balançar um molho de chaves quando ele desvia o olhar. Além da atitude que exibe ao ouvir esses sons, é interessante observar a mobilidade de suas orelhas.
Por fim, seu comportamento em relação à mãe e aos outros filhotes da ninhada fornece tantas indicações quanto às suas habilidades auditivas: se ele continuar a mordê-los apesar de seus gritos, isso pode significar que ele não os ouve.
Para chegar ao fundo disso, você deve recorrer ao veterinário. Este pode então sugerir submeter o filhote a testes auditivos e neurológicos para detectar uma possível surdez.
… e em adultos
Quando a perda auditiva em cães é consequência de doença ou envelhecimento, ela pode se manifestar de diferentes formas em cães adultos ou idosos.
Às vezes é suficiente observar a atitude e as reações do cão em várias situações para perceber uma surdez parcial ou total.
Conclusão
Como dono ou dona, você é a pessoa mais indicada para perceber os sinais de surdez do seu cachorro. Para perceber você pode, por exemplo, notar como ele reage a chamados e ordens, se ele só obedece depois de observar seu mestre ou demora a virar a cabeça após ser chamado.
Muitas vezes ele pode parecer surpreso quando alguém se aproxima dele ou quando alguém se aproxima sem estar em seu campo de visão.
A falta de reação aos ruídos ao redor (buzinas, latidos de seus congêneres, etc.) também é um sinal que pode levar à suspeita de perda auditiva em cães, portanto, ao primeiro sinal, procure um veterinário imediatamente.