Curiosidades: Por que os cães lambem as patas?

Curiosidades - Por que os cães lambem as patas

Curiosidades - Por que os cães lambem as patas

Você já se perguntou por que os cães lambem as patas com frequência? Será que isso indica algum problema de saúde? Vejamos!

Afinal, por que os cães lambem as patas?

Lambendo o corpo, especialmente as patas, é um comportamento completamente normal em cães. Na verdade, eles também gostam de se lavar de vez em quando! 

Por outro lado, se seu cachorro adquiriu o hábito de lamber excessivamente as patas ou mesmo mordiscá-las até ficarem irritadas, algo está errado.

1 – Sinal de Estresse

Se seu cão está constantemente lambendo as patas, pode ser simplesmente porque ele está ansioso ou entediado. Isso ocorre porque lamber ou morder excessivamente as patas é um comportamento autodestrutivo típico de cães preocupados ou frustrados. Em suma, um pouco como nós quando roemos as unhas.

Nesse caso, certifique-se de que seu cão possa se exercitar o suficiente todos os dias e que nunca seja deixado sozinho por muito tempo.

2 – Sinal de Dor

Se o seu cão de repente começar a lamber freneticamente uma pata, isso geralmente indica dor. Este último pode ser causado por um ferimento, uma queimadura, uma mordida, uma entorse, uma inflamação, uma fratura …

Cão com a pata machucada

Além disso, se esse comportamento for acompanhado de choro e latidos intensos, leve-o ao veterinário imediatamente. 

Vale a pena lembrar que os veterinários sabem o por que os cães lambem as patas e quais os melhores tratamentos para cada tipo de animal.

3 – Uma infecção por fungos

Se o seu cão não está recebendo uma dieta de qualidade, é possível que ele esteja sofrendo de uma infecção por fungos. Este último ocorre quando o alimento do animal não fornece todos os nutrientes de que necessita.

Portanto, certifique-se de que seu cão tenha uma dieta rica em proteínas e ácidos graxos poliinsaturados (ômega-3, ômega-6).

4 – Pode ser uma alergia

Assim como nós, os cães também estão sujeitos a alergias, especialmente alergias alimentares. 

Assim, se o seu cão adquiriu o mau hábito de lamber as patas, pode ser por causa de uma alergia (a produtos domésticos, a frango, a plástico, etc.) que o causa comichão.

5 – Pode ser a Pele seca

Alguns cães, especialmente aqueles que vivem em um clima frio ou muito seco, podem ter pele seca e coceira. Este também é o caso de cães que tomam banho com muita frequência e daqueles que apresentam naturalmente problemas de pele.

Para hidratar e aliviar a pele do seu cão, não hesite em passar uma pomada ou creme nas patas, elas custam baratas e podem ser encontradas em qualquer pet shop. 

Você também pode pagar a cada dia na tigela do seu cachorro um fiozinho de azeite de oliva , de óleo de coco ou óleo de cânhamo  para fortalecer a pelagem e a pele.

6 – Parasitas

Os ácaros são mais comuns da primavera ao outono, principalmente em agosto. Esses parasitas têm o péssimo hábito de se alojar entre as almofadas de nossos amigos caninos.

O que são carrapatos - como evitar

De cor laranja-avermelhada, são virtualmente invisíveis a olho nu, mas costumam ser a fonte de coceira intensa nas pernas. As pulgas e carrapatos também podem causar esse comportamento.

Se é por isso que seu cão está lambendo as patas, o veterinário pode prescrever um controle de pragas que deve matar esses pequenos animais.

7 – Sinal de uma doença

Algumas condições graves também podem causar lambidas intensas nas patas. Esse é particularmente o caso de cistos interdigitais, tumores ou mesmo de certas doenças relacionadas às almofadas ou à cama do animal.

Conclusão

Por que os cães lambem as patas? Além de uma curiosidade, como você deve ter entendido, se seu cão começa a lamber as patas regularmente sem motivo aparente, pode ser sinal de algo mais grave que pode afetar diretamente a sua saúde, neste caso, uma consulta com o veterinário é urgentemente necessária!