É normal termos a curiosidade de sabermos por que os cães ficam com a língua para fora. Lembramos que a língua é um órgão importantíssimo para os cachorros. Esse órgão pode ajudar na identificação de sinais comportamentais como fome, sede, cansaço e até doenças.
Por outro lado, não precisamos ficar sempre preocupados quando a língua fica exposta ou balançando por aí. É importante considerar o comportamento do animal e, em casos mais urgentes, solicitar a ajuda de um médico veterinário.
Inicialmente, os cães podem usar a língua também para conhecer os sabores dos alimentos, para melhorar a mastigação, se expressar, dar carinho e identificar melhor os ambientes. A seguir falaremos mais sobre esse tema.
Por que os cães ficam com a língua para fora?
Como falamos anteriormente, esse órgão pode ser usado para identificar pessoas, lugares e até mesmo para equilibrar a temperatura do corpo do animal.
Sabemos que, quando os cães estão ofegantes eles também podem colocar a língua para fora para acelerar a respiração, recuperar as forças depois de uma atividade desgastante e equilibrar a temperatura.
Principalmente, quando está sentindo muito calor, respirar pela boca com esse órgão para fora ajuda muito na recuperação da respiração e das forças.
Não tenha medo das lambidas
Lembramos que o pet pode lamber seu dono para demonstrar carinho e marcar presença. Também é comum lamber as próprias feridas, sabendo que a saliva pode até ajudar a limpar o local e orientar a melhorar a recuperação.
Porém, em caso de machucados mais sérios e sujeira no local é necessário realizar curativos para o animal não lamber a região evitando assim ingerir bactérias e determinados tipos de pragas.
Em caso de doenças
Na criação de cães é sempre importante ficar atento(a) aos casos que fogem do normal. Em casos mais sérios, permanecer com a língua exposta por longo período de tempo pode estar ligado à síndrome da língua pendurada ou a outras doenças. Esse tipo de doença pode ser causada por fatores genéticos em certas raças com o focinho menor e com língua muito grande.
Outro fator está ligado às doenças dentárias de alta gravidade, situações como a queda de um dente e a falta do dente impedir o suporte natural à língua.
Relaxamento
Esse hábito também pode ajudar a criar um processo de relaxamento físico para o pet. Quando mantida para fora, a língua auxilia a tranquilizar o animal e mantê-lo mais calmo.
Conclusão
É indicado que o dono permaneça atento ao comportamento do cão diariamente. É orientado que verifique as atividades, as condições de saúde, além das condições de saúde dos dentes do pet.
Caso não haja anormalidades e não esteja se desenvolvendo um quadro de doença, o dono poderá ter certeza que esse hábito é comum ao comportamento canino e saudável para o pet.
Em casos mais preocupantes é indicado procurar a orientação de um médico veterinário e observar também a coloração da língua.