É bem comum ver os cães se coçando por onde andam, mas você já se perguntou: porque os cães se coçam tanto? Isto pode ser sinal de alguma doença? Até que ponto devo me preocupar?
Porque os Cães se coçam tanto – Possíveis causas
Na vida cotidiana, é normal que um cachorro se coce. Fã de excursões ao ar livre, seu companheiro nunca perde a oportunidade de rolar no primeiro monte de folhas mortas que encontra…
Por outro lado, se ele coçar regularmente, com veemência, em uma área identificável, é importante ficar atento. Além de uma simples infecção temporária, seu cão pode contrair uma doença de pele. Entre as principais causas de coceira podemos destacar:
Infestação por parasitas externos
Quando nos perguntamos porque os cães se coçam, a causa que vem à mente primeiro – e com razão, pois é a principal causa de prurido em cães – é a infestação por parasitas externos.
Entre esses parasitas externos, podemos encontrar:
As pulgas – Picadas de pulgas causam coceira intensa, que é ainda mais intensa em cães com dermatite alérgica a pulgas. Se a infestação for significativa, poderá observar a presença das próprias pulgas ou dos seus excrementos na pelagem do cão.
Larvas do Verão (Trombicula autumnalis) – São larvas vermelhas de minúsculos ácaros invisíveis a olho nu que costumam infestar os animais no verão. Elas se alimentam de células da pele causando lesões na pele e coceira em resposta à enzima injetada. A infestação ocorre durante caminhadas na grama alta ou no jardim quando a grama não é cortada regularmente.
Piolhos – Os piolhos são parasitas visíveis a olho nu na pelagem do animal e suas lêndeas aderem à base do pelo. Eles provocam coceira intensa e são transmitidos por contato direto ou indireto, através de objetos, cama, etc.), de um animal infestado.
Sarna (Sarcoptes scabiei) – Este é um ácaro responsável pela sarna sarcóptica em cães, sua coceira é intensa e costuma deixar feridas na pele do animal, além de causar infecções mais graves na região afetada.
Dermatite atópica (ou atopia) – Esta anomalia genética atua nas camadas da pele causando aumento da sensibilidade a alimentos ou alérgenos inalados, como poeira, pólen ou ácaros.
Alergia alimentar – Esta é comumente causada pelo consumo de alimento. É importante verificar quais rações ou tipos de alimentos ele ingeriu nos últimos dias.
Alergia a Produtos químicos – Esta é causada pelo contato a um determinado produto, como um produto de limpeza para o chão, um amaciante de roupas usado para lavar sua roupa de cama, um shampoo, uma coleira de controle de pragas, ao metal de sua medalha, pisos de concreto, tinta da parede e até ao esmalte de suas unhas.
Uma infecção fúngica – A proliferação de fungos do gênero Malassezia pode causar dermatite em cães, afetando mais frequentemente o canal auditivo, barriga, dobras, espaços entre os dedos e a base das unhas, lábios, entre outros.
Esta doença provoca comichão muitas vezes associada à seborreia, ou seja, um aumento da produção de sebo pela pele tornando-a oleosa e malcheirosa, vermelhidão e espessamento da pele.
Ansiedade – Neste caso, é chamado de dermatose psicogênica. Em cães como em humanos, a pele e o sistema nervoso central têm a mesma origem embriológica.
Esta origem comum explica porque, em caso de estresse, muitas vezes é a pele que sofre! Muitas doenças da pele têm origem na ansiedade do cão, onde o animal tenta se acalmar lambendo ou coçando-se compulsivamente até criar uma lesão inflamatória na pele (dermatite).
Conclusão
Na verdade é difícil determinar com precisão porque os cães se coçam e quanto tempo esta coceira pode durar. Ao primeiro sinal de coceira constante, o mais indicado é procurar ajuda de um veterinário e determinar as causas e os melhores tratamentos.