Receita de petisco natural para cachorro

Como fazer petisco natural para cachorro

Os petiscos são uma boa dica para reforçar a alimentação dos pets no dia a dia. São alimentos para cães que podem ser feitos em casa de diferentes maneiras. Mas, é necessário ter cuidados. Aprenda agora a preparar um super receita de petisco natural para cachorro, ele vai amar!

Claro que os petiscos fabricados pela indústria são mais práticos, além de terem comprovada composição química aprovada pelos órgãos de controle sanitário. Podemos afirmar que os petiscos prontos são saudáveis e seguros.

Mas, caso o tutor tenha o interesse de oferecer uma fonte de alimento mais natural e caseira, o alimento natural pode ser uma boa dica.

Neste artigo citaremos alguns exemplos e importantes possibilidades para agradar aos pets e alimentá-los da melhor forma.

Petiscos naturais para cachorro

Esse tipo de alimento pode ser feito em casa, porém, dependendo da composição e da receita, não é indicado usar o petisco caseiro no lugar da ração comum para a qual o pet já está acostumado.

A seguir falaremos das principais diferenças entre os alimentos caseiros em relação aos petiscos caseiros.

​Petiscos comerciais x Petiscos caseiros

O alimento comercial ou industrializado são apresentados através de embalagens seguras que indicam a validade do alimento e segurança do alimento existente no seu interior.

O alimento encontrado na loja pet também oferece mais durabilidade, mesmo depois que a embalagem já esteja aberta.

A vantagem do alimento caseiro é a possibilidade do tutor poder dosar e equilibrar a quantidade de sal e açúcar na composição do alimento, diferente do que ocorre com o alimento industrializado.

O que dizem os veterinários?

Os médicos veterinários afirmam que determinados tipos de farinhas e fermentos usados em casa não são indicados para os cães ingerirem. Os veterinários lembram que, além de comer a carne feita em casa, o pet também pode comer cereais, verduras e frutas.

Outro fator que chama a atenção é a obesidade que pode atingir os cães. Seja oferecendo o alimento caseiro ou o industrializado é importante oferecer o petisco na hora certa e não a todo o tempo.

O excesso de alimento pode gerar maus hábitos no animal e ainda sobrecarregar o seu aparelho digestivo, engordar e gerar obesidade.

Para o adestramento

Para o processo de treino e adestramento, a oferta de petisco é muito utilizada como forma de bonificação a cada atividade feita corretamente pelo pet.

Mas, mesmo como premiação é importante que os alimentos sejam sadios e bem feitos para evitar problemas estomacais e de saúde nos animais.

Receita de petisco natural para cachorro

Esta receita de petisco natural para cachorro é bem natural e ajuda o organismo do cachorro a trabalhar o intestino.

Ingredientes:

• 1 banana nanica, sem casca;
  • 1 ovo;
  • 50g de manteiga sem sal ou 50g de óleo de coco;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 colher de chá de canela em pó e 2 xícaras de farinha de aveia integral.

No modo de preparo é preciso começar a adicionar a banana, a manteiga e o ovo para mexer em uma vasilha. Depois, adicione o restante dos ingredientes, menos a farinha.

Ao fazer uma massa homogênea, adicione a farinha aos poucos até alcançar mais consistência.

Coloque em uma forma de modo uniforme e coloque no forno para assar por até 20 minutos.

Seja para oferecer alimentos industrializados, naturais ou orgânicos, ou mesmo alimentos feitos em casa, é importante considerar o hábito alimentar de cada perfil de cão.

Geralmente, não é indicado substituir a ração na qual ele já está acostumado a comer por petiscos oferecidos constantemente, sendo fundamental manter o horário de alimentação do pet.

Mesmo que o pet caseiro seja rico em carne e proteína, ele não pode apresentar excesso de sal ou de tempero para não prejudicar o paladar e o estômago do cão. Os petiscos de origem industrial continuam sendo indicados para diferentes situações, sendo petisco natural para cachorro uma alternativa.