Saúde do Cão: Quando Consultar um Veterinário?

Quando Consultar um Veterinário

Muitas vezes o veterinário é o único capaz de cuidar da saúde de nosso cão, mas afinal, quando consultar um veterinário? Em que situações vale a pena procurar ajuda de um especialista?

Quando Consultar um Veterinário para meu cão?

Uma visita de rotina, uma vez por ano, pode permitir que você verifique os olhos, orelhas, dentes, sistema digestivo ou até mesmo articulações do seu animal – em resumo, seu estado geral de saúde. 

Quando Consultar um Veterinário

Porque? Simplesmente para prevenir possíveis complicações de saúde. Dessa forma, seu veterinário poderá ver se, por exemplo, é necessário fazer mudanças na dieta de seu cão ou monitorar mais de perto algum aspecto de sua saúde.

Evite o estresse 

As visitas a um veterinário podem ser estressantes, primeiro para o animal, que às vezes reluta em entrar pela porta da clínica, muitas vezes por medo. Mas também para proprietários estressados ​​que querem que tudo corra bem e anseiam por respostas rápidas aos problemas de saúde de seu animal.

Para os filhotes, controlar o estresse pode significar acostumá-los à caixa de transporte desde o início – adaptado ao seu tipo de corpo, é claro. Também é possível trazer o brinquedo preferido do seu animal de estimação para tranquilizá-lo! 

Da mesma forma, os doces são uma ótima maneira de motivá-lo e desviar sua atenção do nervosismo que ele pode estar sentindo. Em todos os casos, o objetivo é associar esse momento a sentimentos positivos.

O Veterinário é especialista em cães!

Na maioria das vezes, as emergências veterinárias envolvem problemas digestivos, mais ou menos 17% das consultas. Em seguida, vêm os cuidados com a idade do cão (14%) e os cuidados exigidos por acidentes (10%). Os distúrbios articulares e os casos de febre também cobrem 10% dos atendimentos.

Notemos depois das preocupações dermatológicas, urinárias e neurológicas (8%), depois os problemas cardiorrespiratórios (7%) e os relativos ao parto e ao aparelho genital (3%). Quanto aos 5% restantes, na maioria das vezes são consultas diversas e, por vezes, inusitadas. 

Quanto aos motivos mais identificados nas consultas mais tradicionais, elencamos vários de acordo com a espécie de animal. Necessariamente, os cães não possuem o mesmo organismo que os felinos, o que explica as diferenças entre os vários motivos de consulta que serão listados a seguir:

Os principais motivos da consulta:

  • Preocupações dermatológicas;
  • Problemas de estômago (digestão difícil, vômitos, diarreia, gastrite, etc.);
  • Infecção de ouvido;
  • Infecções oculares;
  • Dor nas articulações e / ou dentais;
  • Cistos;
  • Dificuldades urinárias e cistite;
  • Várias alergias;
  • Problemas de tireoide;
  • Doença renal.

Conclusão

Quando Consultar um Veterinário? Se o seu animal de estimação se encontrar em uma emergência médica, não hesite em ir diretamente ao seu veterinário. 

Saúde do Cão - Quando Consultar um Veterinário

Se isso acontecer durante um fim de semana ou feriado, certifique-se de ter sempre em mãos o número da clínica veterinária de plantão. Em todos os casos, é o profissional de saúde que determina a gravidade da emergência e a forma como o seu animal será cuidado.

Portanto, se alguns dos sintomas acima estiverem acontecendo com seu cão, consulte um veterinário imediatamente, a demora pode ser fatal!