Por que o cachorro corre atrás da moto? Esta pergunta tem sido muito comum entre os criadores de cães e na internet. Segundo o IBGE, no Brasil existem mais de 50 milhões de cães e imagine se todos eles saíssem correndo atrás de 50 milhões de motos ao mesmo tempo? Teríamos um terremoto canino no solo de nosso país.
Mas, piadas à parte, mesmo sendo bem tratados e considerados como amigos ou membros da empresa, dependendo do perfil do pet, o cão pode sentir o impulso e de perseguir uma motocicleta por diferentes motivos.
Inicialmente, segundo os veterinários especialistas, o cão tem origem genética dos antigos lobos e ainda guardam alguns instintos dos seus ancestrais selvagens como correr, demarcar o seu território e correr atrás de uma presa.
Por que o cachorro corre atrás da moto?
O cão costuma ter esse tipo de reação para defender o seu território, ao correr atrás de algo que é diferente e até mesmo ameaçador ele está sinalizando para que ele objeto ou indivíduo nunca mais pisar em seu terreno.
Ao cercar uma motocicleta ou correr atrás dela, ele demonstra se sentir invadido pela moto.
Em outros casos, ele pode confundir a motocicleta com uma presa na qual ele sente vontade de dominar, todo cão guarda dentro de si o impulso de querer caçar e de definir o seu território.
Pode ser brincadeira
Além de perseguir uma moto, o pet também pode correr atrás de uma bicicleta, carro e até caminhão de lixo. Muitas vezes o cãozinho quer apenas se divertir ou sentir a necessidade de perseguir algo que parece estranho para ele.
Outras reações
Em outros casos essa correria pode ser também um sinal de medo, podendo considerar a moto barulhenta como uma ameaça feroz que possa causar muito medo.
Mudança de comportamento
É natural, até certo ponto, que o cão tenha esse comportamento, mas se for um comportamento repetitivo e que estressa até a vizinhança é importante evitar. Em muitos casos evite deixar o cão solto na rua ou por muito tempo no portão sob o risco de pular o muro e atacar as motos da calçada.
Caso esteja passeando com o pet na rua, ao verificar que ele está estressado com uma moto, segure a guia e diga ‘Não’ para ele reduzir o impulso.
Repita os cuidados
Sempre repita esses cuidados, diga não quando necessário e mantenha o cão em local seguro em casa ou no quintal com pouco acesso para as vias de trânsito.
Caso o cão aceite se acalmar perante a moto ofereça um petisco como prêmio. Ressaltamos que existem muitos cães que se comportam com calma e de forma normal perto de motos, carros e bicicletas em movimento.
Conclusão
Portanto, é fundamental compreender esse tipo de comportamento e incentivar o cão a ter uma relação equilibrada e positiva com os veículos na rua e com os estímulos que a moto pode gerar no animal.