Você sabe se pode dar dipirona para cachorro? Os cães são sensíveis a determinados alimentos e remédios, por isso, muitos donos de cães têm esta dúvida. Somente com receita médica, é possível dar um medicamento como este para seu cão.
A dipirona possui ação analgésica e antitérmica e é utilizada quando há febres e dores moderadas, confira mais informações sobre este remédio a seguir.
Em que momento pode dar dipirona para cachorro?
A dipirona é utilizada em humanos e na criação de cães é bem comum o uso quando há sintomas de dor e de febre, para as dores mais fortes, quando o metamizol já não apresenta o efeito desejado, o veterinário poderá aplicar um fármaco mais eficaz.
Para ajudar no alívio da dor, é administrado cerca de 1 gota de dipirona para cada 1 kg, ou seja, para cachorros de 5 kg, você administra 5 gotas. Boa parte dos fabricantes de dipirona, orientam que o limite máximo seja de 35 kg.
Quais os riscos que a dipirona poderá oferecer?
Qualquer remédio possui benefícios e riscos para os cães, se administrado de maneira ineficiente, a dipirona poderá trazer consequências, por exemplo, intoxicações e lesões por conta do excesso de remédios.
Há casos que, a dipirona de 500 mg para cachorros, poderá provocar sérias alergias, os sintomas de superdosagem são:
- Saliva excessiva;
- Vômitos;
- Piora do quadro de febre;
- Gastrite;
- Úlcera gástrica.
Com relação aos cães idosos, os cuidados devem ser ainda maiores, pois a dipirona é diretamente metabolizada pelo fígado, o que resulta em problemas hepáticos.
Gotas ou comprimidos?
Para saber se pode dar dipirona para cachorro, você deve ficar atento a gotas ou comprimidos, pois ambos possuem determinadas quantidades que apenas o médico veterinário é quem poderá definir após analisar exames.
Para a dipirona, especificamente, é permitido 20ml quando for consumida na forma líquida, se o cão for de porte muito pequeno, os veterinários recomendam misturar as gotas em uma ração úmida. Todos os fármacos são receitados de acordo com o peso, e altura do paciente.
Por isso, quando o médico do cachorro for receitar o medicamento para seu cão, observe atentamente as informações colocadas para não cometer erros. Se você tiver atenção completa, é possível evitar intoxicações e lesões.
Leia a Bula
Nos remédios para cães, também existe a bula, e os tutores deverão ler antes de começar a administrar o remédio para seu cão, a bula contém contraindicações, e demais informações necessárias para evitar qualquer tipo de transtorno com relação à saúde do cão. Se houver dúvidas, procure o veterinário responsável pelo atendimento de seu cão.
Peça para que seja esclarecido quaisquer dúvidas, e não deixe de informar se o cão está sentindo desconforto com o medicamento.
Saiba onde obter informações para seu cão!
Nosso blog é um ambiente seguro e confiável para tutores de cães, fornecemos dicas e informações sobre remédios, higiene dos cães, educação psicológica e socialização, etc. No entanto, sempre lembramos sobre a importância de levar o animal ao veterinário se este sentir algum desconforto com alimentos ou com medicamentos.
Portanto, para conhecer mais sobre cães e cuidar deles com carinho e afeto, leia também outros temas em nosso blog.