Os cães fazem parte de nossa rotina e muitas vezes de nossa alimentação, mas, será se pode dar leite para cachorro? Saiba que a alimentação do pet requer atenção, pois é através dela que o animal crescerá saudável e disposto para o dia a dia. Hoje em dia, existe até nutricionista para a criação de cães, porque a alimentação é de extrema importância para seu desenvolvimento.
Se você deseja saber se o leite faz mal para o cachorro ou não, não deixe de conferir nosso artigo até a conclusão, mostraremos como mudar a alimentação de seu cão, e incluir alimentos saudáveis.
Afinal… pode dar leite para cachorro?
A lactase é uma enzima que permite a quebra da lactose, e com o passar do tempo, a produção desta enzima tende a diminuir. Dessa forma, os cães tornam-se intolerantes à lactose, por isso, nutricionistas de cães não recomendam oferecer leite para os cães adultos.
A intolerância à lactose poderá trazer desconforto para os cães, além disso, o leite de vaca também possui calorias, e gorduras que são muito desnecessárias para a dieta do cão.
Qual o risco que o leite apresenta para cães adultos?
Um dos principais perigos do leite para cães adultos, é justamente o transtorno intestinal, os elevados níveis de gordura presentes no leite também poderão provocar vômitos e diarreia. Alguns cães inclusive poderão desenvolver Pancreatite, que é uma inflamação séria e perigosa dos pâncreas.
A brucelose canina também poderá ser transmitida, e existem outros distúrbios gastrointestinais que o leite poderá provocar, se o seu cão está sentindo algum desconforto leve-o ao veterinário imediatamente.
É permitido oferecer derivados de leite na dieta do cachorro?
Além de se perguntar se pode dar leite para cachorro, você deve ter dúvidas sobre os seus derivados, certo? Pois bem, os derivados como o queijo, e o iogurte também deverão ser evitados. Para evitar qualquer tipo de transtorno, os nutricionistas de cães orientam que os tutores poderão oferecer o queijo cottage que é menos gorduroso.
Não é permitido oferecer queijos azuis, por exemplo gorgonzola, roquefort, e parmesão. Os derivados de leite, além de não contribuírem em nada para a dieta do cão, ajudam no desenvolvimento de doenças como hiperlipidemia (Doença em que há altos níveis de partículas de gordura (lipídeos) no sangue).
Com relação aos filhotes, não ofereça o leite de caixinha que os humanos consomem, pois este tipo de leite não apresenta os nutrientes que o filhote necessita para seu desenvolvimento. Procure saber com um nutricionista de cães, qual é a lista de alimentos adequada para seu filhote.
Os filhotes, a partir do primeiro mês necessitam do leite materno, ou de uma substituição que contenha os mesmos nutrientes, caso a mãe não tenha condições de amamentar ou não esteja por perto.
Deseja aprender mais sobre alimentação para cães?
Se você quer saber mais se pode dar leite para cachorro, baixe nosso e-book e aprenda a oferecer alimentos mais saudáveis para seu cão. No blog, também temos diversas dicas que ajudam no convívio, na saúde e na alimentação dos pets.
Aprenda a educar seu cão através de nossas dicas, logo se necessitar chame um adestrador, e não se esqueça de levar o cachorro ao veterinário com frequência.
Portanto, investir em uma boa alimentação para seu cão é investir em saúde e disposição, além disso, a alimentação ajuda a economizar com remédios.