Você já pensou por que o cachorro fica deitado no sol? Mesmo nos dias quentes é comum vermos nossos pets passarem longos períodos tomando aquele banho gostoso de sol. Existe algum benefício? Devo me preocupar?
Afinal, por que o cachorro fica deitado no sol
Não há nada como isso, esse tipo de atitude, muitas vezes precedida de alongamento, traduz bem relaxamento e descontração nos cães. São sinais de bem-estar, mostrando que o animal está confiante, sereno e relaxado.
Cães o praticam, como muitos outros mamíferos, este comportamento é muitas vezes expresso naqueles que têm acesso ao exterior: selecionam um local exposto, mas abrigado (pode ser uma plataforma alta ou um canto). Ele então desfruta de uma soneca sob a suave carícia do calor.
Portanto, é um comportamento perfeitamente normal para um cão e podemos supor sem muita dúvida que a suave carícia de um raio de verão lhes dá um prazer equivalente ao nosso!
O perigo vem do fato de que nem sempre eles estão cientes da relação entre a exposição ao sol e a sensação de calor.
Existe algum perigo de deixar seu cão exposto ao sol?
O problema é, como nas crianças, o início da insolação. Este é o principal risco a ser monitorado com animais.
Este risco diz respeito principalmente aos cães, que são animais particularmente ativos e que podem realizar esforços intensos apesar do calor que não os permite fazê-lo.
Não é incomum observar cães tão felizes e animados por estarem ao ar livre que não conseguem moderar seus esforços e fazer uma pausa.
Por isso, muitas vezes é necessário orientá-los, por exemplo, convidando-os a deitar em um local menos exposto, ou interrompendo os estímulos que os impedem de se acalmar.
É importante, com um cão, evitar estimulá-lo em períodos de muito calor, pois ele mesmo não terá o reflexo de parar se fizer muito esforço.
Tudo o que você precisa fazer é selecionar períodos do dia menos quentes, que são mais propícios para realizar atividades esportivas com seu cão.
Como evitar a insolação em cães?
A maioria dos cães e gatos tem a pele protegida por uma camada de pelos, mas ainda assim precisam ser protegidos do sol.
Se você tem um cachorro ou um gato, certifique-se de que seu animal de estimação tenha um lugar confortável e tranquilo para cochilar à sombra em todos os momentos do dia, pois lembre-se de que o sol se move no céu!
Há também protetor solar especialmente desenvolvido para cães e gatos, principalmente aqueles com pelagem fina e pele clara. Aplique nas orelhas, nariz e qualquer outra área da pele exposta para evitar queimaduras solares dolorosas em seu cão ou gato!
Agora que você sabe por que o cachorro fica deitado no sol, ao sair com ele, ofereça água para beber com a maior frequência possível e, em particular, quando está ativo e/ou exposto.
Portanto, certifique-se de ter sempre água e uma pequena tigela com você durante o verão, seja durante suas caminhadas ou simplesmente almoçando no jardim.
Mostre-lhe a tigela regularmente, o simples fato de vê-la passar em seu campo de visão o fará pensar em beber.
Conclusão
Embora muitos digam que o por que o cachorro fica deitado no sol é para absorver vitamina D, outros especialistas afirmam que é por simples prazer.
A verdade é que você precisa apenas ter cuidado com a sua hidratação. Você também pode molhá-lo na cabeça, mas também no resto do corpo. A maioria dos cães tolera ou até adora água, por isso não se prive destes refrescos!
Você também pode dar sorvete caseiro de cachorro ao seu animal de estimação, para refrescá-lo enquanto lhe dá um pequeno mimo.
Naturalmente, se o vir a expor-se e a sofrer de calor excessivo (intolerância ao esforço e respiração ofegante), convide-o a deslocar-se para um local mais fresco.
O cão, como uma criança, não está ciente do perigo ligado ao calor e tenderá a agir da maneira usual: cabe a nós tomar as medidas excepcionais que podem ser necessárias em climas quentes.