Pinscher: tudo que você precisa saber antes de criá-lo

Pinscher - tudo que você precisa saber para criá-lo

O Pinscher é uma das raças que chama atenção pelo seu pequeno porte, mas pela destreza e avidez que possui em seu comportamento.

Com ele tamanho não é documento, tendo uma energia inesgotável apesar de possuir no máximo trinta centímetros de altura. Costuma ser percebido como um cão bravo, principalmente quando percebe algo de errado ao seu redor.

Mas diferente de outras raças de menor porte, ele gosta de atuar como um guardião, costuma ser ciumento com o seu dono e está sempre alerta para qualquer alteração ou situação estranha.

Costuma ser procurado por tratadores e donos que moram em apartamentos, porém é um tipo de raça que gosta de ter espaço para correr e queimar suas energias.

Mais sobre o Pinscher

Pinscher - tudo que você precisa saber para criá-lo

Mesmo tendo um tamanho pequeno, essa raça é muito temperamental, são bastante ousados, costumam ser corajosos e muito curiosos.

São ciumentos e apegados aos seus donos, seja pelo laço de amizade ou pela convivência. Em sua formação genética e comportamental não se intimidam com facilidade, apesar de pequenos se comportarem como guardiões do lar e seus tutores.

Escolha certa

Se o tratador ou o futuro dono do animal gosta de viver em uma casa tranquila e sem barulhos, não é indicado escolher criar essa raça.

Essa raça de cãozinho adora correr o tempo todo por toda a casa, nunca deixa o quintal arrumado e gosta muito de crianças. Também costuma latir muito, principalmente, quando aparecem visitas e pessoas estranhas.

Temperamento forte

Ele possui temperamentos fortes, mas o seu comportamento pode variar conforme o processo de socialização e de adestramento. Eles latem muito perante situações estranhas e pessoas que eles não conhecem, tratando essa postura de um comportamento de guardião.

No convívio diário costumam ser amorosos com os seus donos e adoram brincadeiras.

Origem

Ao contrário do que muitos pensam, essa raça não é uma miniatura do Doberman. Geneticamente, a sua raça é mais velha do que a do Doberman.

Alguns estudiosos acreditam que o Pinscher surgiu na antiga Alemanha ou em regiões do norte da Europa, sendo um grande caçador de roedores naqueles tempos.  

Curiosidades

Até meados de 1970, essa raça era chamada de Toy na América até receber o nome da raça que conhecemos até os dias atuais. Na Alemanha ele é chamado de Zwergpinscher, que significa nada mais, nada menos do que anão mordedor. 

Personalidade

Como falamos anteriormente, ele possui personalidade forte, é agitado e corajoso. São destemidos e estão sempre em alerta para qualquer perigo.

Possuem pouco tamanho e costumam partir para cima de outros cães mesmo quando os outros são maiores. São leais e dedicados e se comportam sempre como guardiães de seu tutor e da casa sem perceber o tamanho do risco que estão correndo.

Processo de socialização

Pinscher - tudo que você precisa saber antes de criá-lo

Inicialmente, não são espécies muito dadas à socialização, não são muito amigáveis com crianças e estranhos logo de cara, mas com o tempo, tornam-se mais calmos e dóceis.

Em ambientes conhecidos e seguros são brincalhões, adoram brincadeiras e podem, aos poucos, se socializar com outras pessoas além dos donos. Costumam assustar vizinhos e amigos, mas geralmente não mordem e se acalmam quando outras pessoas se aproximam pacificamente de seus donos.

Conclusão

Lembramos que o tamanho dessa raça é de 25 a 30 centímetros, podendo pesar de quatro a sete quilos. Apresenta pêlos curtos e aparência lustrosa. São cães fortes, agitados e com muita energia para o dia a dia.